10 jan 2013

Desabafo de duas blogueiras

LIFESTYLE > Resignifica

O blog caminha para os 3 meses de vida, ainda é um bebê, mas muita coisa legal já aconteceu e muito aprendizado também.

Como já contamos, o blog nasceu de uma conversa despretensiosa e em pouco tempo ganhou vida. A ideia era compartilhar com vocês um pouco do que sabemos e gostamos, neste grande universo da beleza.

Embora já tenhamos em nossas redes sociais, muita gente que acompanha o nosso trabalho por aqui, pouca gente sabe como funciona a rotina de uma blogueira. Achamos importante contar, para que talvez, algumas coisas fossem melhor compreendidas.

Ter um blog é uma delícia, mas também é bem trabalhoso e desafiante. Primeiro porque a blogosfera é gigante e você nao pode cair no erro de ser apenas mais um. Nao dá pra escrever um post sem pesquisa, sem ir a fundo no assunto.

Trabalhamos seguindo um cronograma de assuntos, para que assim, nenhuma das colunas do blog fiquem defasadas e consigamos levar o maior número de informaçoes para vocês. E isso envolve nao apenas quantidade, mas a qualidade da informaçao.

Escrever exige um certo tempo e cada uma faz isso entre as muitas outras tarefas do dia a dia porque infelizmente, nao vivemos apenas de Pigmento F. A ideia é que o blog se profissionalize e que renda uma grana, por que nao?! Afinal, ele exige muito de nós, mas isso nao quer dizer que nao gostemos disso.

Tendo o texto em maos, é hora de deixá-lo bonito, preparando as fotos, tratando, fazendo as montagens… E tudo isso multiplicado por 3, que é a quantidade de posts DIÁRIOS no blog. E no caso dos tutoriais, mais trabalho ainda: é preciso criar o roteiro do vídeo, preparar o local a ser gravado, checar a luz, gravar sempre se preocupando com você, que vai nos assistir e precisa entender tudo o que está sendo ensinado; e só depois começar a editar. E é aí que o “bicho pega”. Nenhuma de nós fazia isso antes e recorremos a amigos profissionais no assunto para nos darem dicas de ediçao mas também a inúmeros tutoriais na internet. Uma ediçao pode ficar pronta em meia hora ou levar dias, dependendo do material que se tem. Depois, é preciso “renderizar” este vídeo, que vai levar um dia processando, dependendo da boa vontade da internet, fora o tempo do Youtube que nao é muito diferente disso.

Tem também a manutençao do blog. Um blog de beleza precisa ser bonito, óbviamente, e tivemos essa preocupaçao desde o início. E ela ainda nos acompanha: diariamente verificamos o que está bom e o que pode ficar ainda melhor em termos de layout. Tem sempre algo novo acontecendo.

E nao basta escrever ou produzir os vídeos. As informaçoes precisam chegar até as pessoas. Daí vem a manutençao das redes sociais, que nao sobrevivem apenas de replicar posts do blog, mas de conversar com quem nos segue, de realmente criar amizades (e a gente adora isso), de ser próxima de cada uma de vocês.

Existe um trabalho diário de formiguinha, falando com lojas virtuais, assessorias e grandes marcas de beleza, para conseguir matérias e produtos em conta para vocês. Algo que nao é simples de conseguir, mas é possível. E tudo isso demanda tempo e esforço.

Vocês sao a razao da existência do blog, entao, responder cada um dos comentários é essencial! Fazemos isso diariamente também. Está em nossa rotina, entre todas as coisas já faladas.

Estamos sempre perguntando, fazendo enquetes e pedindo a opiniao de vocês porque tudo isso aqui é feito pra vocês. Fizemos uma enquete mais específica em dezembro (ainda está no ar, neste link aqui) e foi muito legal receber o carinho e o feedback de muitas de vocês, sem contar as sugestoes que já estamos tentando implantar aqui.

Mas alguns comentários e “piadinhas” deixam a gente triste. Sabemos que isso vai acontecer sempre, cada pessoa pensa como quer e tem o direito de se expressar, mas queremos aproveitar este início de blog para esclarecer alguns pontos:

– O primeiro deles é que este blog é feito por duas pessoas e eventualmente por outras duas colaboradoras. Cada uma tem uma visao, uma maneira de se expressar e transmitir o seu conhecimento. Acreditamos que a diversidade tem muito a agregar.

