13 out 2015

Torci para o seu blog crescer mas gostava mais dele antes

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

empreendedor-digitalO título desse post é uma frase frequente entre os comentários que vejo nas páginas e blogs de grande sucesso. É tão frequente que resolvi falar sobre isso pra que talvez a gente consiga conversar numa boa e tentar entender os dois lados: o do leitor e o do blogueiro.

Talvez fique mais fácil entender aonde quero chegar com esse post começando pela versão de um blogueiro, no caso, a minha versão. Meu blog ainda é pequeno, só tem 3 anos, não tem nem 10% dos seguidores que grandes blogs possuem, então acho que meu exemplo é ideal nessa conversa.

Como eu disse, faz 3 anos que o Pigmento F entrou na minha vida pra ficar de vez. Eu já imaginava o tamanho da dedicação que ele ía exigir mas nunca fui capaz de dimensionar de forma exata. O meu envolvimento diário com o blog me faz aprender a cada dia que nunca é suficiente, que nunca posso pensar que está bom, que sempre é preciso ir além, buscar uma forma melhor de fazer as coisas para cada um de vocês.

Quando começamos um blog temos mil ideias e seria muito bom que a velocidade dessas ideias acompanhassem os recursos disponíveis para executá-las mas na maioria dos casos eles não andam de mãos dadas. Quantos posts já deixei de fazer porque não tenho um equipamento fotográfico que vai deixar o conteúdo incrível e com a imagem que a ideia pede. Quantos vídeos já deixei de gravar por não ter iluminação, por faltar grana para comprar materiais para fazer aquela super ideia de DIY.

Quantos vlogs ficaram apenas no papel por não ter um microfone que capte o som adequadamente sem que o barulho da rua seja maior que o da sua fala. Quantos eventos já deixei de cobrir para entrar aqui como post ou vídeo porque eu não sou conhecida o suficiente para que os organizadores vejam vantagem em me convidar para assistí-lo. Quantas ideias boas de leitores eu tive que abandonar por não ter como apresentá-las da melhor maneira.

Guardo comigo uma lista de projetos não concluídos para o blog e que muitas vezes me frustram e me desanimam porque sei que se eu tivesse uma única chance de colocá-los em prática, ele conseguiria estar em outro patamar.

Aí eu lembro de todos os blogueiros que hoje são extremamente conhecidos e que começaram da mesma forma que eu: sem recursos, sem visibilidade, comemorando cada novo seguidor, cada like em um post, cada compartilhamento, cada comentário, cada pequena conquista e fico sonhando com o dia em que eu também irei contar como tudo por aqui mudou pra melhor, porque afinal, todo blogueiro sonha com esse dia.

E aí me dá medo. Muito medo. Não por mim porque sei que vou trabalhar incansavelmente para que esse dia chegue, para que o meu blog tenha cada vez mais conteúdo de qualidade. Eu tenho medo do meu público me virar as costas, de agir de forma até meio egoísta ao fazer comentários como:

  • “Torci para o seu blog crescer mas gostava mais dele antes”
  • “Você não passa de uma garota propaganda”
  • “Seus vídeos tem uma mega produção agora e isso é chato”
  • “Bom saber que cada seguidor aqui é que paga suas viagens hoje”

Eu tenho certeza que você já leu (espero que tenha apenas lido e não comentado) coisas do tipo por aí. Quando eu leio isso eu fico pensando: será mesmo que esse leitor queria o crescimento desse blog? Será que era um desejo sincero? Ou será que mesmo diante de um mundo onde temos total imersão digital e envolvimento com esse universo, ainda existem leitores que não sabem que blogs são canais de comunicação que quando se tornam massivos, passam a serem vistos por grandes empresas como um canal a mais onde elas podem aparecer?

reWalls.com-72215Ganhar dinheiro não é crime. Ganhar dinheiro através de um trabalho bem feito e que por anos não te rendeu centavo algum e mesmo assim você se levantava diariamente para entregar ao seu seguidor um conteúdo interessante, é no mínimo o céu te recompensando por aquilo que você plantou. Se agora esses blogueiros recebem produtos, convites ou são pagos para falar de determinada marca, é porque houve um crescimento, um reconhecimento desse trabalho. Se hoje a qualidade dos vídeos é incrível, se eles conseguem falar e mostrar as coisas mais legais desse mundo, é porque fizeram por merecer.

