22 jan 2013

MAQUIAGEM – Pergunta que a gente responde

LIFESTYLE > Beleza

Todo mundo tem sempre alguma dúvida com relaçao à maquiagem e por isso resolvi fazer este post com as principais dúvidas no assunto. Será um post em constante atualizaçao, ou seja, cada nova e pertinente pergunta que chegar, será adicionada ao post. Assim tentaremos responder o maior número de dúvidas possíveis. Vamos lá:

mesa21. Preparei a pele mas o excesso de sombra caiu sobre ela. Como posso limpar sem borrar?

Isso é muito chato mesmo, porém, muito simples de resolver: Quando preparar a pele, coloque um pouco mais de pó abaixo dos olhos. Fazendo isso, você poderá “varrer” o excesso de sombra e pó, ao final da maquiagem e nao vai borrar. Há um pincel específico pra isso, que é em formato de leque. Se você nao tiver esse pincel, nao tem problema: a opçao seria retirar a sombra que caiu com corretivo e retocar essa área com um pouco de pó. Tem gente que prefere fazer a pele depois de fazer os olhos para nao ter esse problema. Eu ano sou muito a favor porque acho que acaba dando uma diferença no look quando se faz a pele depois. Nao fica igual. Mas essa também seria uma opçao.

2. Para que serve o lápis de olhos branco?

Para abrir ou aumentar o olhar. Se você passar no canto interno do olho, vai abrir o seu olhar. Se você passar na línha d’água, vai aumentar.

3. Quais pincéis eu devo ter?

Isso depende muito do efeito que você quer dar ao look, mas os principais sao 4: de sombra, de base, de blush e de pó. Mas se você quiser saber para que serve cada tipo de pincel, a diferença entre cerdas naturais e sintéticas e qual o efeito que se tem com cada um deles, é só clicar neste tutorial que fizemos, que explica tudinho (clique aqui).

4. Qual é o principal erro na maquiagem?

Putz, eu nao poderia listar apenas um mas fiz um post falando pelo menos 7. Dá uma olhada aqui.

5. Como aprendo a me maquiar bem?

Praticando, colega. Nao tem outro jeito nao. Eu digo sempre para as minhas amigas que é preciso paciência e prática, como tudo na vida. Leia revistas sobre o assunto, pegue dicas com aquela sua amiga que é boa nisso, veja tutoriais do Pigmento F e de outros blogs, dedique alguns minutos no espelho para isso. Maquiagem é uma pintura e a tela é o seu rosto. Dedique-se a conhecer a sua “tela”. Que tipo de pele ela tem? Onde estao as falhas? Onde estao os pontos fortes? O que eu posso destacar? O que eu devo esconder? Quais cores combinam mais? Estudo e treino. Faça isso e você vai ver que dá certo.

6. Quero comprar um rímel ótimo. Qual você recomenda?

Isso vai depender do efeito que você quer dar aos cílios: você quer dar volume ou quer alongar? Você quer que os cílios fiquem separados ou curvados? O ideal é ter um de cada tipo, mas se você quer algum dos efeitos que eu falei, neste post aqui tem indicaçoes de marcas e mais detalhes do assunto.

7. Nao sei se tenho os produtos necessários para uma boa maquiagem e nunca sei o que comprar. Me dá uma dica?

Claro! Todas as dicas para isso estao neste vídeo aqui. Se ainda assim ficar alguma dúvida, me pergunte :)

8. O que é primer? Eu realmente preciso de um?

O primer, ou pré-maquiagem, é capaz de controlar a oleosidade da pele, preencher linhas finas e fazer o make durar muuuuito mais! Além disso, ele melhora o deslizamento da base, corretivo e pó, que devem ser aplicados exatamente nessa ordem. Você nao precisa ter um primer para se maquiar bem, você só precisa dele para prolongar o efeito da maquiagem no seu rosto. E tem um primer específico para cada tipo de pele: as oleosas pedem um primer que diminua os poros e contenha o brilho; as normais e secas se dão bem com produtos que hidratam e dão uma textura aveludada à pele. Se quiser arrasar ainda mais, use primers específicos para os olhos e para a boca. Isso vai fazer com que seu batom e sombras também durem mais. Também existem os “fixadores de maquiagens”, que sao sprays que você utiliza depois da maquiagem pronta e eles também fazem a maquiagem durar mais. Saiba mais, clicando aqui.

9. Como faço para deixar a sombra mais pigmentada?

Você pode aplicá-la com o pincel molhado ou usar um primer de sombras. Para sombras coloridas, recomendo o uso de um jumbo branco que ajuda a potencializar a cor da sombra. Mas uma dica mais importante ainda é: ao comprar uma sombra, faça o teste na sua pele. Só assim você vai saber se aquela sombra é realmente pigmentada. Outra dica é procurar reviews/resenhas em blogs sobre a sombra que você pensou em comprar. Saber a opiniao de quem já comprou sempre ajuda.