– Seguindo essa linha de raciocínio, queremos que você entenda que somos muito parecidas, inclusive temos o mesmo nome mas somos duas “Fernandas”, cada uma com o seu jeito de ser e criar. Cada uma com o seu jeito de escrever e maquiar. E nao tem um jeito certo, apenas, duas maneiras diferentes de fazer, o que consideramos que seja super positivo pra você, que acaba ganhando, em um único blog, duas maneiras de como fazer uma mesma coisa. Nao compare e nem desmereça o trabalho de cada uma de nós. É claro que você pode se identificar mais com uma Fê do que com a outra, a gente entende isso. Mas a sua preferência nao faz do trabalho da outra Fernanda, pior ou “vergonhoso”, como já foi dito.

– Os elogios sao bem-vindos e as críticas também, mas por favor, sempre que criticar, tente analisar o que você faria em nosso lugar, quais sao as circunstâncias e já ofereça uma sugestao. Critícas sem uma ideia de melhoria, muitas vezes nao levam a nada.

– Como já dissemos, respondemos a todos os comentários feitos aqui, mas por favor, entenda se a resposta demorar um pouquinho tá? :)

– Já ouvimos coisas do tipo: “esse blog quase nao tem look do dia”, “sigo um blog que tem isso e esse aqui nao tem” e etc. Bem, o blog está apenas começando, tem muita coisa pra acontecer. Seja um pouco mais compreensiva com a gente, please :) Depois, as pesquisas sao feitas para entender o que você gosta, porque infelizmente a gente nao consegue adivinhar. Por favor, participe das pesquisas e diga o que você gostaria de ver por aqui. Como já foi dito: ajude o blog a melhorar e a ficar com a sua cara. Mas tenha uma coisa em consideraçao: os blogs de beleza podem até ser parecidos, mas nenhum deles tem a pretensao de ser a cópia do blog X, pelo menos, nao esse aqui. Entao, pode ser que algumas coisas você nao veja mesmo por aqui, mas vai encontrar outras coisas legais, certamente!

– A gente nunca conseguirá agradar 100% do público, infelizmente, mas pode ter certeza que o nosso trabalho é feito da melhor maneira, independente disso.

– Temos uma FAQ aqui no blog, com as principais dúvidas que já recebemos. Quando puder, dê uma lida. Isso pode esclarecer muita coisa sobre o nosso trabalho e sobre quem somos.

– Ainda sobre os vídeos, a gente nao tem uma produtora profissional. O que a gente faz sao VLOGS, os famosos vídeos caseiros, onde cada uma coloca a sua carinha diante da própria câmera e grava. De verdade, nao entendemos a reclamaçao sobre a “falta de cenário”, afinal, gravamos em nossa casa (como tantas outras blogueiras que vocês seguem) e ainda temos o cuidado de nao poluir o ambiente, fazendo com que você nao desvie a atençao do único objetivo do vídeo: o tutorial.

– Sobre as postagens da Fê La Salye, onde muita gente reclamou da falta de acentuaçao gráfica, é porque o teclado dela é espanhol e nao tem muitos dos acentos utilizados na língua portuguesa.

– E mais uma vez, o problema nao está em expressar a opiniao, mas em como se expressa. Lembre-se que a linguagem escrita nao tem olhos nos olhos e nao te dá a chance de entender a pessoa através dos gestos. É precisa pensar bem, antes de apertar o “send”.

Desculpa se parecemos nervosas, pode acreditar que nao estamos. Também nao é uma indireta, uma tentativa de atingir uma pessoa ou “x” pessoas. Apenas queremos manter um clima legal por aqui e esclarecer algumas coisas para que tudo fique legal pra gente e pra vocês também. Queremos que este espaço continue pigmentado de muitas emoçoes, todos os dias. Mas só as boas :)

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "Desabafo de duas blogueiras"
  1. Adriana Estella   17/01/13 • 09h53

    Amo vcs duas!! E o blog é um arraso!!!!!!!!

Anterior
Próximo
Voltar para a home