17 abr 2016

Cardápio Semanal: como organizar a Alimentação da Semana

LIFESTYLE > Alimentação > COMPORTAMENTO > Organização > Vídeos

Quando eu contei como organizo a minha semana, mencionei que também organizo a minha alimentação da semana para não só ter mais tempo para outras coisas mas para me alimentar de forma saudável e gastando menos.

Como várias pessoas se interessaram pelo assunto, vim contar como funciona o meu cardápio semanal e como ele é fundamental para manter a saúde e a produtividade aqui de casa. Acho que o vídeo vai esclarecer bastante.

Agora que vocês já sabem que a minha alimentação da semana conta com a ajuda de um cardápio semanal, vou reforçar aqui alguns benefícios dessa prática:

  • Economia de tempo: você cozinha 1x na semana e tem mais tempo livre para se dedicar a outras coisas.

 

  • Economia de dinheiro: comer em casa ou levar comida para o trabalho sai bem mais barato do que comer todos os dias em restaurantes, sem contar que ir ao supermercado já sabendo o que vai cozinhar diminui as chances de gastar com coisas desnecessárias.

 

  • Maior chance de comer melhor: Quando você sabe o que vai comer a cada dia pode ver que tipo de alimento está repetindo mais, quais alimentos saudáveis tem deixado de consumir e passa a combinar e a equilibrar melhor os seus pratos.

 

  • Menos desperdício: Você cozinha exatamente o que vai consumir, evita exageros que vez ou outra podem significar um desperdício de comida e até consegue se manter no peso por se acostumar a consumir a quantidade que coloca em cada potinho, evitando repetir ou exagerar nas porções.

 

Como funciona na prática:

Para que o cardápio semanal seja eficiente você vai precisar:

  • Escolher um dia na semana para planejar o cardápio da próxima semana. Neste dia você vai pensar no que vai querer comer em cada refeição. A consulta com uma nutricionista e aplicativos de receitas ajudam muito.

 

  • Escolher um dia para fazer as compras e deixar os alimentos preparados para consumir na semana. Dê prioridade para os alimentos que já estão maduros. Em breve farei um vídeo contando como eu congelo determinados alimentos para facilitar na semana e sem que eles percam seus nutrientes, mas enquanto isso você pode pesquisar essa parte no Google. Se quiser uma ajuda com a salada, aqui no blog eu já expliquei como fazer a Salada de Vidro para a semana sem que ela perca aquele sabor de salada fresquinha.

 

Para quem tem interesse em adotar o cardápio semanal para organizar a alimentação da semana, vou disponibilizar o cardápio que eu fiz para mim. Fiz em PB para que você não gaste muita tinta ao imprimir. Recomendo que faça o mesmo que eu: imprima em folha A4 (para que tenha mais espaço para escrever já que o papel carta diminui a área de impressão) e plastifique, assim poderá usar muitas vezes. Depois é só colocar em um lugar visível para a sua família. Eu deixo na lateral da geladeira. Se preferir, crie uma tabela no excel e vá salvando os cardápios que já fez para ter opções no futuro mas se quiser fazer como eu faço, é só clicar na imagem abaixo para ter o arquivo.


Importante: 

  • Eu faço 6 refeições porque essa quantidade foi definida pela minha nutricionista. Se você não come 6x por dia é só ignorar no cardápio as refeições que não faz.

 

  • Se você quer comer melhor mas não tem como passar em uma nutricionista, aqui no blog tem um Guia de Reeducação Alimentar (que eu carinhosamente chamei de #Desembucha) que foi feito juntamente com a minha nutricionista para ajudar as pessoas que querem aprender a se alimentar de forma saudável. Não é dieta, é apenas para você aprender a combinar os alimentos, definir a quantidade de cada porção e colocar mais saúde na sua alimentação. Quando eu reeduquei a minha alimentação consegui perder 15kg. Vale a pena!

 

  • Para quem mora em Santiago, eu costumo fazer as minhas compras nos supermercados Líder e Jumbo (aqui eu falo mais sobre os supermercados de Santiago) que são os maiores e com mais variedade e as frutas e verduras eu compro no La Vega Central (centro de Santiago), que é como se fosse o famoso Sacolão do Brasil ou o Ceagesp em São Paulo, onde tudo é mais fresquinho, bem mais barato e vem em muita quantidade. Compro com amigas e dividimos a conta porque vem tanta coisa que eu fico com medo de desperdiçar. Dessa forma todo mundo sai ganhando.

 

Espero que tenham gostado e se começarem a usar meu cardápio semanal, postem uma foto no Instagram usando a tag #dicapigmentof. Vou adorar ver! Se alimentar bem e ser produtivo exige disciplina. Eu prefiro 1 dia na cozinha do que 7 dias cozinhando e a verdade é que com emprego, blog, canal, compromissos pessoais, casa para arrumar, academia e outras coisas, eu realmente não tenho tempo para isso todos os dias. E como os hábitos alimentares em casa são saudáveis e somos apenas duas pessoas na casa, eu não passo o domingo inteiro na cozinha. Na parte da manhã já fica tudo pronto. O cardápio semanal salva a minha semana.

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

11 comentários em "Cardápio Semanal: como organizar a Alimentação da Semana"
  1. Carla   18/04/16 • 21h18

    Adorei o video, Fê! Eu gostaria de ver o video de como vc faz as suas marmitinhas! Vai ajudar bastante!
    Um beijo!

  2. Carla   02/12/16 • 15h55

    Fê, adorei o artigo e o vídeo. Sempre procurei por esse tipo de organização alimentar e achei seu site muito bem construído, parabéns pelas dicas e agora vai com essa ajuda.

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h07

      Muito obrigada, Carla! Boa sorte nesse novo hábito. Realmente funciona.

  3. VIvian Couto   01/03/17 • 19h40

    Oii Fê, conheci seu canal e o blog hoje e estou amaaaando!! Incrível sua dedicação com tudo, sério! Dá vontad e de ver todos os vídeos num dia só hahaha
    Estava sem ideias para preparar minhas marmitinhas da semana e seu vídeo e o post foram MUITO úteis.
    Parabéns pelo conteúdo!! Sucesso!!

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h25

      Vivian, seja bem vinda ao meu blog/canal! Muito obrigada pelo carinho e espero que continue gostando dos conteúdos. Bjs

  4. Fernanda   19/06/17 • 11h00

    olá Fê, muito bom o artigo, eu estava muito em dúvida sobre isso, sou muito desorganizada com esse tipo de coisa, espero me adaptar com esse método de alimentação, obrigada, bjs…

  5. ANA CÉLIA PEREIRA DE SOUZA SANTOS   07/06/20 • 16h26

    OLÁ BOA TARDE!
    EU NÃO CONSIGO IMPRIMIR O CARDÁPIO DE ALIMENTAÇÃO SEMANAL. VOCÊ PODERIA ME ENVIAR POR E-MAIL?

    • Fê La Salye   23/06/20 • 14h30

      Já ajustei o link, pode tentar de novo por favor? Obrigada!

  6. VALQUÍRIA BARBOSA DE SOUZA   15/06/20 • 22h07

    Como faço para baixar a planilha de planejamento.
    Tem a opção click aqui. Mas, não baixa…

Anterior
Próximo
Voltar para a home