10. Quando eu devo usar cílios postiços?

Eu recomendo usar em festas e eventos importantes. Os cílios postiços aumentam o olhar e deixam ele sexy. Por isso eu nao acho que sao apropriados a qualquer ocasiao, mas essa é a minha opiniao. Acho que no dia a dia, as máscaras de cílios podem dar uma boa ajuda. Como eu já disse, tem tipos e tipos de máscaras. Alguma com certeza vai deixar o seu olhar bem bonito. E quando for usar cílios postiços, por favor, escolha um com um efeito bem natural.

11. Como eu posso disfarçar as olheras?

Use um corretivo no tom da sua pele e dê leves batidinhas com os dedos.

12. Como eu escondo a papada?

Use uma base um pouco mais escura que o seu tom de pele.

13. Como disfarçar manchas de pele?

Existem corretivos meio rosados e alaranjados propícios para isso. Espalhe eles na mancha que eles vao corrigir o local e deixar tudo no tom da sua pele. Essa mesma técnica também esconde tatuagens. #ficaadica

14. Como fazer uma boa pele?

Isso nao se faz apenas com bons produtos de maquiagem, mas com cuidados especiais como: usar hidratante específico para o seu rosto, protetor solar, água thermal e etc. Fizemos um vídeo de preparaçao da pele que explica tudo. É só clicar aqui.

15. Como fazer uma boca vermelha de arrasar?

Você vai precisar delinear ela, mas tem umas técnicas simples que podem ajudar a nao borrar, a potencializar a cor e fazer durar muito. Temos um tutorial sobre isso também. Olha aqui.

16. Como faço para a sombra nao pesar na maquiagem?

Esfumar, esfumar e esfumar, esse é o segredo. E se você quer que a sombra se destaque mais que a batom, use um batom mais clarinho. O contrário também vale: boca marcante = sombra clarinha.

17. Nos vídeos eu ouço frases como “linha d’água, côncavo, canto interno…” O que isso quer dizer?

Conhecer estes termos é a chave principal para se maquiar bem. Por isso, achei legal publicar esse manual. Tenho certeza que vai te ajudar.

Manual de make18. Qual a diferença entre pó compacto e translúcido?

O pó compacto deve ser usado para finalizar a make e o translúcido para tirar o brilho excessivo da pele.

19. Qual tom de sombra combina comigo?

Isso vai depender muito da cor dos seus olhos e pele. Neste post aqui detalhamos bem esse assunto. Recomendo a leitura.

20. Como escolher uma paleta de sombras?

Tudo sobre as vantagens de uma paleta, como escolher, quanto pagar e etc, estao aqui.

21. Até quando eu posso usar meus produtos de maquiagem?

Jamais use maquiagem vencida. Isso traz sérios problemas de saúde. Para saber o tempo em média que duram cada um dos produtos de maquiagem, leia esse post aqui e evite problemas de saúde.

22. Como posso escolher o blush ideal pra mim e como aplicar?

Você precisa analisar o formato do seu rosto, o tom de pele e tom dos cabelos. Fizemos um guia completo de como escolher o blush e como aplicar, de acordo com estas características. Clique aqui para ler.

23. Fiz uma linda maquiagem para uma festa mas fiquei com a cara branca nas fotos. Por que isso acontece?

Maquiagem de festa exige produtos e cuidados especiais porque o flash das câmeras influenciam na luminosidade do rosto, sem contar a tecnologia HD que mostra todas as imperfeiçoes que por algum descuido nao escondemos. Este post aqui vai te ensinar as técnicas para nao passar por isso, inclusive, dicas para noivas.

Bem meninas, estas foram as dúvidas que recebemos na fan page do blog e no email contato@pigmentof.com, até agora. Espero que eu tenha esclarecido ao máximo as dúvidas de vocês mas se a sua dúvida ainda nao está aqui, é só mandar pra gente que atualizamos o post.

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "MAQUIAGEM – Pergunta que a gente responde"
  1. Rhuana   02/05/13 • 20h52

    Olá,

    Gostaria de pedir uma dica, ou melhor, uma mega ajuda.

    Vou concorrer a soberana em minha cidade (desfile), será de calça jeans, camiseta branca e salto alto.

    Então, queria uma dica, pois quero muito ficar entre as três da corte,

    Queria disfarçar a minha testa, tenho sobrancelhas finas e bolsas em baixo dos olhos.

    E se tiver alguma opção em relação ao cabelo.

    Desde já agradeço !

    • pigmentof   06/05/13 • 09h01

      Oi Rhuana, tudo bem? Para disfarçar a testa, recomendo que você use a técnica do contorno porque o efeito “sombra” sempre esconde aquilo que nao queremos evidenciar. Para as sobrancelhas, preencha os espacinhos vazios entre os pêlos com sombra, bem próxima a cor da sua sobrancelha. Fica bem natural. Com pincel chanfrado, use a mesma combra para fazer o contorno dela e dar uma engrossadinha. Agora, se você quiser algo mais profissional e definitivo, recomendo procurar uma designer de sobrancelhas. Para bolsas embaixo dos olhos, hidratantes específicos para essa regiao, um excelente corretivo, ótima alimentaçao e 8 horas de sono. Espero ter ajudado. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home