20 jul 2017

5 coisas que faço não preocupar minha família ao morar fora

MORAR FORA > MORAR NO EXTERIOR

Nesses anos todos morando fora eu fui aprendendo como passar segurança para mim e pra minha família de uma forma que eles fossem ficando cada vez mais acostumados com a minha presença em outro país como eu já estou. Entre as muitas coisas que faço, resolvi contar pra vocês 5 coisas que tornam o dia a dia da minha família no Brasil mais tranquilocom relação a mim.

action-2277292_960_720

1) Contar as coisas quando já estou em segurança

Já precisei fazer cirurgia depois de morar fora, já passei mal por algum motivo e fui parar na urgência de um hospital e também já estive envolvida em algum tipo de acidente no trânsito. Em todos estes casos eu só avisei a minha família quando realmente necessário e só depois que eu já estava em segurança. No caso da cirurgia, por exemplo, avisar antes só deixaria todo mundo preocupado mesmo que eu explicasse muitas vezes que era algo relativamente simples e que eu poderia contar apenas com a ajuda do meu marido. Muitas vezes, omitir fatos para a família no Brasil é evitar que eles sofram e quando eles não sofrem você também fica em paz mesmo que tenha que passar por algo sozinho.

2) Não avisar com muita antecedência as minhas idas ao Brasil

Porque se os adultos ficam ansiosos, os sobrinhos ficam mais ainda e se acontece qualquer coisa que precisa adiar a viagem, ninguém fica frustrado. Geralmente só conto que vou umas duas semanas antes, às vezes até na semana mesmo. Tem dado certo e sinto que minha família e amigos preferem assim. Só aviso com muita antecedência em casos que envolvam maior planejamento como confirmar presença no casamento de alguém ou numa viagem com mais pessoas dentro do Brasil mesmo.

3) Não fazer nada que fuja da minha rotina de comunicação 

Em geral falo com minha família por WhatsApp, seja por mensagem de texto, áudio ou vídeo. Ligar é mesmo algo muito raro e nas poucas vezes que aconteceu percebi que a pessoa do outro lado já atendeu esperando uma má notícia e nem sempre era. Por isso eu mantenho o hábito de nao inovar na minha forma de comunicação com eles sem avisar antes para evitar preocupações desnecessárias. Tudo dobra de tamanho quando se mora fora. Evitar mal entendido é o melhor a se fazer.

4) Não reclamar de ambos países

Porque por mais que de repente alguma situação no Chile ou no Brasil me irrite, dividir com a família e amigos não ajuda muito. Tem sempre alguém que vai te olhar com cara de “você nem mora mais aqui, nem deveria estar opinando” e no caso do Chile, vai sobrar gente pensando “então vem embora” e não é o caso também, eu gosto de morar aqui. Agora imagina quem não está adaptado ainda e ouve isso? Não ajuda em nada a se adaptar.

5) Personalizo os contatos

Estou sozinha no Chile. Toda a minha família está no Brasil. Se me acontece qualquer coisa um dia é importante que minha família seja comunicada. Então meus contatos para emergência no trabalho e outros lugares que costumo frequentar sempre possui um telefone no Chile e mais de 1 telefone no Brasil. No meu celular eu também gravo os contatos de forma personalizada. Exemplo: Juliana (hermana), para que o chileno que me socorra saiba pra quem ligar.

Tem várias outras coisas que faço mas acho que com essas quem já mora fora ou está pensando em fazer isso já pode ir pensando no que funcionaria com sua família e amigos. Alguém tem alguma dica nesse aspecto que queira dividir com a gente?

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home