12 out 2015

Como escolher o tema do meu blog

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

Desde o início da coluna #SucessoDigital, eu venho compartilhando muitas dicas para trabalho home office, produtividade e organização em geral e também dicas para blogueiros. Sempre quis falar desses assuntos e a aceitação tem sido bem positiva.

Já falei aqui sobre 10 coisas que você deve pensar ao escolher o nome do seu blog. Hoje quero falar de algo ainda mais importante: como escolher o tema do seu blog. Talvez esse post não te dê uma resposta concreta mas vai te ajudar a pensar, o que já é uma grande ajuda quando estamos confusos. Vamos lá!

ff115d614b95b86823a0b5fa953d94caDo que você gosta?

Quando você está nos seus momentos de lazer, o que gosta de fazer? Quando está na internet, o que gosta de ler? Quais são os tipos de blog que você mais acompanha? Sobre que tipo de assunto seus amigos mais te procuram para conversar quando precisam de ajuda? Tem algum assunto que você domine bastante? Tem alguma coisa que seus amigos já tenham dito que você entende muito ou sabe fazer muito bem? Ter a resposta para estas perguntas vai te ajudar a fazer uma lista de assuntos que você vai filtrar para chegar ao tema principal do seu blog.

O quanto você sabe sobre esse assunto?

É um assunto que você realmente domina ou se interessa muito para aprender mais diariamente? É claro que nem sempre você terá todas as respostas para os seus leitores e a graça está em poder aprender com eles também mas se o seu conteúdo for inferior ao que já existe por aí, pouco embasado e se o seu leitor parece conhecer mais sobre ele do que você, melhor pensar em outro assunto. Nunca escolha um tema baseado em blogs do mesmo gênero que deram certo, a menos que você conheça tanto ou mais que esse blogueiro.

Qual é o seu diferencial?

A pergunta que mais ecoa na mente de quem quer começar um blog é se ele realmente vai ser lido em meio a tantos que já existem. Essa dúvida é muito normal e eu também já me fiz a mesma pergunta mas com o tempo você descobre que em um mundo com tanta gente diferente, sempre há espaço para um conteúdo de qualidade. No entanto, ter um blog hoje exige muito mais do blogueiro do que há 10 ou 5 anos atrás. Esse também se tornou um mercado competitivo e que exige que você tenha um diferencial para chamar a atenção do seu público.

Quer falar sobre maquiagem? O que você pode fazer de diferente além de tutoriais e resenhas? Quer escrever sobre moda? Que tal pensar em algo que vá além do look do dia? Quer escrever sobre carros? O que você pretende escrever para ir além de notícias de lançamentos ou de coisas que o seu público poderia ler em um site já muito conhecido sobre o assunto? Vai falar sobre casamento? O que mais, além de fotos de casamentos de outras pessoas e dicas para o grande dia, você pode oferecer?

Minhas perguntas não têm a intenção de desmerecer nenhum desses segmentos. Quem chegou aonde chegou explorando estes e outros temas fez por merecer e conquistou um público muito grande que vai precisar ver algo criativo no seu conteúdo para considerar a ideia de não ler apenas aquele blog famoso. E quem ainda não se identifica com aquele blogueiro mega famoso, também vai precisar ver algo diferente para ter certeza de que você não é uma cópia da qual ele não gosta.

Como os seus recursos podem te ajudar?

Você tem como começar com um material totalmente autoral, ou seja, fotos e vídeos seus? Se não tiver como fazer isso no início, o tema que você escolheu fica bom usando imagens de referência? Vou dar um exemplo prático para ficar mais fácil. Vamos imaginar que você vai criar um blog sobre casamento. Esse é um tipo de assunto que permite que você use fotos de outros casamentos – com o devido crédito e permissão de todos os envolvidos – já que as noivas querem o máximo de referências para extrair ideias. Mas se você for fazer um blog sobre culinária e não puder começar mostrando fotos das suas próprias receitas, você já começa com uma desvantagem e um limitador já que suas fotos não serão a representação daquilo que você cria. Quer falar de viagem para diversos países? Você já tem fotos dos países que deseja falar? Isso dá muito mais credibilidade do que foto de banco de imagem, por exemplo.

Seu tema tem continuidade?

Várias coisas boas que vivemos dariam bons temas para um blog mas às vezes criamos pensando nessa fase da nossa vida e não nos perguntamos até quando teremos vivência com esse assunto ou uma imensa vontade de falar sobre ele todos os dias, pelo resto da vida (aliás, essa é outra coisa para pensar antes de ter um blog). Imaginemos algumas situações.

Situação 1: você está noiva, super empolgada com o casamento e quer fazer um blog sobre esse tipo de dica. Antes de ficar noiva você já lia blogs desse tipo? Passado o casamento você vai querer continuar falando disso e convivendo com tudo o que envolve essa área com a mesma paixão de antes? A maioria das noivas não quer nem saber do assunto depois da festa de tanto trabalho que dá.

Situação 2: você está há 1 ano planejando a tão sonhada primeira viagem internacional. É tanta coisa nova e tanto descobrimento acontecendo junto que com certeza você tem muito assunto para compartilhar antes e depois da viagem. Mas até quanto tempo depois? Que outros assuntos relacionados você pode falar além dessa sua única viagem?

Situação 3: a maternidade mudou tanto a sua vida que você precisa compartilhar seus aprendizados e vamos combinar que diferente dos assuntos anteriores, maternidade é uma coisa pra vida inteira. Você vai ter temas diferentes para cada fase do seu filho, pauta realmente não vai faltar. Mas e tempo? Blog exige dedicação em tempo integral também. Vai conseguir conciliar? Até onde vale a pena expor o seu filho ou a sua família? Já traçou algum tipo de limite para isso?

O que mais você pode oferecer ao seu leitor?

Particularmente, acho que os blogs mais interessantes são aqueles que aprenderam a conversar com o leitor como as revistas. Uma revista de moda, por exemplo, tem como tema central a moda obviamente mas tem matérias sobre comportamento, sobre organização, sobre autoestima, sobre relacionamentos e sobre outras coisas que conversem com o tema principal. As pessoas compram – ou compravam – uma revista não apenas pelo tema da capa mas pela pluralidade de assuntos que ela trazia e com igual ou bom peso de importância para o leitor. Já contei sobre a importância de falar de mais de um assunto em um blog, recomendo que leia depois com mais calma; mas queria apenas mostrar que ter mais de um assunto para blogar pode dar trabalho mas traz mais relevância ao seu público, maior chance dele te seguir por vários motivos e a oportunidade de você evidenciar mais seus conhecimentos.

Poderia mencionar outras coisas mas acho que o principal é você pensar que as pessoas podem seguir vários tipos de blogs, desde que a personalidade, a originalidade e o profundo conhecimento do blogueiro sobre o tema, fiquem muito bem evidenciados. Tem espaço pra todo mundo que não quer fazer mais do mesmo.

Muito sucesso pra você!

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home