23 jul 2015

A cara de nojo que alguns fazem quando você diz que fará uma viagem internacional

LIFESTYLE > Resignifica

img_2239

“Que lindo casaco, onde foi que você comprou?”

Em uma viagem que fiz à Paris. Estava com um preço ótimo.

“Ah tá”, responde com desprezo essa minha conhecida, como se de repente o casaco passasse a ser mais bonito ou mais legal se tivesse sido comprado em uma super liquidação no Brasil, ou na cidade dela ou naquela lojinha do bairro.

É como se a simples informação do local geográfico da compra, colocasse você em um suposto patamar de riqueza ou de antisocial.

Incrível como as pessoas ainda possuem um conceito totalmente equivocado quando o assunto é viagem internacional.

Já faz tempo que esse tipo de viagem deixou de ser um luxo, algo pra poucos. Alguns destinos continuam sendo caros mas a forma como as pessoas escolhem conhecê-los se ampliou.

Conheço – e sou uma dessas pessoas – que já se hospedou em muitos lugares onde a diária custava menos do que o Whey Protein que os que desdenham de viagens internacionais não ligam em pagar.

É curioso ver que passar 3 anos economizando para ter 5 mil reais para viajar, é coisa de “filhinho de papai” – veja bem, esses 5 mil reais você conseguiu após 3 anos engordando com dificuldade o seu cofrinho – enquanto os que criticam quem viaja, pagaram mensalmente – MENSALMENTE – parcelas de pelo menos 1000 reais para o carro zero que compraram.

Assusta dizer que você vai passar 6 meses em outro país aprendendo um novo idioma mas pagar 6 meses adiantado de academia é totalmente aceitável, mesmo que você não vá à academia nenhum dia.

Se você diz que experimentou um prato delicioso em outro país com ingredientes que no Brasil são caros mas que lá são comuns, você acaba de se tornar o mais novo amiguinho rico do seu círculo de amigos, mas gastar os mesmos 50 reais todos os finais de semana, provando as mesmas coisas no mesmo bar e até em um fast food, isso pode, isso é muito aceitável.

Dizer que foi à uma cafeteria local em outro país para comer o que os nativos comem no café da manhã e até arriscar uma conversa com eles, é ser muito esnobe, mas entrar no Starbucks, tirar foto do clássico copinho e postar no Instagram como a coisa mais cool do mundo, isso é normal, isso pode, afinal; uma franquia cobrar em média 10 reais por um café , 5 reais por um salgado, 5 reais por uma água e você pagar 20 reais apenas por 3 coisas, é algo bem barato para um simples café.

Ler blogs para organizar melhor a sua viagem e seguir perfis relacionados ao seu destino para ter as melhores dicas, é não ter uma louça para lavar ou um trabalho que te exija muito, mas não pesquisar nada sobre o local, chegar lá totalmente despreparado, sujeito a empregar mal o uso do seu tempo e dinheiro, isso sim é algo muito produtivo.

É mais rico quem viaja? De dinheiro não mas ao menos de novas experiências, de sensações inéditas, de aprendizado e de leveza de espírito, com certeza! Porque quem viaja sabe que há diferentes formas de viver por esse mundo à fora e que a melhor delas é possível quando você entende que a quantidade de dinheiro não pode e não define quem escolheu se permitir a despeito do seu poder aquisitivo.

Viagem é cultura, é conhecimento, é qualidade de vida. Se tudo isso não for considerado um investimento, então realmente os que estão vivendo de luxos não são os viajantes.

Viaje mais! Aposto que não sobrará tempo para reclamações, amarguras e para reparar no que é muito, mas muito pequeno.

Atualizado em 10/jan/2016: Não há NENHUM problema no preço do destino e muito menos em ser rico. O ponto central do texto nem é o poder aquisitivo de cada um mas no esforço de todo ser humano, sendo pobre ou rico, em chegar aonde chegou e ter o DIREITO de fazer o que quiser com o dinheiro que lutou para ter e também em fazer cada um pensar que muitas vezes criticamos o valor que o outro paga em viagens quando muitas vezes gastamos o equivalente em outras coisas que às vezes nem usamos ou damos o devido valor. Esse é o ponto central do texto: liberdade de escolha, valorização ao que cada um lutou para ter independente da conta bancária e viver com leveza.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

34 comentários em "A cara de nojo que alguns fazem quando você diz que fará uma viagem internacional"
  1. Juliana   23/07/15 • 17h42

    Adorei!!!!Exatamente esse o meu pensamento!!!
    Eu não terminei de mobiliar a minha casa, pois no período que estou casada já fiz algumas viagens. E ,se para viajar mais eu tiver que deixar alguns cômodos da minha casa sem móveis, certeza que vou fazer isso. Com certeza não terminarei de mobiliar a minha casa antes de 20 anos de casada kkk.
    Quem frequenta a minha casa sabe disso e não se importa. Ao contrário adoram ir lá em casa pq os recebo muito bem e os deixo muito a vontade e acho que nem se importam com a falta de vários itens de casa, assim como nem eu e nem meu marido nos importamos.

