09 abr 2013

Esmaltes 3free, hipoalergênicos e antialérgicos. Você sabe a diferença?

LIFESTYLE > Beleza

emaltesEitaaaaaaa que desde ontem estou sorrindo glitter e chorando paetês de alegria e por isso, vim dividir a minha descoberta (talvez você até já saiba mas eu estou em outro país. Dá um desconto, gata!): Ei alérgica: Risqué e Impala agora sao 3free!!! Só uma alérgica a esmaltes como eu, vai entender o sentimento de saber que agora a Risqué e a Impala estao tirando o DPB das suas formulaçoes e se integrando ao maravilhoso e saudável mundo 3free. #todascomemoram

Porém, sinto que ainda é necessário explicar a diferença entre esmaltes 3free, esmaltes hipoalergênicos e o uso adequado da palavra antialérgico.

3freeSao os esmaltes livres das 3 principais substâncias tóxicas que mais causam alergia: tolueno, formaldeído e dibutyl phthalate (DPB).

hipoEles também sao livres dessas 3 substâncias mas de várias outras também; e estas outras substâncias isentas, variam de marca pra marca. Sua intençao é minimizar os riscos de alergia e por isso nem sempre quem tem alergia fica satisfeita com as cores e acabamentes destes esmaltes, já que a redução dos componentes permitidos acaba deixando estes esmaltes bem limitados. Os hipoalergênicos sao mais caros que os 3free e mais difíceis de serem encontrados.

3free_alergiaInfelizmente, sim. Eu mesmo já tive problemas com alguns esmaltes da Colorama, marca que é declaradamente 3free. Mas isso tem explicaçao: não são só essas 3 substâncias que causam reação alérgica. Outros componentes podem causar alergias, inclusive corantes (meu caso), mas se o seu problema é apenas o DPB, se joga.

hipo_alergiaInfelizmente, sim. Também já tive problemas com a linha hipoalergênica da Impala e da Risqué. Minimizar reaçoes alergias não é garantia de não causar alergia.

antiEles nao existem. Todo mundo fala mas o termo é errado. Antialérgico é apenas o remédio que vai cortar o efeito da alergia. Isso vale para todos os cosméticos.

dicas– Ao comprar marcas gringas, você vai perceber que alguns esmaltes possuem a nomenclatura 4free (livres de Formaldehyde Resin – a resina do formaldeído) e 5free (livres de cânfora).

– Qualquer marca é proibida de dizer que seu esmalte é um “produto não alergênico” simplesmente porque nao tem como garantir isso.

– Ao menor sintoma de reaçao alérgica (esse post pode ajudar a descobrir ou dar uma ideia dos sintomas), procure um dermatologista. Alergia a esmaltes é coisa séria e pode provocar Anafilaxia. Depois, pra colocar em prática tudo o que expliquei, você vai precisar saber exatamente a que é alérgica e só um exame médico poderá dizer. E nao sossegue até encontrar um dermatologista que respeite o fato de você gostar de esmaltes. A maioria acha que esse hábito é pura frescura e o tratamento que indicam é: “pare de pintar as unhas“. O mais engraçado é que nunca encontrei uma dermato sem um belo vermelho nas maos, mesmo escondido pela luva ao examinar.

E aí, sem dúvidas agora?

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

17 comentários em "Esmaltes 3free, hipoalergênicos e antialérgicos. Você sabe a diferença?"
  1. […] Esmaltes 3FREE: Sao os esmaltes livres das 3 principais substâncias tóxicas que mais causam alergia: tolueno, formaldeído e dibutyl phthalate (DPB). E eles podem causar reação alérgica em algumas pessoas. Mas isso tem explicação: não são só essas 3 substâncias que causam reação alérgica. Outros componentes podem causar alergias, inclusive corantes, mas se o seu problema é apenas o DPB, se joga. FONTE: http://pigmentof.com/2013/04/09/esmaltes-3free-hipoalergenicos-e-antialergicos-voce-sabe-a-diferenca… […]

  2. Silvana   15/01/14 • 22h58

    Sou alergica e o esmalte eh um dos itens que tambem desencadeiam reacao alergica no meu organismo.
    Porem, descobri 3 marcas que sao eficazes para mim ( e apenas estas); sao elas:
    – Sephora
    – Mac
    – Clinique.
    Espero que ajude!

