13 jun 2016

Pacote, Agência de Turismo ou Viajar por conta própria?

VIAGEM > TRAVEL TIPS > Planejamento

Uma pregunta que passou a ser frequente no meu email é: O que compensa mais: fechar um pacote de viagem, ir por conta própria e contratar uma agência de turismo no local ou fazer tudo por conta própria?

Como não existe uma única resposta para estas perguntas, resolvi fazer um post para que você analise o que seria melhor para a sua viagem de acordo com o destino.

Fechar um Pacote

pacote de viagem

  • Como Funciona:

 

Geralmente você fecha uma viagem com uma companhia aérea que oferece um pacote em que o valor geralmente inclui os voos, a hospedagem e dependendo do caso até alguns passeios.

 

  • Vantagens:

 

– Sua única preocupação nessa opção é escolher um hotel entre os disponíveis no pacote de viagem;

– A maioria oferece os traslados aeroporto/hotel;

– Em alguns casos o preço é bem tentador;

– Existe a possibilidade de parcelar o pagamento.

 

  • Desvantagens:

 

– Por confiar que o pacote oferecerá sempre o melhor, muitos viajantes deixam de pesquisar sobre o local, o que pode fazer com que ele deixe de conhecer lugares interessantes e de acordo com o perfil dele;

– Assim como você, outras pessoas compraram o mesmo pacote. É preciso respeitar horários de saída para os passeios além de ter paciência para esperar os que costumam se atrasar, comprometendo o seu roteiro;

– As opções de hospedagem são limitadas;

– Geralmente o primeiro e o último dia da viagem comprometem o roteiro pois o traslado inclui buscar ou deixar no aeroporto não apenas você mas todo mundo que optou pelo mesmo pacote.

– Há passeios tentadores que estão fora do pacote;

– Há uma grande possibilidade dos voos de pacotes de viagem serem realizados em horários nada legais (madrugada ou com escalas, por exemplo) e de serem remarcados do nada.

 

  • Para quem/onde eu recomendo

 

– Para quem não quer se preocupar com nada;

– Para quem não liga em dividir a atenção do guia e dos horários dos passeios com outros turistas;

– Para quem está fazendo uma viagem para se livrar do stress ou do cansaço do dia a dia. Exemplo: Já se cansou demais preparando uma festa de casamento e não quer se estressar com a lua de mel. Vários exemplos se encaixam aqui mas citei esse para você ter uma ideia.

– Para destinos onde as empresas que oferecem pacotes no Brasil tenham boas parcerias com hotéis e passeios no destino. Alguns exemplos: Cidades do Nordeste brasileiro, Santiago de Chile, Orlando, Buenos Aires e outros.

– Para destinos exóticos, onde nem sempre o contato com a civilização é tão simples e onde ter a explicação de um guia é fundamental para a viagem. Alguns exemplos: Machu Picchu, Tahiti, Isla de Pascua, San Pedro de Atacama e outros.  Claro que alguns destes destinos é possível fazer por conta própria mas algo deixará a desejar. Ou se tem visita guiada de qualidade com hospedagem meia boca ou se tem hospedagem dos deuses sem guias ou com guias com menos informação do local que você. Em destinos assim o All Inclusive acaba compensando.

– Para quem decidiu viajar de última hora em feriados importantes, já que as operadoras de turismo sempre possuem uma cota reservada de voos, passeios e hotéis para os que não se planejaram.

 

  • #fernanDICA (gostei disso rs)

 

– Nenhum destino é bem aproveitado sem pesquisa. Não confie apenas no roteiro do pacote. Tenha uma carta na manga.

– Hotel caro não é sinônimo de hotel bom. Hotel barato também não. Leia as opiniões de quem usou o serviço e analise se além de um bom preço, o hotel se adequa ao seu estilo de viagem. Poucas coisas são piores do que voltar no final do dia para um hotel ruim que você terá que suportar até o final da viagem.

 

Por conta própria mas contratando uma agência de turismo no local

agencias de turismo

  • Como Funciona:

 

Você compra seus voos, escolhe um hotel que cabe no seu bolso mas ao chegar no destino ou antes de chegar, fecha os passeios com uma agência local.

