Importante: Tenho um post mais atualizado, inclusive com vídeo. Clique aqui.
……..
Este é o segundo post da série Como funciona o Sistema Educacional no Chile. No primeiro post expliquei de forma geral cada etapa da vida escolar, desde o maternal até a universidade. Neste segundo post você saberá tudo sobre o funcionamento da fase Pré-Escolar, ou seja, creches, maternal, jardim infantil e tudo o que vem antes da 1° série.
Lembrando que ainda não sou mãe e que contei com a ajuda de um chileno especialista no assunto e uma amiga brasileira que tem filho estudando aqui para dar todas as informações sobre como é a Educação no Chile; portanto o mais provável é que eu não saiba responder aqueles detalhes que só mãe e pai se preocupam mas o caminho das pedras você vai encontrar neste post. Vamos lá!
Confira na imagem como funciona cada módulo dessa etapa no Chile:
- Playgroup
O Playgroup não está na imagem acima mas é importante falar sobre ele. Algumas escolas oferecem esse nível para crianças de 3 a 4 anos também. O processo seletivo para a criança (vou falar dele nesse post) é menos exigente e já garante a estadia dela no colégio até o Ensino Médio, que você vai entender melhor lendo os posts dessa série.
- Níveis Obrigatórios
De todos os níveis mostrados na imagem, o único que é obrigatório é o Kinder, equivalente ao Pré no Brasil. Sem ele é impossível ser matriculado na 1° série.
- Escolinhas
Para cada um destes níveis existem escolinhas particulares e públicas e para ambas é preciso passar por um processo que no Chile é conhecido como Postulación, que nada mais é do que um processo seletivo que envolve entrevista com a família, avaliação educacional e psicológica da criança dependendo da escolinha, entre outros requisitos que variam em cada instituição de ensino. As escolinhas e colégios em geral são bem criteriosos.
Clicando aqui você tem acesso a todas as escolinhas de Santiago, separadas por comunas (regiões) e entrando em contato com cada uma poderá ter uma margem de valores, requisitos e demais informações. Caso precise entender como as regiões são divididas e administradas, clique aqui.
- Escolinhas Públicas
É importante que você saiba que as escolinhas públicas não são gratuitas. Aliás, quase nada que é público no Chile é gratuito. O que eu já ouvi de muitos chilenos é que se algo é totalmente gratuito tende a não funcionar bem (eles falam isso pra qualquer coisa, inclusive quando se referem a outros países), então você terá sempre que pagar, nem que seja um valor menor.
- Creches
Para quem busca algo parecido com as creches do Brasil, no Chile elas se chamam Junji e neste link você também pode ver uma lista das que existem, onde ficam, valores, requisitos e etc.
- Idioma
Obviamente seu filho será alfabetizado em espanhol em qualquer escolinha mas é a melhor fase para absorver um novo idioma. Não se preocupe com isso! As escolinhas estão acostumadas a receber estrangeiros, então vão saber se comunicar com seu filho.
- O que fazer após terminar esta primeira etapa?
Quando seu filho estiver no nível Kinder, vai precisar começar a fazer os trâmites (conhecido como Postulación) para dar início no ano seguinte na Enseñanza Básica, que no Brasil conhecemos como Ensino Fundamental. Vale lembrar que o processo de Postulación deve ser feito no mês de março do ano que antecede a Enseñanza Básica do seu filho. Ou seja, se em 2017 ele tem que começar a 1° série, deve começar o processo de Postulación em março de 2016. Para saber mais sobre isso, veja os links no final do post.
Isto é o que de mais importante você precisa saber sobre a etapa pré-escolar no Chile. Não esqueça de tirar as suas dúvidas nos links indicados no post já que eles vão te informar melhor do que eu que ainda não tenho filhos e portanto não vivi essa experiência.
Se deseja continuar sabendo sobre cada etapa do sistema de educação no Chile, é só conferir os links abaixo e para qualquer informação sobre morar no Chile, clique aqui.
- Como funciona o Sistema Educacional no Chile
- 2ª Etapa: Ensino Fundamental
- 3ª Etapa: Ensino Médio
- 4ª Etapa: Ensino Superior
Esta série foi desenvolvida pelo blog Pigmento F. Nenhum outro blog que fale do país escreveu sobre esse assunto com essa riqueza de detalhes, portanto dê o crédito ao blog juntamente com o link caso o use como fonte de pesquisa em algum outro site. Obrigada!
FANTÁSTICO. ADOREI LER E AGREGAR CONHECIMENTOS SOBRE O SISTEMA DE ENSINO NO CHILE.
IREI PASSAR UNS DIAS LÁ. SE TIVER OPORTUNIDADE E CONDIÇÃO IREI VISITAR ALGUMA ESCOLA POIS COMO PROFESSOR APOSENTADO TENHO CURIOSIDADES EM TROCAR ALGUMA EXPERIÊNCIA.
PARABÉNS.
OBRIGADO
ABRAÇOS Prof. Verdiani