E desde segunda à noite a internet não fala de outra coisa que não seja a modelo de 18 anos, Essena O’neil, que tem mais de 500 seguidores no Instagram e que resolveu “dizer a verdade” nas redes sociais ao editar a legenda de suas fotos contando que determinada foto era um post pago ou ainda que em determinada foto não era realmente uma cara de felicidade, apenas pose.
Ela teve o aplauso de muita gente e com certeza ganhou ainda mais seguidores e popularidade. Acontece que não vi nada de “verdadeiro” ou de coerente nessa atitude e vou explicar os porquês dessa minha sensação.
Fato: Eu na Isla de Páscua. Legenda supostamente ideal: Estou exausta depois de subir esse vulcão mas vou tirar uma foto de costas para parecer que estou refletindo e não sem fôlego. Jura que isso é mais sincero ou que não possa ser verdade que estou refletindo?
1. Não é vergonhoso ser pago por uma marca
Se uma marca te procura para um post pago é porque ela reconhece o seu trabalho e a sua influência na internet, então isso sempre será algo positivo. Se você não concorda com os valores dessa marca, não se identifica em nada com ela e de repente até não ficou feliz com a proposta, aí já é um erro seu em associar a sua imagem.
2. O problema não é a publicidade mas a omissão
Já tenho um post bem detalhado sobre o assunto e que você pode conferir aqui mas como publicitária posso afirmar que o problema não está na publicidade atrelada a perfis virtuais e sim na omissão de que é publicidade, o que inclusive configura um processo. Então me desculpem, faltou profissionalismo.
Fato: Eu, extremamente feliz no meu casamento. Legenda supostamente ideal: Que acabe logo essa sessão de fotos porque estou exausta. Isso seria sincero mas a felicidade por trás do cansaço não?
3. Fotos de qualidade não configuram falsidade
Cada rede social tem um perfil e saber como apostar em cada uma delas é que vai garantir o sucesso da sua marca. No meu caso, por exemplo, tenho uma linha editorial em cada uma das redes sociais do blog. Quem me segue em todas sabe disso. E se tem uma coisa que é fato no instagram é que foto bonita funciona. E um perfil no instagram tende a ter mais seguidores quando não apenas algumas fotos mas toda a galeria tem uma ótima qualidade, luz, coisas bonitas e criativas. É o estilo dessa rede social que inclusive faz sucesso por isso, assim como o Pinterest, onde você salva as fotos mais inspiradoras e bonitas que encontra. Quando alguém procura um fotógrafo para o seu casamento ele pode ser o melhor do mundo mas se ele não tem um site ou uma página com fotos que comprovem a sua qualidade, ele vai perder clientes. Blogs, Facebooks e Twitters conquistam pela qualidade textual e o Instagram pelo visual. Simples assim. Foto bonita não é foto falsa, é apenas uma foto e as pessoas preferem fotos bonitas, assim como um dia preferiram recortar lindas fotos de revista para decorar o quarto ou um mural. É o que é.
4. Estado de espírito é uma coisa e trabalho é outra
Se uma marca me pede uma foto sorrindo porque sorrir é mais bonito e eu estou triste nesse dia, isso é falsidade? Não meus queridos, isso é trabalho! Todos os dias você precisa chegar à sua empresa e dar o melhor de si e nem todos os dias você está emocionalmente bem para isso mas você sabe que profissionalismo é exatamente isso.
5. Editar legendas não desfaz o jabá
As legendas foram editadas para contar a tal “verdade” por tras das fotos mas e o dinheiro que cada marca pagou? Foi devolvido também? Ou pior: será que as marcas não pagaram por essa mudança no perfil? Porque se antes ela não dizia que era publicidade porque diria agora, não é mesmo?
Poderia falar mais porém esses motivos são os que mais importam. Sinceramente não vi a atitude como um ato heróico, vi como falta de maturidade, como alguém que talvez já tenha vivido coisas profissionais demais para os seus poucos 18 anos e ainda não aprendeu como lidar, o que é natural. Mas é só.
Por outro lado, me preocupa muito esse apoio generalizado do público porque demonstra que talvez estejam no mesmo estágio de “maturidade” porque é óbvio que a vida não é perfeita como nas redes sociais, não tem diariamente a beleza dos filtros do Instagram mas quem quer ver desgraça liga o jornal, né não?
