13 nov 2012

Faltam 6kg para o Verao

LIFESTYLE > Projeto #AlgoPorMim

Já contei nesse post aqui como foi que saí da vida sedentária para a vida em movimento, mas hoje estou aqui para detalhar um pouco as coisas que fiz para mudar o meu estilo de vida e o quanto tudo isso tem feito eu me sentir melhor.

Exceto até meus 4 anos de idade, depois disso eu nunca fui gordinha. Minha família nao tem tendência e fora isso, minha mae sempre cuidou muito bem da alimentaçao de todo mundo. Até meus 27 anos fui vegetariana e sempre fui muito disciplinada para comer, o que considero ter ajudado a sempre me manter no meu peso.

Há 3 anos introduzi a carne na minha alimentaçao porque tive um pequeno problema de anemia devido a uma leve depressao já superada, graças a Deus, o que fez com que o médico recomendasse passar a comer um pouco de carne por semana. Mesmo com um problema de saúde, eu evitei comer carne o máximo que eu pude (nao tenho nada contra, só nao estava acostumada), até que fui almoçar pela primeira vez na casa da sogra que cozinha divinamente. Aí nao deu pra resistir…haha Mas eu ainda como o mais natural possível e prefiro carne branca.

Eu disse tudo isso pra dizer que alimentaçao nunca foi um problema pra mim mas realizar uma atividade física, sim. E no mesmo post que mencionei lá em cima, eu conto como me apaixonei pela academia, através das aulas de Body Pump, que prometo contar com mais detalhes como funciona e seus benefícios/resultados (que sao muito rápidos) em um outro post, ok? Porque hoje eu quero contar como esse mundo de transpiraçao e músculos tem me ganhado a cada dia.

Sempre me diziam que quando você começa a frequentar a academia ou a se dedicar a um esporte, automaticamente todos os outros hábitos de saúde vao mudando. Gente, é a mais pura verdade. Desde que passei a levar a sério a academia – e isso só tem 5 meses – eu voltei a me alimentar melhor, a respeitar os horários das refeiçoes, a comer mais frutas, legumes e verduras, a dormir 8 horas de sono, a reservar um dia da semana para comer doces (o que pra mim sempre foi difícil porque sou uma formiga e se deixar, como toda hora) e a desafiar meu corpo com outras atividades físicas, ou pelo menos, deixar que ele tenha a chance de dizer se gosta ou nao de tal atividade, ou seja, nao deixo mais a preguiça vencer: eu me arrisco antes de dizer que nao gosto.

E provei isso mais uma vez no último domingo, dia 11 de novembro. Nunca gostei de correr, aliás, nunca gostei de nada relacionado com esportes, mas decide participar neste domingo da Corrida 10K Lanpass, aqui no Chile. Tinha a opçao de participar da de 10K e da de 5K, como eu estava começando, escolhi a de 5K. O namorado nao se inscreveu, mas correu comigo só pra me apoiar e isso fez uma enorme diferença, viu? Você sempre pode mais quando alguém acredita que você vai conseguir.

O que eu tenho a dizer é que me cansei muito, às vezes nao via a hora de acabar, mas quando eu deixei todos estes pensamentos de lado e me concentrei na corrida, foi maravilhoso! Nao sei quantas já sao adeptas ao running, mas a sensaçao de liberdade que te dá enquanto você corre, nao tem explicaçao. E quando eu ultrapassei a linha de chegada, foi sensacional! Nao porque ganhei a corrida – o que de fato nao aconteceu – mas porque superei meus preconceitos, medos, desânimo e tudo o que era negativo para estar ali. Eu me dei uma chance. O máximo que poderia acontecer seria dizer: “Putz, nao gostei da experiência” e ainda assim teria valido a pena porque me permiti e nao fui vencida pela preguiça e justamente por isso, o contrário aconteceu: “Eu gostei muito e quero fazer isso mais vezes“.

Nao estou aqui para dizer que você tem que começar a correr. Mas estou aqui pra dizer que você tem que praticar alguma coisa e aqui vao alguns motivos:

1º) Uma atividade físcia proporciona sensação de bem estar,
2º) Melhora a auto-estima,
3º) Reduz sintomas depressivos e ansiosos,
4º) Melhora o controle do apetite,

5º) Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral,

6º) Melhora a capacidade pulmonar,
7º) Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio,

8º) Melhora o funcionamento do coração,
9º) Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse,
10º) Reduz doenças cardíacas,
11º) Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto,

12º) Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado,
13º) Combate a obesidade,

14º) Facilita o controle do diabetes,

15º) Diminui edemas, varizes e o risco de trombose,

16º) Fortalece a massa muscular,
17º) Aumenta a flexibilidade,

18º) Reduz os riscos de osteoporose e fraturas na velhice,

19º) Melhora a imagem corporal,

20º) Diminui a tensão muscular e a insônia,

21º) Aumenta a produtividade,

22º) Te deixa mais bonita.

Eu poderia continuar listando porque nao faltam bons motivos, mas resolvi parar porque sei que você já está convencida. O que falta mesmo é a açao. Eu disse no título que faltam 6kg para o verao. O que quero dizer é que faltam 6 semanas até o Natal e Ano Novo, período em que naturalmente comemos muito e em seguida vem as férias de verao. Se você nao quer passar mais um verao frustrada e lamentando o que poderia ter feito e nao fez, ainda dá tempo de mudar essa situaçao. Mudando pequenos hábitos da sua rotina, é possível sim perder 6kg até o final do ano ou pelo menos, reduzir boas medidas. A gente sempre pode melhorar e fazer mais por nós, nao é mesmo? Além de emagrecer, você vai conquistar para a sua vida estes e outros muitos benefícios que nao mencionei. Ou seja, você só tem a ganhar.

Eu já comecei a fazer a minha parte. eEvocê, nao quer entrar nesse desafio comigo? Fazermos juntas pode ser mais motivador que fazer sozinha. Quero propor aqui um canal aberto, onde semanalmente – quem quizer, é claro – poderá me enviar seu depoimento dizendo o que está fazendo para melhorar seu estilo de vida, o que aconselha e até mesmo, o quanto tem sido difícil, pra que todo mundo possa se ajudar. Se você tiver interesse em publicar o seu depoimento aqui no blog, seja se identificando ou de maneira anônima, poderá enviar um email para contato@pigmentof.com ou simplesmente, comentar nesse post.

A gente quer te ajudar a viver de forma mais saudável, feliz e extremamente pigmentada! E nao é por ninguém, é POR VOCÊ ou nao vale a pena. Vamos aproveitar essa oportunidade para dar um up na nossa vida, juntas!

E aí, você encara o desafio?

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home