Muito se fala dos cuidados com o cabelo no verao, devido ao sol, praia e piscina; mas nao é apenas no verao que o cabelo precisa de atençao redobrada. O inverno, por exemplo, é uma das estaçoes que mais causam danos ao picumã (picumã = Fuligem / Teias de aranha enegrecidas pela fuligem. No dito popular: cabelo, cabelón, cabeleira).
Assim como o banho quente detona a pele, ele também retira a oleosidade natural do cabelo, aquele que garante que ele continue protegido das agressoes do dia a dia e hidratado. Fora isso, outros fatores contribuem para que o coitadinho fique revoltado, todo trabalhado na eletrecidade e pontas mais que duplas.
O que a gente pode fazer pra evitar isso?
- Começando pelo básico, vale investir um pouquinho mais naquele shampoo e condicionador bom, e principalmente, adequados ao seu tipo de cabelo.
- Uma hidrataçao nunca fez mal a ninguém. Ir ao salao pode ser caro, mas dá pra manter o cabelo bonito em casa, com boas máscaras, coisa de 5 minutos durante o banho. Inclusive, pra quem alega falta de tempo, já tem produtos que hidratam o cabelo enquanto você dorme. Eu mesma já usei e fiz até resenha aqui.
- Uma limpeza profunda mensalmente ou a cada 2 meses, no salao, é ótima para revitalizar o cabelo. Ela é boa pra limpar as impurezas e retirar os resíduos acumulados no cabelo. Já teve a infeliz experiência de comprar aquele shampoo recomendado em milhoes de blogs mas que no seu picumã só fez piorar a situaçao ou nao fez nem espuma? Isso pode ser falta de limpeza profunda. Shampoo nada mais é do que um detergente mais cheiroso e específico para o seu cabelo, que deixa resíduos na sua cabeça, como deixa em qualquer esponja. Quando você limpa profundamente, o próximo shampoo pode agir de verdade.
- A água quente é a grande vilã. Ela desidrata os fios, faz o cabelo cair aos montes e provoca a descamaçao do couro cabeludo que por muita gente é confundida com a caspa. Sempre que puder, utilize água morna ou fria (coragem!).
- O cabelo fica mesmo mais oleoso no inverno. Para evitar isso, aprenda a lavar como lavam no salao. Clique aqui para aprender. Aproveite para massagear o couro cabeludo enquanto lava porque isso ajuda a acelerar o crescimento dos fios. As tocas, boinas ou qualquer coisa usada na cabeça por muito tempo, também aumentam a oleosidade dos fios. Nao abuse!
- Ficar sem secador no inverno, nao dá. Reconheço (em muitos casos, nao dá pra ficar sem ele NUNCA haha), mas para nao danificar os fios, use um protetor térmico ou reparador de pontas antes de secar.
- Nao durma com o cabelo molhado porque além da umidade que gera bactérias e fungos no couro cabeludo, ele fica mais fraco e quebrado.
Eu realmente sou neurótica com cabelo. Cuido mesmo e sempre estou em busca de novidades no assunto. Você nao precisa chegar a esse nível (nao mesmo rsrs) mas alguns cuidados sao importantes pra você se sentir numa propaganda de shampoo haha.
Adorei o ‘neurótica’ hahahah eu sou o outro oposto – te juro que nem secador eu tenho!! Mas dormir com cabelo úmido já me rendeu até infeccção no ouvido. Tem que ter cuidado mesmo. Também achei demais aprender a lavar o cabelo direito – vai me ajudar com a minha preguiça de cuidar da juba, já que realmente está sofrível :) beijoca!!
Sou neurótica com cabelo, vc nao tem ideia hahaha. Vou te mandar injeçoes de ânimo por correo haha. Bjs