    • fernanda   16/01/14 • 09h41

      Obrigada pelas dicas, Silvana. Beijos

  3. suzy   01/05/14 • 00h46

    Eu também usei o colorama e depois d um tempo veio a alergia, eu gosto muito da ludurana, tem bastante opçoes d cores e muito barato, pois eu estava pagando dez ou doze reais nos hipoalérgicos.

    • fernanda   02/05/14 • 11h03

      Agora já não tenho mais alergia a nada da Colorama, acredita? Mas Ludurana é muito bom também.

  4. Tamires Cabral   10/05/14 • 02h26

    aaiiiiiiiiiii adorei saber pois só usava esmaltes da londurana e ele não tem muitas cores !!!

  5. Pigmento F   10/05/14 • 12h05

    Aproveite!!! Bjs

  6. Laryssa   29/07/15 • 11h05

    Sofri a vida toda com alergias no rosto sem saber que eram provocadas pelo esmalte, os médicos sempre me disseram que eram dermatites desencadeadas pela bronquite asmática.
    Há um tempo atrás, fui orientada a utilizar Loceryl, um esmalte que combate micose de unha. Na segunda semana de uso meu pé descascou todo em volta dos dedos com uma coceira insuportável. Voltei na dermatologista e ela me orientou a fazer testes dermatológicos e que provavelmente teria alergia a RESINA dos produtos e não aos corantes. O problema é que agora o uso de qualquer esmalte comum, até o da Risqué hipoalergênico desencadeiam uma reação alérgica agressiva, pior do que era antes.
    Fiquei muito chateada, vou ter que começar a fazer uso de esmaltes livres de resina, que são o dobro ou triplo do preço e não tem as cores lindas dos esmaltes da linha comum! :(

    • Fê La Salye   09/08/15 • 21h27

      Laryssa, essa alergia é muito chata mesmo. Graças a Deus a minha está bem sob controle agora e posso praticamente usar quase todas as marcas mas foram quase 10 anos pagando caro por esmaltes e ainda com o risco de darem alergia. Boa sorte viu!

  7. Michele Lopes   24/01/16 • 10h11

    Bom Dia,infelizmente os 3free pra mim não resolvem minha alergia é a mais substância ultimamente só estava usando o Derma Nail e o Impala Hipoalergênico,porém com a mudança dele pra 3free não posso mais usar e nem acho mais pra comprar.

    • Fê La Salye   25/01/16 • 09h20

      Michele, que pena! Essa coisa de alergia é muito complicado mesmo, nem sempre uma linha vai dar certo pra todo mundo. Obrigada por comentar! Bjs

  8. Eliene   27/01/16 • 10h35

    Depois que descobri minha alergia aos esmaltes, fiquei por cinco anos sem usar nada com medo da reação alérgica… Agora estou na fase de experimentação… Experimentei o da Avon que diz ser 5free, mas mesmo assim senti reação… Foi bem mais fraca, dá pra usar num fim de semana, por exemplo!
    Queria um esmalte que não causasse nenhum desconforto, pois viver se coçando é muito chato!

    • Fê La Salye   29/01/16 • 15h08

      Ahhh, é um saco mesmo. Acho que isso só acontece depois que a alergia está controlada. Eu continuo tendo alergia mas já não tenho esses sintomas com qualquer esmalte mas tive que fazer tratamento.

  9. Karina   29/09/16 • 16h38

    Ola! Eu estou muito insatisfeita com a risqué,pois,fala que é hipoalergenico,mas sofro muito o dermatologista que sou acompanhada me indicou a usar uma cor mas clarinha e tirar no dia seguinte tirar. Mas n adiantou depois de 2 horas comecou o sofrimento.

    • Fê La Salye   29/09/16 • 18h38

      Karina, isso é muito chato mesmo mas como eu disse, a marca ser hipoalergênica nao é uma garantia para nao te dar alergia. Você precisa fazer um exame que fale a quais substâncias do esmalte você tem alergia para poder identificar no rótulo e comprar o ideal. É uma chatice mas é a única forma. Boa sorte!

  10. Noely Oliveira   30/09/16 • 20h37

    Amei! Bem esclarecedor!

  11. Leila Cristina   18/06/17 • 02h12

    Nossa!
    Adorei a informação!
    Estou com uma bela crise e parei no hospital porque usei o esmalte da Risque.
    Uso sempre o da avon e adorei uma cor nova da risque, mas me dei muito mal e fui parar no hospital.
    Também experinhentei um da linha unhas Express e foi hipoalergenico e foi a mesma coisa.
    Bom, valeu muito a dica!

Anterior
Próximo
Voltar para a home