24 set 2015

Depressão Pós Viagem: como identificar e superar

VIAGEM > TRAVEL TIPS > Curiosidades

Muito se fala em Depressão Pós Viagem mas pouca gente acredita que ela exista. Embora não seja algo que vai te colocar em um quadro clínico a ser avaliado, é comum sim muita gente se sentir triste ou exagaredamente saudosista ao final de uma viagem, levando alguns a achar que sua rotina é muito entediante e assim não conseguem mais tocar suas obrigações com a mesma motivação de antes.

Há quem prefira chamar de Saudade Pós Viagem ou de Inconformismo Pós Viagem (esse nome eu acho o mais adequado) mas o nome é o que menos importa. O essencial é perceber os sintomas, ver como conviver com eles e principalmente ver que isso nem sempre é um problema. Olha só:

Sintomas:

AtacamaSan Pedro de Atacama/ Chile  – 2012

1. Não desfaz as malas. Esse é um sintoma básico. Só de pensar em desfazer a mala e colocar para lavar todas aquelas roupas que te vestiram nos lugares mais incríveis que você viu, já te suga toda a energia. E aí você passa dias com a mala jogada no quarto até que realmente seja vencido pela necessidade de usar alguma coisa que está nela.

2. Volta reclamando ainda mais do seu país ou cidade. Sim, todo lugar tem problemas mas apesar disso, sempre existe alguma coisa que gostamos muito no local que vivemos. Quando voltamos de uma viagem e estamos de certa forma deprimidos mas ainda não caímos na real, a reação natural é achar que nada mais é suficientemente bom aonde moramos.

3. Volta decidido a mudar de país ou cidade. É como se 1 semana fora fizesse você perceber que o local que você morou a vida toda nunca foi o seu lugar.

TahitiBora Bora/Tahiti – 2015

4. Você não tem outro assunto. Aquela viagem que marcou a sua vida pode ter acontecido há um ano, ainda assim, falar sobre ela é inevitável. As fotos não saem do seu celular, você já falou desse destino até para desconhecidos no metrô e continua seguindo perfis nas redes sociais de pessoas que falam sobre esse lugar.

6. Passa a trabalhar para viajar. O foco do trabalho mudou. Você continua indo porque gosta ou porque precisa pagar as contas, mas cada dia que se levanta o faz pensando no próximo destino. Tudo o que compra é para juntar milhas, tudo o que pesquisa envolve diferenças culturais e quem dá a volta ao mundo vira uma espécie de herói para você, alguém para admirar ou se inspirar.

7. Tem dificuldade em se concentrar. Seu pensamento gira e volta para o mesmo assunto. Às vezes é acometido de uma raiva ou de um sentimento de nostalgia que toma boa parte do seu tempo, chegando até a atrapalhar a sua produtividade.

isla de pascuaIsla de Pascua/Chile – 2015

Outras coisas podem acontecer mas essas são as mais comuns. Sou uma apaixonada por viagens assumida, portanto tudo isso aí sempre acontece comigo. Não é algo para se desesperar mas também não é algo para ignorar. Se não damos a devida atenção para cada uma dessas coisas, vamos começar a achar que a vida real é chata demais e isso não é bom. Algumas dicas para superar ou conviver com esses “sintomas”:

1. Não chore porque acabou, comemore porque aconteceu.

É normal voltar de viagem e achar a rotina um saco. Quando estamos viajando a única obrigação que temos é a de não perder a hora daquele super passeio. É normal achar um saco ter que acordar cedo novamente, pegar trânsito, cumprir uma tonelada de compromissos no trabalho. É normal sentir um vazio e uma vontade de estar sempre no local da viagem. Mas também é preciso lembrar que você sabia que ela teria um fim, então não chore sob o leite derramado mas comemore porque diferente de dias atrás, agora você conhece um lugar novo e viveu coisas novas e incríveis que com certeza te fizeram uma pessoa melhor. Quando algo bom termina, não é lá muito legal mas quando algo bom nunca acontece, é muito pior. Transforme a reclamação em gratidão.