Todo blog tem uma política de parcerias, até os que ainda não possuem parceiro algum, como é o meu caso. Já recusei diversas parcerias por não achar que elas tenham ligação comigo, com o que acredito e com o perfil do blog. Portanto se um blogueiro aceita associar a sua imagem a determinada marca não é apenas por dinheiro, mas porque ela conversa com a personalidade e tema desse blog. Outra coisa que pouca gente sabe é que se uma propaganda feita em um blog foi mal feita, por exemplo, post ou vídeo fraco ou pouco interessante, a culpa nem sempre é do blogueiro. Muitas marcas querem apenas um espaço de veiculação e não aceitam que você dê ideias ou que adapte esse conteúdo para a mesma linguagem ou forma de apresentação que você já usa com os seus leitores. Em outras palavras, tem sim marcas oportunistas e blogueiros sem critérios de escolha, mas um leitor não pode achar que o crescimento de um blog está isento de parcerias publicitárias.

Blogar é uma profissão relativamente nova e acho que é por isso que ainda causa estranhamento. É uma profissão como outra qualquer, com dias em que não se tem inspiração ou vontade de fazer alguma coisa, com dias desafiantes e outros bem monótonos, com compromissos ou cursos que vão te fazer crescer e com aquelas reuniões em que você se pergunta porque precisa participar. A única diferença é que é uma profissão que o leitor acompanha quase que em tempo real e talvez esse seja o problema.

Pode ser que a publicidade ou a parceria com marcas tire um pouco da originalidade ou deixe o leitor se perguntando se o blogueiro falaria dessa marca ou produto se não tivesse sido pago para isso. Não posso responder por todos, assim como você que me lê não pode responder pelo caráter ou pela atitude dos seus colegas de profissão, mas falarei um pouco do que vivencio cada dia.

Além de blogueira que ainda não vive desse trabalho, eu sou publicitária e tenho contato com vários blogs grandes diariamente porque meus clientes querem anunciar neles e posso garantir que muito blogueiro com milhões de seguidores, recusa parcerias com marcas de valores estratosféricos. Isso porque ele não se sente identificado ou porque já usou algo um dia e não gostou. Isso também acontece.

Outra coisa que acontece e que o leitor acha excessivo, é o fato do blogueiro gostar de várias marcas, parece que todas são boas. Bem, eu ainda não sou paga por nenhuma marca, tudo o que falo no blog é comprado com o meu salário mas como devem ter percebido, eu gosto de váaaaaarias marcas do mesmo seguimento e isso deve com certeza acontecer com vocês também. É impossível gostar de um único shampoo, um único perfume, um único batom. Acho que se a gente partir dessa lógica veremos que é sim normal e verdadeiro aceitar a parceria com várias marcas. Também é preciso considerar que o produto que não deu certo pra mim pode ser a sua salvação e vice versa. O fato da blogueira dizer que amou e em você ter sido um horror, não faz dela necessariamente uma mentirosa. Não estou aqui dizendo que todo blogueiro é íntegro, que todos estão acima de qualquer suspeita e que toda empresa que procura um blogueiro é cheia de ética, estou apenas tentando contar pra vocês o outro lado que dificilmente um blogueiro grande faça porque ele já não tem tempo para discutir esse assunto.

O tema é longo, tem mil particularidades e não quero me estender mais do que já o fiz mas quero deixar algumas perguntas aqui pra gente refletir, já que eu também sou leitora de vários blogs. Será que eu realmente quero que aquele blog que eu tanto gosto, cresça? Será que eu vou realmente gostar quando aquela blogueira que leva uma vida muito parecida com a minha começar a viajar a trabalho? Será que eu realmente vou achar legal quando ela anunciar que agora tem empresas parceiras, que estas empresas vão até fazer descontos ou me beneficiar de alguma forma? Será que eu realmente vejo a criação de conteúdo como profissão ou será que um blog só é realmente legal para mim, leitor, enquanto ele não for o ganha pão desse blogueiro?