 

  • Vantagens:

 

– Você tem mais flexibilidade em escolher os voos e a hospedagem;

– A maioria das agências de turismo oferecem os traslados aeroporto/hotel;

– A maioria dos passeios inclui um lanche ou atração especial;

– Além de ter um guia que é a sua garantia de ter contato com o máximo de informações do passeio, você pode escolher o idioma que ele vai falar;

– Pode escolher entre tours particulares e compartilhados;

– Existe a possibilidade de parcelar o pagamento.

 

  • Desvantagens:

 

– Na opção de tours compartilhados, é preciso respeitar horários de saída para os passeios além de ter um pouco de paciência para esperar os que costumam se atrasar, comprometendo o seu roteiro;

– A maioria dos viajantes fecha com a primeira agência que encontra ou com a que oferece tours mais baratos. O ideal é começar essa pesquisa com várias agências antes de chegar ao destino.

– A maioria dos turistas, por falta de conhecimento, fecham todos os passeios possíveis, sendo que dependendo do destino muita coisa pode ser feita andando ou com transporte público.

 

  • Para quem/onde eu recomendo

 

– Para destinos exóticos, onde nem sempre o contato com a civilização é tão simples e onde ter a explicação de um guia é fundamental para a viagem. Alguns exemplos: Machu Picchu, Tahiti, Isla de Pascua, San Pedro de Atacama e outros.

– Para destinos onde o turista não tenha experiência com o que se realiza no passeio ou onde o que se realiza no passeio compromete a segurança. Alguns exemplos: dirigir na neve, dirigir na Cordillera, dirigir após degustar bebidas alcóolicas em vinícolas ou festas típicas.

– Para passeios em que ter o apoio de uma agência de turismo não impeça um contato maior com os nativos e sua cultura.

 

  • #fernanDICA

 

– Nem todas as agências de turismo cumprem com os requisitos obrigatórios de segurança. Verifique tudo: se possuem cadeirinhas para transportar crianças, se possuem estrutura para transportar pessoas com necessidades especiais e até se possuem autorização legal para trabalhar com turismo.

– Sempre que possível, prefira os tours particulares. A possibilidade de se estressar na viagem diminui bastante.

 

Fazer tudo por conta própria

como planejar viagem

  • Como Funciona:

 

Você é o senhor do seu destino.

 

  • Vantagens:

 

– Você tem flexibilidade para escolher exatamente tudo;

– A internet está cheia de informações para montar um bom roteiro em cada lugar do mundo;

– Você pesquisa tanto que já chega ao destino se sentindo parte daquele lugar;

– Você tem um controle maior de cada gasto da viagem.

 

  • Desvantagens:

 

– É trabalhoso, requer tempo para pesquisar, planejar e muita disposição;

– Você não tem a quem pedir ajuda ou culpar se algo der errado.

 

  • Para quem/onde eu recomendo

 

– Para destinos ou passeios que não exijam grandes preparos. Alguns exemplos: museus (geralmente disponibilizam áudio-guias em vários países), o clásico city tour das cidades que muitas vezes podem ser feitos de metrô e com um mapa na mão, restaurantes, festas locais, centros de artesanato e etc.

– Para toda pessoa que gosta de ir além do roteiro básico e que gosta de manter contato com a cultura local de outras formas, para quem a troca cultural vale mais que que fazer check-in num lugar.

 

  • #fernanDICA

– Não se iluda! Não é porque você resolveu planejar cada segundo da viagem que vai conseguir fazer tudo.

– Não prejudique a qualidade da viagem. Para aproveitar bem determinados destinos você vai precisar de ajuda profissional.

– Não deixe que o planejamento tire a leveza de viajar. Deixe espaço para mudar o roteiro se essa mudança for trazer um maior aproveitamento.

 

Agora é só analisar e escolher a melhor opção para o seu próximo destino.

*Fotos: Pixabay

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "Pacote, Agência de Turismo ou Viajar por conta própria?"
  1. ROBERTA BATISTA   13/06/16 • 18h43

    Amo planejar as minhas viagens. Como você falou, nos sentimos mais integrados ao local de destino. Ótimas dicas.

Anterior
Próximo
Voltar para a home