08 jul 2014

Dra Roberta responde dúvidas de Maquiagem e Hidratação

LIFESTYLE > Beleza

Hoje a Drª Roberta vem responder mais dúvidas das leitoras, especificamente sobre Maquiagem e Hidratação. Só tem dica boa. Aproveite!

maquiagem

1)   Como identificar a maquiagem menos tóxica para a pele? (Angela Rios)

Olá, Angela! A maquiagem, como boa parte dos cosméticos, pode sensibilizar a pele de algumas pessoas, causando alergias. Este é o seu principal efeito “tóxico”. Além dos pigmentos, alguns conservantes podem irritar as peles mais sensíveis. Neste caso, uma boa saída é usar as maquiagens minerais, que teoricamente não contém conservantes e são produzidas apenas a partir de alguns minerais, que têm efeito de diminuir a vermelhidão da pele. Além disto, quem tem pele mais sensível às maquiagens devem evitar cores fortes. As sombras em tons rosa e terra costumam causar menos alergia.  Uma outra dica é evitar delineador líquido. Os lápis para contorno dos olhos são menos agressivos. Cuidado também na hora de remover a maquiagem. Quanto mais for necessário esfregar a pele, mais irritada ela ficará. Então, vale a pena investir em um bom demaquilante e evitar maquiagem à prova d’água!

2)   É verdade que a sílica, presente em 90% das maquiagens, é cancerígena? (Angela Rios)

A sílica está presente em muitos cosméticos, inclusive as maquiagens. Fiz uma revisão bem longa sobre os efeitos da sílica na pele. O que encontrei foi que, em algumas pessoas, ela pode gerar inflamação. No entanto, não existe nenhuma evidência de que possa causar câncer de pele! O que às vezes confunde um pouco as pessoas sobre a sílica é que existem suspeitas fortes que ela esteja envolvida com câncer de pulmão. Mas isto ocorre em trabalhadores que RESPIRAM sílica durante parte da sua vida, como os mineradores. Até hoje não existem provas de que cause algum efeito deste tipo na pele.

3)   Crianças podem usar maquiagem? Tem algum produto de maquiagem que não seja recomendado para a saúde da pele infantil? (Bruna Vasconcelos – MG)

Oi, Bruna, muito boa a sua pergunta! Hoje em dia vemos as meninas se vestindo e se comportando como adultas cada vez mais cedo. Então, usar maquiagem acaba sendo uma consequência disto. A pele das crianças ainda não está completamente amadurecida. É uma pele mais fina e um pouco mais seca. Por isto, qualquer cosmético (incluindo as maquiagens) tem maior chance de irritar a pele de uma criança que de um adulto. Assim, usar maquiagem na infância não é indicado.

4)   Maquiagem estraga ou envelhece a pele? (Andressa Barbosa)

Oi, Andressa! A maquiagem, assim como muitos cosméticos, tem corantes, conservantes, aromas… Todos estes componentes podem causar alergias. Além disto, quando a maquiagem (principalmente as bases) tem textura muito oleosa, pode acabar obstruindo os poros e causando uma reação parecida com espinhas. Infelizmente não se sabe se usar maquiagem todos os dias traz envelhecimento precoce da pele, pois não existem estudos que investiguem isto. Para evitar os efeitos ruins da maquiagem, recomendo não ficar com ela o tempo todo. Então, usar um bom demaquilante e lavar o resto antes de dormir é muito importante!

pele

 1)   O hidratante de banho substitui o hidratante corporal comum? Eu tenho a pele seca e não sou disciplinada ao ponto de sempre aplicar um hidratante após o banho. O Hidratante de banho seria uma boa opção para mim se realmente hidratar. (Maria Eduarda – SP)

Olá, Maria Eduarda! O hidratante de banho é aquele indicado para usar ainda no chuveiro, antes do último enxague. Ele é indicado para aquelas pessoas que, como você, acabam não conseguindo aplicar o hidratante depois do banho, seja por frio, esquecimento, preguiça… Como parte dele é retirada com a água, ele não tem a mesma eficácia que um hidratante comum, mas se a sua pele não for muito seca, ele pode ser suficiente. Não custa tentar! Mas, se mesmo usando o hidratante de banho, você sentir que a pele está precisando de hidratação, o hidratante comum acaba sendo fundamental!

 2)   Se eu uso um hidratante indicado para o dia, tenho que usar um que seja indicado para a noite? Qual é a diferença de cada um? É realmente essencial hidratar nestes 2 períodos ou hidratar em um deles já basta? (Luciana Fortes – Manaus).

Oi, Luciana! Normalmente são os hidratantes para o rosto que tem indicação de uso diurno ou noturno. Isto ocorre porque em geral eles tem na sua fórmula outros princípios ativos, que vão além da hidratação. Os indicados para uso diurno costumam ter filtro solar na fórmula, e ajudam a prevenir o envelhecimento causado pelo sol. Os hidratantes faciais noturnos podem ter algum ativo que não deve ser usado com o sol, como alguns tipos de ácidos. Neste caso, usar um filtro solar durante o dia é muito importante. Sugiro que antes de escolher algum destes cremes você se consulte  com um dermatologista. Ele vai examinar sua pele e pode indicar os ativos mais apropriados para você. Assim, você não corre o risco de comprar algum produto e acabar se desapontando! Um beijo e boa sorte!

disclaimer_roberta_fundo2

A Dra. Roberta não escreve para o blog, apenas participou de alguns posts, portanto ela não tem como responder aos comentários e como dito no final do post, não pode diagnosticar pela internet. Por favor, consulte o seu dermatologista.

 

 

 

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

3 comentários em "Dra Roberta responde dúvidas de Maquiagem e Hidratação"
  1. Fernanda   24/07/16 • 14h49

    Boa tarde, Dra.Roberta.
    Usar máscara facial de silica da Islândia faz bem à pele ou ela tem contra-indicações?

    • Fê La Salye   05/08/16 • 11h03

      Oi Fernanda, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. A Dra. Roberta nao escreve mais para o blog. Recomendo que procure um dermatologista. Muito obrigada!

  2. Vaneide   26/02/18 • 20h36

    Quando uso base que contém silica como minha pele e um pouco oleosa sinto dores na região e até dores de cabeça e tontura

Anterior
Próximo
Voltar para a home