Finalizando, todo blogueiro sabe que será impossível agradar a todos e se ele ficar pensando nisso ele nem cria um blog, então a questão é muito maior do que querer agradar a todos. A questão é: será que o leitor ainda não entende que um blog é uma mídia como a tv, por exemplo, onde tem um apresentador de um programa com suas pautas, personalidade, pitacos e no meio de tudo isso, comerciais e merchans, ou será que para que um blog continue sendo legal o blogueiro vai ter que fazer aquilo que eu considero ainda pior, que é esconder que determinado post é uma publicidade? O que estamos preferindo: a verdade bem apresentada e com a personalidade de um post não pago ou a omissão da verdade simplesmente porque não vemos como sincero uma post que carrega a palavra “publicidade”? Estamos mesmo torcendo para que todo esse conteúdo de qualidade seja um dia reconhecido e remunerado ou ainda achamos que blogueiro deveria dedicar tempo integral em nos informar mas sem receber nada por isso? O que incomoda de verdade é a parceria com marcas ou o fato de ver alguém como eu, às vezes até mais jovem, ganhando dinheiro com algo que ama e tendo estabilidade financeira?

Vamos conversar com o coração aberto e muita civilidade? Eu abri meu coração cheio de boas intenções e educação. Vamos fazer isso nos comentários também? Muito obrigada, pessoal!

P.S: Ainda não ganho dinheiro com meu blog/canal, apenas resolvi fazer o post analisando o que leio em outros blogs para tentar entender os dois lados.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

9 comentários em "Torci para o seu blog crescer mas gostava mais dele antes"
  1. Gabriela França Vilela   13/10/15 • 14h01

    Fe, seu blog é ótimo! Siga sempre a sua intuição, não deixe que as pessoas atrapalhem o seu caminho! Você sempre é super educada e atensiosa, sempre reponde aos comentários no insta, e não vejo problema algum ganhar dinheiro com o blog, pois ele não deixa de ser um trabalho que exige muita dedicação! Bjus e sucesso milllll!!!! E fique bem!!!

    • Fê La Salye   14/10/15 • 08h51

      Muito obrigada pelo carinho, Gabriela e por gostar a apoiar o meu trabalho. Beijos!

  2. Ana   14/10/15 • 08h45

    Eu achei o tema pertinente, porque eu mesma já deixei de seguir alguns blogs que cresceram tanto ao ponto de só ter propaganda como conteúdo. Te entendo e talvez eu esteja errada, mas o que me atraía nos blogs era a identificação e confiança que tinha com a blogueira, alguém como eu que falava sobre a vida e testava produtos na sua pele tbm imperfeita, no seu cabelo que não ficava igual à propaganda (o cabelo da propaganda a gente sabe que é todo trabalhado pelo cabeleireiro, mas qual o resultado se eu fizer em casa?), que tbm postava sobre produtos que não deram certo, enfim.. Não posso generalizar, mas muitos blogs que cresceram tanto perderam essa característica que era o que eu, como leitora, procuro, e passaram a fazer apenas propaganda. Acho ótimo que o blogueiro ganhe dinheiro com o blog, pq tenho noção do trabalho que deve dar fazê-lo, e tbm gosto de uma boa produção, deixa as coisas mais organizadas e bonitas. Pra mim, o problema não é o sucesso em si, mas que o blogueiro, por fazer muita propaganda, deixe de produzir o conteúdo que, no início de tudo, foi o q atraiu seu público. Fora a propaganda velada, que parece q tem acontecido cada vez mais, o que faz a gente se questionar se a pessoa tem aquela opinião mesmo ou se está falando bem pq ganha pra isso. Daí vc me diz que ela se identifica com o produto… Mas se identifica com todos os produtos da linha e todos são maravilhosos, assim como coincidentemente todos os produtos daquela outra marca pra qm ela tbm fez propaganda ou de qm ela ganhou uma viagem pra Orlando? Enfim, acho ótimo que a blogueira faça sucesso e ganhe dinheiro com o blog, mas penso que essa reflexão deve ser feita por vcs… Qual a essência do meu blog, o que me fez chegar a X leitores por dia? Desculpe o comentário longo! Beijos

