25 fev 2018

6 coisas que mudam depois de morar fora

MORAR FORA > MORAR NO EXTERIOR

Sempre digo que morar fora é uma experiência tão desafiante e com poder de amadurecimento tão grande, que todo mundo deveria considerar a ideia. Hoje vou contar algumas coisas que mudam depois de morar fora.

1. Vida dupla

Morar fora é ter duas casas, dois idiomas, duas moedas na carteira, duas formas de pensar, duas culturas, dois tipos de comportamento. É praticamente ter uma versão sua pra usar em cada países: o que nasceu e o que foi morar e como consequência, é ter o coração dividido entre saudade do que ficou para trás e a saudade que sabe que vai sentir se sair do país que vive hoje, quanto tenha que ir embora.

2. Os pequenos mimos valem ouro

Você pode até ter acesso a coisas mais baratas e sofisticadas hoje mas nada terá mais valor que aquela caixinha do correio ou aquela mala de familiar ou amigo que chega repleta de guloseimas que há meses você não come e nem sabia que gostava tanto.

3. Você avalia melhor quem fica e quem sai da sua vida

Distante de todos é mais fácil identificar quem são os que continuam agindo como se a distância não existisse e os que seguiram suas vidas sem te incluir. É obvio que você também escolheu uma nova vida e vai preencher seu tempo com outras coisas e pessoas neste novo lugar, mas muita gente vai se apoiar nisso como desculpa para se afastar. Você também vai aprender que as despedidas vão ficando mais fáceis ou ao menos mais aceitáveis.

4. Você entende que a culpa faz parte

Lembra quando você ainda morava no Brasil e sua mãe perguntava porque você não foi ao churrasco do domingo e você dizia que era porque já tinha outro compromisso e de repente a culpa te perseguia? Pois é, agora vai ter que lidar com ela a cada casamento, aniversário, natal e ano novo que não puder estar.

5. Você conhecerá o olhar de outras pessoas sobre o seu país

Porque morar no exterior pode ter vários motivos, entre eles o querer viver melhor. O que muitas vezes a gente não espera é que os nativos desse novo país admirem coisas no nosso que nunca imaginamos. Isso nos permite olhar com mais neutralidade e até com mais carinho para as coisas que não dávamos tanto valor por estarmos submersos em outros problemas que não víamos solução.

6. Os problemas já não terão tanta importância

Sabe aquelas coisas que você reclamava, se irritava, perdia horas pensando em como ser diferente? Elas vão perder o grau de importância, vão ficar insignificantes diante do novo. É que você vai descobrir tantas coisas, vai se autoconhecer, vai abrir a mente para tantas possibilidades e diferenças, vai ser tão desafiado diariamente em cada coisinha, que vai acabar se dando conta de que amadureceu e portanto certas coisas já não merecem tanto desgaste.

Com certeza muitas outras coisas mudam em quem mora fora e já compartilhei várias aqui no blog mas essas são as que mais me impactaram. E em você? O que mudou? Me conte!

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

3 comentários em "6 coisas que mudam depois de morar fora"
  1. Wilma Lima   25/02/18 • 23h02

    Ficou lindo o blog! Adoro seu conteúdo, você é inspiradora. Desejo cada vez mais sucesso pra você. Uma das coisas que mais admiro em você, é seu amor pelo Brasil, a maioria dos canais de quem mora fora desqualificam completamente o país. Temos inúmeros problemas, e temos que ser críticos sem dúvida, mas desqualificar o país acho de um pedantismo absurdo. Beijos.

  2. Juliana   26/02/18 • 15h23

    Eu sinto que tenho vida dupla. Ainda nao consegui me desligar do Brasil. Todos os dias sem excecao penso em voltar. Estou naquela fase de sentir saudades de tudo e todos, inclusive de coisas que eu reclamava. E ao mesmo tempo, vejo como estou evoluindo aqui em varios aspectos. Nao sei como sera, mas espero que de um dia para o outro eu comece a me sentir tao bem que ja nao vou querer voltar para o Brasil, quase como que um start. Obrigada pelos textos, Feña.

  3. implante dentario   22/01/19 • 15h46

    Muito legal seus textos, comentário muito bacana, estou gostando muito!

Anterior
Próximo
Voltar para a home