15 jul 2014

Dra Roberta explica tudo sobre Creme Antiidade

LIFESTYLE > Beleza

Hoje a Drª Roberta vai esclarecer todas as dúvidas que as leitoras mandaram sobre Cremes Antiidade. O post está recheado de dicas sensacionais pra você que gosta de cuidar bem da pele mas principalmente pra quem tem comprado os melhores cremes mas que de repente, não são ideais para as suas necessidades.

creme-clareador-para-o-rosto-91)    Qual é a idade certa para começar a usar cremes anti-rugas na intenção de previní-las? A idade indicada nos cremes também me confunde. Pelo que percebi, os cremes tem beneficios diferentes a cada 10 anos, ou seja, são sempre 25+, 35+, 45+ … Isso quer dizer que se tenho 25 anos, devo usar o 25 + até os 24 anos? É isso mesmo? (Beatriz Lopes – Curitiba)

 

 Olá, Beatriz! Não existe uma “idade padrão”para começar a usar esses cremes. Eu costumo indicar para as mulheres acima dos 20 anos, mas isto não é uma regra. O que eu sempre digo para as minhas pacientes é que usar creme antiidade é só um complemento. Eles acabam tendo muito pouco efeito se alguns cuidados básicos não forem tomadoas. Não adianta muito, por exemplo, usar cremes todos os dias e se expor ao sol com frequencia, já que o sol é o vilão número 1 no quesito envelhecimento da pele, rs! Os rótulos tentam indicar a idade aproximada para iniciar um determinado creme. Então, 25+, por exemplo, está indicado para quem tem 25 anos ou mais. Normalmente os cremes para peles mais maduras acabam sendo mais oleosos e tem ativos mais fortes que os cremes para peles jovens. Isso faz com que, em geral, as pessoas mais jovens sintam a pele “grudenta”quando usam um creme para pele madura. No entanto, a indicação da idade nos rótulos acaba servindo para um uso mais genérico e sem prescrição de um creme, para as pessoas poderem se orientar sozinhas. Eu acho ingênuo pensar que todas as mulheres com 30 anos tem a pele igual e vão se adaptar com um creme 30+, por exemplo. Por isto, se você quiser um cuidado mais personalizado para sua pele, o dermatologista é o melhor profissional para te ajudar!

 2)    Posso usar o creme de rosto nos olhos? Tem o mesmo efeito? (Bruna Campos – Porto Alegre)

 Oi, Bruna! Normalmente os cremes para a área dos olhos são mais específicos mesmo para esta região. Eles costumam ser menos irritantes, já que as pálpebras tem a pele muito fina e acabam se sensibilizando bem mais que o resto do rosto. Alguns cremes para o rosto, dependendo da sua fórmula, até podem ser usados na área dos olhos, mas em geral é melhor respeitar a indicação da embalagem.

como-passar-creme-rosto-2-650x3503)    Com quantos anos devo trocar o meu hidratante de mãos por um hidratante de mãos que previnam as rugas dessa região? (Marina Gonçalves – Niterói)

 

Oi, Marina! Assim como acontece para o rosto, não existe uma idade padrão para começar os cuidados antiidade com as mãos. Na minha opinião, se você já tem hábito de hidratar as mãos com frequencia, sempre vale a pena optar um hidratante com filtro solar, o que ajuda a prevenir manchas e rugas. Ativos antiidade mais específicos devem ser prescritos pelo dermatologista. Como as mãos estão sempre bastante expostas ao sol, algumas substâncias, como ácidos, não devem ser usadas durante o dia.

Hidratar-As-Mãos4)    Sempre leio os rótulos dos cosméticos mas não entendo quase nada. Qual é a diferença de entre “efeito – lifiting” e reafirmante? É a mesma coisa? (Luana Santos – SP)

 

 Oi, Luana! Realmente é bem complicado interpretar os rótulos, principalmente porque eles não são muito padronizados. Isto quer dizer que as empresas podem descrever seus produtos de uma forma livre, desde que não induzam o consumidor ao erro (por exemplo, prometer algo que o creme não faz). O efeito “lifting, ou efeito Cinderela, é a capacidade que alguns cremes tem de dar uma “esticadinha” instantânea na pele. Normalmente este efeito é passageiro, durando apenas algumas horas. O efeito reafirmante costuma descrever produtos que prometem um efeito de firmeza mais duradouro e a longo prazo.