 2. A viagem termina, o aprendizado não.

A boa notícia é que você pode colocar algumas coisas da sua viagem na sua rotina. Sabe aquelas fotos que tirou? Elas podem decorar o seu ambiente e te estimular a querer viajar mais ou a não esquecer o quanto viver algo novo é bom. Sabe aquela comida típica que você tanto gostou? Ela pode ser o incentivo que faltava para você se lançar na gastronomia e até a se transformar naquele amigo que dá as melhores festinhas em casa simplesmente oferecendo petiscos baratos e deliciosos que outros amigos desconhecem.

Já pensou em fazer uma aula de dança para aprender aquele ritmo musical que embalou a viagem? Sabe aquele hábito de parar determinado momento do dia para admirar alguma coisa ou simplesmente descansar? Já pensou em como pode colocar esse costume no seu dia a dia? Existe algo que aconteceu na viagem e que você pode ensinar para outras pessoas ou pode até fazer diferença na vida delas? Sabia que grandes negócios surgiram em uma experiência que envolvia uma viagem? O Aibnb é um deles. As férias acabam mas o aprendizado precisa ficar.

Machu PicchuMachu Picchu / Peru – 2013

3. Mude a sua vida!

Muitas das transformações que vivi se devem às viagens que fiz. Viajando descobri que é possível viver com bem menos, que se é muito feliz apenas com toda a roupa que está dentro de uma mala. Aprendi que a internet é boa mas que algumas horas sem wi fi pode ser libertador e que usar o telefone apenas em momentos de real necessidade, faz todo sentido. Aprendi que TV serve para nos informar de algo e não para desperdiçar o tempo, porque afinal, há muita vida lá fora. Aprendi que reservar um tempo para mim é essencial, que todo ser humano merece alguns minutos de cuidados, de horas bem dormidas, de ter tempo para se ver no espelho, de fazer uma massagem quando o corpo precisa relaxar. Aprendi que exercícios físicos são fundamentais, inclusive para aguentar o pique de uma viagem. Aprendi que colocar pequenas coisas na rotina que proporcionem felicidade, é fundamental. Aprendi que conhecer pessoas novas é uma forma de sair do meu mundinho monótono. Aprendi que a melhor forma de eliminar o preconceito é passando um dia em um lugar totalmente diferente do meu.

4. Seja uma pessoa viajada

Ser viajante 365 dias do ano não é uma possibilidade para 90% dos mortais, mas ser viajado, sim. Mantenha-se conectado ao universo de viagem. Siga blogs de pessoas que moram em outros lugares ou que estejam viajando nesse momento. Se interesse por saber novas culturas, se candidate para projetos voluntários, inclusive aqueles que só podem ser feitos em outros destinos. Passe a tratar melhor os turistas que chegam à sua cidade, lembre-se que você já teve seus perrengues como turista também. Considere a ideia de hospedar intercambistas na sua casa ou alugue um quarto ou algum de seus imóveis para viajantes. Participe de grupos de viajantes na internet e colabore compartilhando suas experiências.

5. Nunca deixe de planejar novas viagens

Viajar faz bem, isso é inquestionável. E hoje em dia, viajar está ao alcance de todos pois há infinitas maneiras de fazer isso. Não deixe que a volta à rotina tire de você o desejo de se permitir um pouco mais, de ver o que tem do outro lado.

Como viram, não chega a ser uma doença e sim novos estímulos para tornar a sua vida ainda melhor mas se com tudo isso você não se sentir melhor, procure um médico. Alguns casos realmente exigem acompanhamento. Transforme essa vibe negativa pós viagem em algo que realmente mude a sua vida. Dessa forma vai viver mais leve, mais feliz, mais aventureiro e consequentemente, em uma eterna viagem. Wanderlust feelings!

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

16 comentários em "Depressão Pós Viagem: como identificar e superar"
  1. Marcelo   24/09/15 • 15h04

    Gostaria de poder postar palmas aqui mas não tem figurinhas.
    Parabens pelo post, identificação total.

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h20

      Muito obrigada, Marcelo.

