22 mar 2017

As Casas de Pablo Neruda

VIAGEM > CHILE > Santiago > PONTOS TURÍSTICOS

Essa dica é para quem ama literatura e conhecer grandes ícones dos países que visita. Se é o seu caso, precisa incluir a visita de uma das casas de Pablo Neruda no seu roteiro do Chile.

Pablo Neruda

Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto, conocido mundialmente como Pablo Neruda, nasceu en Parral, região central do Chile em 1904. Publicou seu primeiro livro, “Crepusculario”, em 1923 mas ficou realmente famoso com o livro “20 poemas de amor y Una Canción Desesperada”. Morreu no dia 23 de setembro de 1973 deixando 45 livros publicados e outros trabalhos que foram traduzidos em mais de 35 idiomas, além de ter sido ganhador do Premio Nobel em 1971.

Neruda teve 3 casas no país, uma em Santiago, outra em Valparaíso e a terceira em Isla Negra. Elas são administradas pela Fundación Neruda, que abre as casas ao público para que conheçam um pouco mais sobre o escritor. Eu já visitei as 3 casas, então vou detalhar cada uma delas para que possam escolher qual visitar.

Casa La Chascona

la chascona

Essa talvez seja a mais conhecida pelos turistas porque fica em Santiago, bem pertinho do Cerro San Cristobal. Aliás, de determinados lugares da casa é possível ver a divisa entre a parede e as rochas do Cerro.

Esta casa foi fundada em 1953 e o nome foi uma homenagem de Neruda para a sua amada, Matilda Urrutia. Chascona quer dizer “Descabelada” e essa era a forma carinhosa com que ele se referia a ela.

Ao entrar você vai perceber que Neruda adorava colecionar coisas não muito comuns e na Casa La Chascona está sua coleção de obras africanas talhadas em madeira, quadros e objetos bem peculiares.

  • Horários, como chegar e preços, aqui.

 

Casa La Sebastiana

la sebastiana

Esta casa fica em Valparaíso e era uma das preferidas de Neruda para escrever já que o mar o inspirava. Por isso mesmo a casa passa a sensação de estar levitando e ao mesmo tempo bem firmada no chão; um pedido poético de Neruda ao arquiteto.

La Sebastiana surgiu em 1961, nas Fiestas Pátrias do Chile e teve até um poema com seu nome no dia da inauguração. A partir de então se tornou o lugar preferido de Neruda para receber amigos com um único objetivo: comemorar várias festividades e situações. E por falar em amigos, nosso talentoso Jorge Amado frequentou a casa.

Para não perder o costume, nesta casa você vai se deparar com a sua coleção de mapas antigos, objetos que lembram o mar e que lembram também o porto de Valparaiso.

  • Horários, como chegar e preços, aqui.

 

Casa Isla Negra

isla negra

Esta casa é a mais antiga pois surgiu em 1938 e fica na região de Valparaiso porém um pouco mais afastada da região por onde o turista costuma passar, ou seja, não é tão perto da Casa La Sebastiana, porém é possível ir de carro.

É a maior casa do escritor e também a que tem o seu túmulo e o de Matilda, posicionados na direção do mar, a vista preferida de Neruda. Também é a que mais tem objetos de coleção de vários tamanhos e lugares do mundo. Depois de escrever, talvez essa fosse a sua maior paixão.

  • Horários, como chegar e preços, aqui.

 

Informações Importantes:

  • As 3 casas podem ser visitadas com áudio guias e em 5 idiomas: inglês, francês, português, alemão e espanhol;

 

  • Não é preciso reservar;

 

  • Não é permitido tirar fotos no interior das casas;

 

  • Todas contam com uma loja onde você pode comprar algumas obras do escritor e souvenirs;

 

  • Gosto de todas mas te recomendo ir na de Isla Negra porque sai da rota turística convencional, além disso tem mais história nela e a vista é incrível.

 

Se assim como eu você gosta de visitar lugares culturais emblemáticos, precisa incluir uma das casas de Neruda no seu roteiro.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

1 comentário em "As Casas de Pablo Neruda"
  1. Fernanda Gil Serrano dos Santos   22/03/17 • 17h08

    Adorei as dicas!!! Quero muito conhecer as casas de Neruda! E a da Isla Negra é a que mais estou ansiosa!!! Beijos

Anterior
Próximo
Voltar para a home