5)    Para que serve o ácido hialurônico? (Luana Santos – SP)

O ácido hialurônico é uma molécula que está normalmente presente na nossa pele, dando sustentação. Ele tem um poder de atrair agua, o que acaba deixando a pele mais hidratada. No entanto, a molécula normal de ácido hialurônico é grande, e quando aplicada na forma de cremes, normalmente não consegue ultrapassar a barreira da pele, ficando na superfície e trazendo apenas hidratação, mas não sustentação. Quando é injetado na pele (preenchimentos), o ácido hialurônico volta a ter a função de sustentação, preenchendo e suavizando as linhas de expressão. Este é um procedimento estético que debe ser feito por dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

Hidratantes-para-Maquiagem-1

6)    Existem diferentes tipos de hidratantes. Qual é o melhor: em creme, serum, gel ou óleo? (Luana Santos – SP)

 

Creme, serum e óleo são opções de veículos, ou seja, eles “carregam”os ativos que queremos passar na pele. Não existe melhor ou pior, mas sim o indicado para cada tipo de pele. Cremes e óleos são usados geralmente em peles secas e serum, em peles oleosas.

disclaimer_roberta_fundo2

A Dra. Roberta não escreve para o blog, apenas participou de alguns posts, portanto ela não tem como responder aos comentários e como dito no final do post, não pode diagnosticar pela internet. Por favor, consulte o seu dermatologista.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

14 comentários em "Dra Roberta explica tudo sobre Creme Antiidade"
  1. Ramon Ribeiro   25/03/15 • 11h56

    Tem algum blog com dicas para homens neste sentido?

  2. Vanessa   02/01/16 • 12h53

    Oi Boa tarde gostaria de saber que cremes anti-idade posso usar tenho a pele oleosa tenho 28 anos mais não sei por onde começar quais usar gostaria muito de saber agradeço desde já

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h39

      Oi Vanessa, tudo bem? A Dra. Roberta foi uma colaboradora do blog em 2015 e só em alguns posts mas como dito, nenhum médico pode receitar produtos sem te examinar. De qualquer forma eu recomendo que veja a série de vídeos no meu canal feita por ela, que se chama Descomplica. Acho que pode te ajudar. Bjs

  3. Idelma cristina   19/01/16 • 13h13

    Tenho 38 poso usar anti idade pata pele madura

    • Fê La Salye   22/01/16 • 14h08

      Oi Idelma, tudo bem? Recomendo que pergunte ao seu médico pois a Dra. Roberta participou apenas de alguns posts do blog. Obrigada!

  4. Jessica martins   06/06/16 • 11h02

    Olá tudo bem queria saber se posso usar creme de 45+
    Porque já comprei e não marcava depois que vi,e tenho 25 anos
    Será que posso usar me ajude comprei novinho e paguei caro.

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h41

      Oi Jéssica! A Dra Roberta apenas participou de alguns posts, ela nao escreve oficialmente para o blog. E como dito no post, ela nao pode diagnosticar nada sem consulta. O ideal é que você use um hidratante específico para a sua idade mas um dermatologista vai te dizer se há como aproveitar esse outro que comprou de alguma forma. Obrigada!

  5. Bruna   17/08/16 • 19h39

    Ola! Queria usar o produto da la Roche posay Para manchas e olheiras, tenho 22 anos, os produtos Sao indicados apart dos 30 anos, sera que e indicado usar?

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h55

      Bruna, o ideal é procurar uma dermatologista que indique o ideal para a sua pele. A Dra. Roberta já nao escreve mais para o blog. Bjs

  6. isabel bernardino   09/10/16 • 17h14

    Gostaria

    De saber o valor é como cimprar

  7. Rosires   13/10/16 • 20h50

    Gostaria de saber mais detalhe sobre os cremes.

  8. Desentupidora em Londrina   14/02/18 • 13h26

    Fê, eu gostei muito da matéria, bem completa… vc é boa mesmo no que faz parabens…

    Parabéns pelo blog está marvilhoso!

Anterior
Próximo
Voltar para a home