  2. Ana Paula Almeida   23/07/15 • 17h54

    De fato as pessoas desdenham que costumam viajar com frequência, só que essas mesmas pessoas consideram “normal ” pagar R$ 500,00 em uma calça jeans. Aqui em casa a regra é clara, vamos economizar para viajar pelo menos uma vez por ano. No próximo ano estaremos não dará para viajar e já estou sofrendo e claro já estamos planejando a viajem em 2017.
    Adoro seu blog!
    Bjus

  3. Barbara Maciel   23/07/15 • 22h30

    Fernanda, o seu post é pertinente e descreve exatamente tudo o que tenho vivido.Chguei ontem de Santiago com meu namorado e acho que você nunca foi tão lembrada na vida.Passei 3 meses lendo tudo sobre esse pais incrível no seu blog, e foi uma viagem incrível, não tenho palavras para agradecer o quanto o seu carinho e dedicação em escrever, fizeram com que a minha viagem fosse perfeita.Todos os lugares indicados eram exatamente como você descreveu. Fiquei 7 dias, e além dos passeios convencionais a viniulas, city tour, Valparaiso, e Vale Nevado, preciso destacar duas indicações Restaurante Los Adobes de Argomedo- comida deliciosa, atendimento impecável, danças lindas. E o centro artesanal Los Dominicos, que lugar adorável só fiquei triste porque não deu pra trazer mais nada, fomos de metrô, e não tivemos nenhum problema. Para finalizar só tenho que parabenizar um povo que se orgulha de sua história, que ama o seu país, receptivos, prontos para ajudar. Simplismente amei, e estou apoixonada pelo Chile e muito agradecida por dedicar o seu tempo em ajudar.

  4. Adriana Pasello   24/07/15 • 15h41

    Ahhh, prioridades da vida. O que é luxo? O que é caro? Vambora minha gente porque há mil e uma formas de viajar e curtir a vida.

  5. Adriane   01/08/15 • 08h20

    Oi Fernanda!! Quando li o título já me identifiquei, depois me identifiquei com cada parágrafo que você escreveu! As pessoas são assim mesmo… Ah como é difícil desfazer esse tipo de pensameto tão pequeno… Viajar pra mim não é gasto, é investimento. O crescimento espiritual que isso proporciona não tem preço! E planejando tudo é muito possível sim! Faz pouco tempo que descobri seu blog e youtube mas já adorei todas as dicas! bjo!

    • Fê La Salye   02/08/15 • 21h34

      Adriane, é exatamente isso. Se as pessoas não concordaram, deveriam apenas respeitar, não é? Obrigada por acompanhar o meu trabalho!

  6. Danielli Lima   06/01/16 • 21h18

    Nossa FÊ,
    Enquanto eu lia passou um filme pela minha cabeça de quão é ruim você querer compartilhar o que você viveu em uma viagem e se a metida.
    Sabe quando você se sente só no mundo, onde não tem ninguém para dividir suas alegrias? Por muito tempo me senti assim.
    Beijos

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h51

      E tem gente que nunca entenderá porque não sabe ser feliz com o que te deixa feliz. Lamentável isso. Bjs

  7. Emily   07/01/16 • 15h26

    Fê, parece que tirou as palavras da minha cabeça. Quando estou vestindo alguma peça que trouxe de viagem e me perguntam onde comprei, eu já me sinto constrangida em dizer. Se soubessem como dei duro pra poder ir. Sempre deixo de comprar bolsas e roupas, sair pra comer em restaurantes melhores e meu celular sempre é de modelo desatualizado. Coitada de mim, que passo anos e anos juntando reais pra poder conhecer outro lugar rsrsrsrs. beijos, linda.

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h55

      Exatamente, Emily. É um absurdo isso. Um beijo!

  8. Jane Lucia Rosário Oliveira   08/01/16 • 12h39

    Adorei o seu comentário. Penso exatamente como você e ajo desta maneira.

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h57

      Obrigada, Jane. Bjs

  9. Raquel   09/01/16 • 13h55

    Já no primeiro parágrafo me identifiquei. Excelente texto. Descreveu tudo que penso.

    • Fê La Salye   10/01/16 • 10h54

      Muito obrigada, Raquel.

  10. GuiGui   09/01/16 • 22h15

    Copiei e colarei no meu mural do face com seu nome abaixo.
    Parabéns!!!!!!

    • Fê La Salye   10/01/16 • 10h48

      Obrigada, GuiGui! Mas se puder compartilhar o link ao invés de copiar o texto seria ainda mais legal :)

  11. Maysa   10/01/16 • 01h33

    Essas mesmas pessoas que fazem cara de nojo são as que pagam 1500 reais num camarote de festa de rodeio aqui na minha cidade! Vai entender

    • Fê La Salye   10/01/16 • 10h51

      Pois é, Maysa. Vai entender…

  12. Carlos   10/01/16 • 09h06

    Uma pergunta que me fica é: e se foi caro mesmo?

    Qual o problema de se gastar muito em algo? Pior: qual o problema de se ter dinheiro para gastar assim?

