30 ago 2013

Cronograma Capilar – O que é, como funciona e quem pode fazer

LIFESTYLE > Beleza

*Atualizado em 20/jan/2016

Já tem quase 3 anos que fiz este post sobre Cronograma Capilar. Se clicar aqui vai ver que o post usava essa tabela que até foi publicada em outros blogs. 

Resolvi atualizar o post porque desde a sua publicação eu recebo emails com perguntas assim: Fê, como sei se o meu cabelo precisa mais de hidratação, nutrição ou reconstrução? Qual produto é melhor para cada passo? Dá pra fazer com produtos baratos? Qual é a sequência de cronograma ideal para mim?

Para deixar tudo bem explicadinho eu resolvi fazer um vídeo, onde depois de assistir você vai conseguir entender as imagens no final do post. Vamos lá!

Acho que agora ficou mais fácil, né?

O teste abaixo é uma boa maneira de saber do que o seu cabelo precisa mais. É só pegar um fio de cabelo, colocar num copo de água e observar. O resultado deste teste vai te dizer qual cuidado você precisa intensificar no seu cronograma capilar.

teste de porosidade capilar

Agora que já fez o teste, vou disponibilizar a mesma tabela de antes só que agora mais bonitinha. Como dito antes, o teste vai te ajudar a olhar para a tabela abaixo e saber o cronograma ideal mas se ficar na dúvida vale ter uma orientação profissional. O mais importante é lembrar de fazer uma pausa de 2 dias antes de cada passo.

cronograma capilar pigmento f

Conforme seu cabelo for melhorando você vai perceber que talvez precise diminuir a quantidade de vezes que tem feito cada um dos procedimentos. Não tem problema! A ideia é que você e seu cabelo sejam tão intímos a ponto de você saber do que ele mais precisa. Tem gente que só faz o cronograma 2x em cada semana e já dá certo. Tudo depende do estado de cada cabelo. Mas se estiver começando agora, é melhor começar fazendo 3x por semana, conforme expliquei na tabela.

Aqui vai um guia com algumas das muitas substâncias de cada passo para você procurar nos produtos que cabem no seu bolso. O produto não precisa ter todas elas, é apenas pra você saber que se tem uma delas já serve. Lembre-se que o produto ideal não é o mais caro e sim o que funciona no seu cabelo.

cronograma capilar pigmento f 2

Respeite sempre o tempo indicado em cada uma das suas máscaras para o produto agir. Seu cabelo não terá melhores resultados se você passar do tempo indicado, é totalmente desnecessário, aliás. Muitos ficam na dúvida se é preciso usar alguma touca em cada um dos passos.

A touca potencializa o poder de cada máscara mas hoje em dia já existem produtos que dispensam o seu uso pois já possuem substâncias que dão maciez e agem de forma intensiva nos fios sem precisar de qualquer outra coisa. Vale perguntar ao vendedor na hora de comprar mas caso opte pelo uso da touca, continue respeitando o tempo de uso indicado na embalagem de cada máscara.

Esses cuidados também ajudam no crescimento e neste vídeo eu conto qual produto me ajuda para que o crescimento seja rápido.

Importantíssimo: O cronograma capilar não substitui as idas ao cabeleireiro, ele apenas faz você gastar menos quando vai ao salão porque cuidando bem em casa você evita ir muitas vezes e evita tratamentos muito caros porque ele estará mais saudável, mas não deixe de ir ao salão com uma certa regularidade para se certificar de que está tudo bem, até porque, muitas vezes os cabelos também ficam danificados (queda, caspa, problemas no couro cabeludo e etc) devido aos problemas decorrentes de má alimentação, stress e até de complicações hormonais. Tudo isso precisa ser acompanhado de perto, inclusive por médicos. 

O post ficou bem completo, então agora não tem mais desculpa para não cuidar bem do seu cabelo. Se mora no Chile, entenda tudo o que eu tive que mudar nos meus cuidados de beleza devido ao clima.

Gostaram? Quem aí também é adepto do cronograma capilar?

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

6 comentários em "Cronograma Capilar – O que é, como funciona e quem pode fazer"
  1. francisca veronica   21/01/16 • 10h38

    adorei agora entemdi

    • Fê La Salye   22/01/16 • 14h11

      Ebaaa! Fico feliz que o post tenha ficado bem claro. Bjs

  2. Ana Cláudia   28/01/16 • 14h01

    Excelente o seu post. Primeiro assisti o vídeo no youtube, depois vim aqui e só tenho a dizer que você está de parabéns! Me ajudou muuuuuuiiiiiiitttto!
    Obrigada!

    • Fê La Salye   29/01/16 • 08h29

      Que ótimo que tenha gostado! Obrigada por assistir e comentar. Bjs

  3. Jacqueline   18/05/16 • 15h43

    Nossa, ótimo post! Comecei o cronograma capilar tem 3 meses e vou comprar o óleo de coco.
    Fê muito sucesso, o blog a cada dia que passa está melhor.

Anterior
Próximo
Voltar para a home