  2. Natalia Ingrid   25/11/15 • 13h34

    muito bom esse post Fer, me identifiquei bastante com alguns sintomas, principalmente o de não desarrumar as malas rs beijos

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h35

      Esse sintoma permanece alguns dias hahaha. Bjs

  3. Adriano Martins Rodrigues dos Passos   27/03/16 • 10h44

    Ler o seu blog foi uma experiência muito boa. Depois de 40 anos, consegui fazer uma viagem e ela não me sai da cabeça. Hoje mesmo me peguei triste, muito triste, pois o último lugar que gostaria de estar seria aqui em casa, planejando as tarefas da semana (hoje é domingo). Tudo muito triste…
    Espero que isso passe, mas confesso que não é fácil achar que “eu não pertenço mais ao lugar que morei tantos anos…”
    Obrigado pelas suas palavras!
    Adriano

    • Fê La Salye   03/04/16 • 15h19

      Esse sentimento é muito complicado pois constata que mudamos, que já precisamos de algo novo. Torço para que tudo se normalize. Obrigada por ler o blog!

  4. Fátima Ribeiro   16/11/16 • 21h35

    Cheguei aí procurando entender a razão de minha tristeza e apatia. Justo eu que jamais fico triste. Hoje completa um mês que retornei de minha viagem dos sonhos , sozinha, de moto, do interior de SP até o Oceano Pacífico, passando pelo Deserto do Atacama e suas paisagens estonteantes, Purmamarca e Humauaca, e suas montanhas coloridas, Cafayate e seu visual deslumbrante. Conheci pessoas, lugares, sotaques e sabores. E hoje estou assim, não vejo graça em nada, tudo tá muito chato e monótono. Insônia, desânimo e inapetência. Uma chatice. O que tenho feito pra tentar superar essa fase down, é planejar as próximas. Nordeste em março e quem sabe Matchu Pitchu em 2017. Mas o bom saber que isso é “normal” hehe.

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h35

      Nunca deixe de viajar! Desejo que essa fase passe logo. Bjs

  5. Debora Veloso   12/01/17 • 10h50

    Fe, nossa me identifiquei demais com todos os sintomas.
    Faz dez dias que cheguei de uma viagem a Europa e estou muito deprê. Já viajei para lá várias vezes e cada vez que volto fica mais difícil. Bom saber que é normal e muitos sentem o mesmo, espero passar logo. Já estava ficando preocupada, graças a Deus achei eu bolg, bjs.

  6. Gabriela   26/01/17 • 02h42

    Gostei muito do seu post! Essas dicas estão me ajudando a superar minha tristeza depois de ter ficado 2 semanas fora. Me fez perceber que eu não devo chorar e sim ser grata por tudo.

  7. Thamirez   12/02/17 • 20h10

    Realmente isso existe, e é a pior coisa, faz uma semana que voltei da viagem que fiz para Paris e Londres, no ultimo dia em londres já comecei chorar que nem louca, a pior parte de uma viagem é essa

  8. Nancy   06/04/17 • 10h33

    Adorei o post, me identifiquei bastante ja que voltei essa semana de uma super viagem e ja estou sentindo falta, foi quase 1 mês de viagem, 3 paises e 6 cidades, tudo novo, tudo perfeito mas o dia de voltar chegou e preciso lidar com isso. Mas sei que agora posso comecar a pensar na proxima. Viajar é viciante!

  9. Gabriella Petrecca   31/10/17 • 19h35

    Ai Fê! Era tudo o que eu precisava ler, sempre passo pelas ”
    deprês” pós viagens. Muuuito obrigada, um beijao!

  10. Rafael Mastrogiacomo Karan   08/10/18 • 17h17

    Eu sofro muito na volta das viagens de férias! Obrigado pelas dicas, muitas delas já faço. As soluções 4 e 5 são bem boas!

  11. Isabelle   29/01/19 • 11h56

    Obrigada pelo artigo. Estou passando por essa deprê pós viagem e ainda tentando lidar

  12. MARCELO Cauã   25/07/19 • 12h19

    mttt bommm , meidentifiquei muito, me ajudou muito . muito obrigado

Anterior
Próximo
Voltar para a home