    Porque, por trás disso, fica uma questão: por que ter grana, poder pagar coisas caras, seria algo ofensivo ou , ao menos, algo que cause “nojo”?

    Não tá certo isso não!!! Pensamento de pobre!! Que isso!!!

    • Fê La Salye   10/01/16 • 10h27

      Carlos, você tem toda a razão. Não há NENHUM problema no preço do destino e muito menos em ser rico. O ponto central do texto nem é o poder aquisitivo de cada um mas no esforço de todo ser humano, sendo pobre ou rico, em chegar aonde chegou e ter o DIREITO de fazer o que quiser com o dinheiro que lutou para ter e também em fazer cada um pensar que muitas vezes criticamos o valor que o outro paga em viagens quando muitas vezes gastamos o equivalente em outras coisas que muitas vezes nem usamos ou damos o devido valor. Esse é o ponto central do texto: liberdade de escolha, valorização ao que cada um lutou para ter independente da conta bancária e viver com leveza. Obrigada por comentar!

    • Arthur   11/01/16 • 07h11

      Parabéns pela publicação! É o retrato da realidade!

      Infelizmente, para o brasileiro, especificamente, ser rico é pecado! Ter dinheiro e utiliza-lo para o seu conforto, suas experiências pessoais, é errado, na visão do brasileiro comum!
      Por isso estamos na situação que estamos!
      Se você trabalha, ganha seu dinheiro honestamente, o gasta como achar melhor! E viajar é o melhor investimento que pode ser feito!

      • Fê La Salye   12/01/16 • 14h00

        Exatamente, Arthur. Obrigada por comentar.

  13. Tarcilia   12/01/16 • 22h21

    Perfeito o seu post! As pessoas fazem parecer que devemos nos sentir mal ou culpados por termos viajado, quando na verdade se esquecem das horas que passanos trabalhando, economizando e pesquisando para realizar aquela tão sonhada viagem. Seu post me fez lembrar de um outro que li esses dias: “- trabalhando até tarde todos os dias? Cuidado! Uma hora vão dizer que vc tem sorte!”
    Que pena eu tenho dessas pessoas que não se alegram com as conquistas alheias.

    • Fê La Salye   14/01/16 • 18h06

      hahaha Boa frase! Bjs

  14. Andreia Pereira   05/04/16 • 16h43

    Amei… ja faz um tempo que postou mas agora que estou conseguindo ler seu blog, aos poucos. Adorei a publicação!

  15. Luanna   11/04/16 • 13h39

    Me deparo muito com comentários do tipo, porém ninguém sabe o quão suado é o meu trabalho e o como me desdobro pra realizar meus desejos e sonhos.
    Hoje percebo que as vezes não vale a pena nem argumentar…apenas deixar a pessoa com a mentalidade pequena falar… Cansa menos rebater.

    • Fê La Salye   11/04/16 • 16h54

      Também acho. Fiz o post só pra nao me sentir sozinha hahaha. Bjs

  16. ARMINDA MARIA ALVES   10/05/16 • 10h20

    Disse tuudooo!!!!

  17. Geovani Martins   02/06/16 • 20h53

    Ótimo texto…
    Porém acrescentaria outro ponto se me permite.
    A pessoa não te diz mais pensa.Nossa vc foi viajar e não levou seus filhos?
    Bem, fui e não levei, primeiramente por não expor meus filhos a uma viagem que no momento não acrescentaria nada a sua cultura além de ter que expor eles a situações climáticas que no meu ver poderia até prejudica los.
    Segundo, a idéia de que terei que viajar eu minha mulher quando eles estiverem criados para mim não encaixa,pois, quando eles estiverem “criados” possivelmente não terei a energia que tenho hj, e a energia que terei possivelmente usarei para ajudá los a criar meus netos pq eles e seus respectivos companheiros irão viajar(isso farei com todo amor, pois hj fazem isso por mim).
    Terceiro a eles nada faltam,outras viagens, educação, vestimentas, alimentação, amor, carinho, cuidado, atenção, entre outras muitas coisas que poderia passar horas e dedos aqui digitando.
    Ponto principal do texto: Liberdade de escolha.
    Eu escolha as minhas escolhas, e obrigado a todos que apoiam e me ajudam, principalmente aqueles que cuidam dos meus tesouros enquanto aumento minha cultura e renovo meu amor com ela.
    Sem mais… rsrs

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h33

      Ótimo comentário, Geovani. Concordo com tudo. Cada fase da vida pede viagens diferentes. A Liberdade de Escolha nunca nos pode ser tirada.

  18. Júlio Cesar   09/01/17 • 22h14

    Oi, Fe. Parabéns pelo texto!! Resume muito o sonho de um mochileiro. Em Julho de 2015 eu fiz uma viagem de 1 semanaa Argentina. Conheci pessoas que viajaram por varios países com essa forma de pensar. Desde então passei a seguir esse modelo pra economizar grana. O Texto ta bem autoexplicativo para quem deseja realizar uma viagem.

    Obrigado pelo texto,
    Forte abraco

  19. Daniela   18/05/18 • 08h29

    Amando as suas publicações !! Parabéns!

Anterior
Próximo
Voltar para a home