    • Fê La Salye   14/10/15 • 09h01

      Oi Ana, tudo bem? Muito obrigada por comentar! Era isso o que eu queria com o post: ouvir os dois lados. O que você disse é muito pertinente. O que faz um leitor gostar de um blog é originalidade, o quanto o leitor se identifica com ele. O que fica complicado entender – e é natural – é que com o crescimento de um blog, o blogueiro continua sendo a mesma pessoa, com os mesmo gostos, apenas passou a ter acesso a marcas, produtos e experiências que antes desse crescimento não eram possíveis mas que agora, com o pagamento, é possível. Eu ainda não sou paga por nenhuma marca mas me identifico com os produtos de muitas e acho muitas marcas muito boas, assim como tem muitas que não gosto e conto e outras tantas que não gosto e que nem vale a pena fazer o post. Essa mesma linha de raciocínio também acontece quando você é convidado ou pago para falar de um serviço: de muitas marcas você gostar e vai aceitar o trabalho, outras tantas você não vai gostar e vai recusar o convite (acredite, há mesmo muita recusa. Sou publicitária e também trabalho com essa parte para outros blogs e muitas famosas recusam várias coisas e nem é pelo valor, pois as marcas pagam um valor bem alto, mas porque não gostam mesmo) e outras você vai gostar até certo ponto e vai dizer no post/vídeo até onde aquilo te agrada. Acho que a maior dificuldade do leitor ainda – o que continua sendo normal – é entender que em 90% dos casos a opinião não foi vendida, ou seja, há sinceridade também quando se recebe para falar de determinada marca. E como blogar é uma profissão, assim como em qualquer outra tem também profissionais sem critério e tem marcas sem nenhuma noção de ética. A essência do blog se manterá naquele blogueiro que conseguir ser ele mesmo, independente do dinheiro que ganha hoje. Espero que um dia blogueiros e leitores consigam se alinhar nesse assunto. Muito obrigada por seguir meu blog, viu? Beijos!

  3. Sabrina Fornazier   18/11/15 • 16h24

    Oi Fê, o tema é bastante pertinente e ainda há muito pano pra manga para seguir as ideias. Mas o que eu realmente quero dizer é que o Blog é uma ferramenta de trabalho das mídias sociais, tanto quando o Facebook (que diga-se de passagem é cheio de propagandas), quanto o jornal uma página de notícias, televisão, entre outros meios.O que diferencia o Blog dos demais canais, é essa personalização que o blogueiro dá a sua página. Me explico, uma pessoa segue um blog porque se identifica e cria uma empatia “virtual” pelo blogueiro, o que é natural visto que o Blog é um meio interativo, informativo, social e porque não dizer também cultural. Obviamente, que o leitor quer se sentir próximo a esse blogueiro, pois vê nessa pessoa uma imagem influente. No entanto, o que geralmente se confunde é que o leitor pensa que quando o Blog ganha patrocínios, crê que o blogueiro está falando / transmitindo foi comprado por uma empresa. Mas como disse antes, o Blog é personalizado de acordo com os gostos, valores, ideias e comportamento do Blogueiro. Se ele aceitou uma parceria é porque sabe que isso o identifica e vem de encontro com as ideias e personalidade de seu Blog.
    Obviamente que um Blog menor dá a sensação de maior proximidade, como por exemplo o encontrinho que você fez em Santiago (achei sensacional, pena que não pude ir no do dia 21/6/2015, pois fui no jogo da copa América Brasil x Venezuela, mas gostaria muito de ter ido Fê), isso é bem bacana e aproxima mais o seu público de você.
    Pelo que você escreve e as mensagens que traz no seu Blog, és uma blogueira sensacional e de valores humanos bem grande!
    Te desejo todo o sucesso e que um dia você pode viver só do seu Blog, sei que para você isso será fantástico.
    Quero dizer, que tudo que você faz para o Blog com certeza é o melhor você dá de si para a criação do conteúdo e mídia. Não desista das suas ideias (sei que não irá desistir) e sei que encontrará os meios para fazer aquele vídeo, aquele conteúdo bem legal que estão ai na sua lista de projetos. =)
    Um Beijo Fê.

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h18

      Que bom que uma leitora traduziu perfeitamente o que significa a publicidade nos blogs. Muito obrigada pelo comentário e por todo o carinho e apoio ao meu trabalho. Beijos!

  4. Clara Da Silva   19/08/16 • 17h10

    Super amei o seu blog. Estou a ler todas as dicas para blogueiras… Ganhou mais uma fã do seu lindo trabalho…

  5. Virgínia   26/09/18 • 15h36

    adorei seu texto, muito completo, muito esclarecedor. Estou começando nesse mundo de blog e vejo o quanto é dificil se inserir nesse meio, mas estou com persistência e quero fazer algo pensando primeiramente em mim. Quero daqui uns anos ver meu blog e falar.. nossa. quanta coisa legal que eu já fiz! Seu site é muito bom, ja vi vários textos e conheci ele apenas hoje. T achei no insta também! Beijos

Anterior
Próximo
Voltar para a home