28 set 2015

5 erros que cometemos antes de viajar

VIAGEM > TRAVEL TIPS > Planejamento

É bem verdade que cometemos muitos erros na viagem e já até falei sobre eles no blog mas muitas vezes também cometemos alguns erros antes mesmo da viagem começar. Olha só:

travel-alone-tips1. Dizer que vai viajar

Esse é um erro clássico. Compramos a passagem e ficamos tão felizes que anunciamos para o mundo a nossa felicidade. Se por um lado podemos ser beneficiados com dicas dos que já visitaram esse lugar, por outro lado podemos receber uma lista de pedidos de compras que vão comprometer boa parte do peso das nossas bagagens na volta e do nosso tempo procurando coisas que não necessariamente são para nós. É melhor que as pessoas saibam apenas quando já estivermos no local do que com muita antecedência. Um favor ou outro podemos fazer mas a verdade é que muita gente não tem noção do que pede ou do quanto está sendo inconveniente.

2. Inverter as contas

Quem nunca levou roupa demais na mala e dinheiro de menos na carteira? É um erro fatal. Levamos muita roupa por achar que sempre pode faltar e ao final da viagem constatamos que metade foi apenas peso desnecessário. Levamos dinheiro de menos – especialmente em viagens internacionais – por acreditar que saindo do Brasil, onde o custo de vida é alto, tudo será mais barato. Acontece que na prática não é bem assim, ainda mais quando temos o real como moeda de troca e que no momento está bem desvalorizada. Qualquer lugar no mundo será caro para um brasileiro nesse momento. A ideia é inverter a coisa: na mala, metade do que você pensou e na carteira, o dobro.

3. Deixar o planejamento centralizado em alguém

 Esse erro é bem comum para quem viaja em casal ou em grupo. Todo o planejamento fica centralizado apenas em uma pessoa e é aí que mora o perigo. Essa pessoa detém todo o conhecimento dos planos da viagem. Isso pode ser ótimo durante os preparativos pois te economiza muito tempo mas nem sempre deixa a viagem legal pois você não participou das decisões.

Outro problema é que se acontecer qualquer coisa com essa pessoa, toda a viagem perde o controle. Uma vez, um grupo de amigos meus tiveram esse problema. A pessoa que tinha tudo organizado desmaiou no voo de ida. Conclusão: ninguém sabia os dados do seguro viagem dela, não sabiam a quem avisar e perderam os 2 primeiros dias de viagem porque a pessoa que desmaiou obviamente precisava ficar hospitalizada mas o resto do grupo poderia ter aproveitado o tempo se ao menos soubessem com quem foram feitas as reservas dos passeios e outras coisas. Fica a dica!

4Focar no custo e não na qualidade 

Na intenção de baratear a viagem, muitos optam por pagar pouco em serviços que vão garantir 50% do sucesso da viagem. São eles: companhia aérea, hospedagem e agência de turismo. Pagar barato na passagem áerea é sensacional mas muito barato é um risco, especialmente se você deixou de ler aquelas letrinhas pequenas que vem no disclaimer da sua compra. Muitas companhias aéreas não se responsabilizam por voos atrasados ou cancelados, não dão o devido respaldo quando a sua mala é extraviada, entre outros problemas, justamente porque pelo preço que cobram não há a mínima condição de oferecer serviços que custam um pouco mais.

Hospedagem então, nem se fala. Você não precisa de um hotel 5 estrelas mas quando o assunto é dormir bem, às vezes o barato sai caro. Algumas hospedagens são barulhentas, você não descansa direito, o café da manhã é uma piada que faz você gastar mais com alimentação e às vezes a privacidade é um serviço inexistente. Já vi muita gente arrependida de ter escolhido um hostal porque não tinha ideia de como ele funcionava, muito menos que ía ter que fechar os olhos e os ouvidos à noite ao dividir quartos compartilhados. Me entenderam né? Existem hostals muito bons mas é preciso muita experiência em viagens para se dar bem nessa opção.

Com agência de turismo é a mesma coisa. Tem muito desempregado por esse mundo afora se passando por guia de turismo, muitas vezes sem o menor preparo ou conhecimento do local que faça você realmente achar que valeu a pena contratá-lo.

5. Seguir fielmente as dicas do seu amigo

Viajar com indicação é muito bom mas é péssimo quando não se faz um filtro. Seu amigo pode ter ficado em um hotel excelente mas de repente esse hotel não atende as suas necessidades ou é muito além do que você deseja. De repente ele amou aquele ponto turístico e você certamente vai ficar entediado se visitar o mesmo lugar porque não faz o seu estilo. Receba o máximo de dicas que puder mas nunca deixe de se perguntar se elas combinam com a sua realidade. Viagem personalizada é a melhor forma de aproveitar bem um destino.

Espero que tenham gostado e no menu Dicas tem muito mais para você aproveitar bem a sua viagem.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home