26 nov 2012

Figurino e Maquiagem de Varekai – Cirque du Soleil

LIFESTYLE > Beleza > LIFESTYLE > Moda

Nao é de hoje que todo mundo conhece a fama de excelência profissional e brilhante espetáculo circense da companhia canadense, Cirque du Soleil. Até ontem, eu só conhecia a fama, até que foi possível assistir de perto.

Me desculpem se essa palavra aparecer mais vezes no post, mas é que nao sei se vou encontrar outra para descrever o que vi. Foi tudo simplesmente “incrível!”. O espetáculo Varekai é um verdadeiro show de moda, maquiagem, beleza, movimentos precisos, teatro, entretenimento e talento de sobra. Cada número apresentado me deixou de boca aberta e super satisfeita com o valor que paguei, pois valeu cada centavo estar nas primeiras fileiras. Ver o que acontece no palco é maravilhoso mas o legal é que também há interaçao o tempo todo com a platéia.  É claro que eu nao somente assisti, como reparei em cada detalhe que me foi possível: produçao, figurino e maquiagem. E como boa “fuçona”, descobri várias coisas legais para vocês. Vamos lá!

Começando pela maquiagem (óbvio!), que sao lindíssimas, nao me surpreendi apenas com as criaçoes de Nathalie Gagne, que já desenhou mais de 250 maquiagens para os espetáculos, mas porque ela consegue de uma maneira incrível envolver todos os artistas no processo da maquiagem. Isso porque cada artista faz a sua própria maquiagem (fiquei em choque quando soube), inclusive, eles participam de workshops para aprender as técnicas de maquiagem e com isso garantem que a criaçao de Nathalie se manterá. Os produtos sao de altíssima qualidade já que a maquiagem precisa ser resistente ao suor e a água. As marcas mais usadas por eles sao M.A.C e Ben Nye que é uma marca especializada em maquiagem artística, mas os artistas também podem sugerir marcas de acordo com a sua preferência. Cada artista possui seu camarim individual, onde se maquiam e se vestem sozinhos e eles chegam ao circo 5 horas antes do espetáculo, onde utilizam 3 para treinarem e 2 para se caracterizarem.

O figurino também teve minha total admiraçao e a “culpa” de tanta beleza é da Eiko Ishioka, figurinista de cinema, teatro e ópera que entrou no mundo circense e encontrou o desafio de desenhar um guarda-roupa original mas que ao mesmo tempo nao impedisse o movimento dos artistas, o que é muito importante. E ela nao apenas proporcionou isso nas peças, mas conseguiu a partir dos materiais recomendados, criar modelos exuberantes e vibrantes. O circo conta com mais de 500 peças de vestuário entre roupas, sapatos, perucas, chapéus e acessórios para a apresentação. A lycra ainda é o tecido preferido por causa da flexibilidade, mas também foram usados: aplicações em titânio flexível, esponja de nylon e alguns tipos resistentes ao fogo. Todo o figurino é feito a mão na sede internacional da companhia, em Montreal – Canadá, por cerca de 400 artesãos que trabalham nas oficinas, produzindo mais de 25 mil itens necessários aos diferentes espetáculos. Os sapatos dos artistas também são feitos a mão e sob medida pelos artesãos da Oficina de Sapatos. As peças de couro são tingidas, cortadas e montadas no local. A oficina produz, em média, cerca de 3 mil pares de sapatos por ano. Os chapéus são acessórios essenciais. Semelhantes às roupas, eles também são desenhados e fabricados nas oficinas da companhia. Para ficar perfeito, na oficina de adereços da companhia existe um molde da cabeça de todos os artistas contratados. Dirante o espetáculo, os artistas contam com 6 pesosas que limpam, restauram, passam, retocam e fazem todo o possível para que as roupas estejam sempre impecáveis. É realmente impressionante!

Outra informaçao interessante é que a galera do circo vive uma vida nômade “moderna” pois nao vivem no circo mas em hotéis 5 estrelas. No backstage tem uma cozinha com 4 chefs que cozinham para eles todos os dias uma alimentaçao personalizada, ou seja, cada um deles come o que a nutricionista estabeleceu. Possuem programas de condicionamento e fortalecimento em grupo ou individual, terapia de prevenção contra lesões e reabilitação, avaliações médicas, entre outros grandes benefícios para mantê-los em forma e motivados.

Imagens: Reproduçao de Fotos do Site do Circo

Deixo o trailer do espetáculo para que entendam um pouco do que senti:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AeliHLzL7yY]

Sobre Varekai: Em uma misteriosa floresta no interior de um vulcão, existe um mundo extraordinário. Um lugar onde tudo é possível, chamado Varekai. Um jovem solitário cai dos céus e assim começa a história. Caindo de pára-quedas no meio de uma floresta misteriosa e mágica, um lugar fabuloso habitado por criaturas de mil metamorfoses, este jovem homem lança-se numa aventura absurda e intrigante. Neste lugar longínquo, onde tudo é possível, inicia-se uma celebração à redescoberta da vida. A palavra Varekai significa “em qualquer lugar” na língua dos ciganos, os eternos nômades. Esse espetáculo é uma homenagem ao espírito nômade, à alma e à arte da tradição do circo, bem como à paixão infinita de todos os que continuam a sua busca no caminho que leva até o Varekai.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

1 comentário em "Figurino e Maquiagem de Varekai – Cirque du Soleil"
  1. Maria de Lourdes Campos   26/10/15 • 22h54

    Já assisti ao espetáculo inesquecível e deslumbrante quando tive a oportunidade de ir a Belo Horizonte e me encantar com este momento mágico que “Varekal” me proporcionou. Faço curso de maquiador e para finalizá-lo foi sorteado entre as cursistas diversos estilos de maquiagem, entre eles, a do circo du soleil.
    Para tal, farei uma releitura de maquiagem do Circo du Soleil. Escolhi cores variadas entre tons azuis, verdes, amarelos e vermelho. Espero fazer um bom trabalho de releitura.

Anterior
Próximo
Voltar para a home