Será sempre digno o reconhecimento de um erro mas quando ele for um erro. Quando ele for simplesmente falta de coerência e um pretexto para se apoiar em uma polêmica ainda presente sobre a falta de compreensão que gira em torno de uma profissão nova – blogosfera e digital influencer – será apenas mais uma jogada de marketing e como alguém do marketing posso dizer que ela acertou em cheio. Nesse aspecto sim ela tem o meu ponto mas com uma estratégia que não aprovo.
A melhor rede social ainda é uma mesa cheia de amigos. Todas as outras são MÍDIAS sociais, assim como a TV, a Revista e etc. Cabe a você colocar a dose de realidade e filtrar as coisas.
O mundo todinho tem que ler isso!!! Eu tbm compartilho da mesmíssima opinião sem mudar uma vírgula! Pq é bem assim! Nada em exagero é bom! Isso pra mim foi forçar a barra demais!
Não tenho muito o que comentar porque suas palavras já falam tudo e mais um pouquinho do assunto! Me sinto aliviada de saber que tem quem assim também!
Um abraço
Deise, muito obrigada! Confesso que não esperava um feedback tão positivo ou ao menos tão de acordo com o que penso porque muita gente se identificou com a postagem dela mas também fico feliz que muita gente compartilhe do que penso também. Beijos!
Oi Fê, eu também não achei para tudo isso que tão aclamando pela web. Até acho legal se ela se achava fútil e agora vai ter uma pegada mais natureba e espiritual (o que também está super na moda, né?!), mas também não vejo na demais em ter publis, tem é sorte quem consegue alinhar seu perfil a algumas marcas (valores, como você disse).
Acho engraçado as pessoas ainda criticarem que o que tem em rede social não é vida real. Mesmo uma situação ruim pode ser contada com leveza e, às vezes, até bom humor. Realmente, quem quer ver tragédia liga no jornal.
Kisses ;)
Não é? Também acho que de tragédia bastam as notícias mesmo e que houve exagero. Obrigada por comentar viu? Bjs
Concordo com o que disse Fe. Achei nada a ver essa história dessa menina. Logo vai cair no esquecimento. Você disse tudo sobre fotos bonitas, fazem toda a diferença. Essa sua na Isla de Pascua é muito linda. Gosto das suas fotos, só acho que você deveria sinalizar quando publica alguma foto que não é sua tipo as dos posts de turismo de Santiago que não foram tiradas por você. Beijocas
Oi Ma, tudo bem? Minhas fotos de Santiago são tiradas por mim sim. Quando não são eu até coloco a fonte. O que acontece é que eu mesma já fiz fotos para alguns pontos turísticos de Santiago na empresa que trabalho e tenho a liberdade de usar no meu blog porque afinal, foram feitas por mim embora tenham sido pedidas pelas vinícolas ou outros pontos turísticos em questão e se popularizaram de alguma forma. É que trabalho em empresa de comunicação além do blog e isso acontece mesmo. Mas obrigada por comentar.
Eu não acompanhei o caso da menina mas gostei muito de seu texto. Muito o que refletir sobre as mídias sociais.
Olá!
Que texto maravilhoso! Compartilho da sua opinião e não entendi essa comoção gerado com a atitude da garota, esse apoio todo com ela; tudo bem que algumas pessoas estão cansadas da vida perfeita que todos parecem ter nas mídias sociais, mas não foi muito bem isso que a moça demonstrou, mas sim imaturidade como você bem colocou. Se ela estava cansada, era pra ter excluído todas as fotos, ou o perfil, simples assim.
Beijos
Oi Fe! Desculpe então pela falha ;( Parabéns pelas lindas fotos! Coloque seu nome para todos saberem que são suas. Faz tempo que você não publica um post de DIY! O que acha de fazer um novo daquelas saladas suas deliciosas em frascos e um de arte? Ah, amei o post das canecas. Beijocas
Muito obrigada! Eu adoro DIY mas exige muito tempo, algo que por trabalhar fora eu quase nao tenho. Esses vídeos sao os mais difíceis de serem gravados mas estou tentando retomar. Bjs
Perfeito!!!
Oi Fê! Achei ótimo esse post. Eu não sabia ainda dessa história, mas gostei da sua opinião e concordo. Acho que ainda falta maturidade pra maioria das pessoas aprenderem a diferenciar corretamente entre o que é realmente certo e errado das coisas que são compartilhadas na internet.
Beijos