10 nov 2013

Valparaíso e Viña del Mar, o litoral mais próximo de Santiago

VIAGEM > CHILE > Valparaiso > VIAGEM > CHILE > Viña del Mar

Valparaíso e de Viña del Mar, estao entre os lugares mais visitados pelos turistas no Chile. Na semana passada, levei meus amigos brasileiros que estavam aqui para conhecer, e as fotos ficaram lindas (obrigada, Douglas Pingituro). Entao resolvi mostrar aqui no blog pra dar uma ideia de como sao essas duas cidades, até como dica para quem está pensando em conhecer.

As duas cidades ficam uma do lado da outra e a viagem dura aproximadamente 1h30, saindo de Santiago. Você pode alugar um carro ou ir com as agências de viagem porque sempre tem passeios pra lá que duram 8 horas aproximadamente (tempo para conhecer as duas cidades e almoçar por lá). Mas o melhor mesmo é alugar um carro porque alguns amigos que foram de excursao, disseram que para este passeio especificamente, nao valeu a pena porque ficaram mais tempo no ônibus do que vendo os lugares.

Começando por Valparaíso, ela é uma cidade diferente, que se destaca por ter suas casas coloridas e sempre no alto (no morro mesmo), como se quisessem fugir do mar. Mas nao é o conceito favela que a gente conhece no Brasil, sao simplesmente casas construídas nas rochas. Várias ruas possuem “funicular”, uma espécie de elevador sobre trilhos que levam as pessoas até as suas casas, já que devido a inclinaçao das cidades, vários meios de transporte nao chegam facilmente em todas as ruas. É bem interessante. A cidade é um porto e também é conhecida pelo seu Museo Marítimo Nacional, de onde se tem uma vista maravilhosa de toda a costa. Lá tem opçoes de restaurantes mas eu aconselho comer em Viña del Mar, que apesar de ser mais cara tem opçoes mais gostosas e internacionais, que vao desde lanches a restaurantes Gourmets. É um bom lugar para comprar lembrancinhas já que é rico em artesanato. Um pouco do que se pode ver por lá:

chile01-0017 chile01-0018 chile01-0022 chile01-0025 chile01-0031 chile01-0042 chile01-0045 chile01-0050 chile01-0056 chile01-0060 chile01-0061 chile01-0068

Saindo de lá, e se nao tiver trânsito, em 30 minutos você está em Reñaca, uma das praias de Viña del Mar. A cidade é lindíssima! Com casas que realmente te impressionam. Inclusive, há um incentivo da prefeitura onde quem cuida bem do seu jardim, pode ganahr 1 ano grátis de luz ou água. Muito legal mesmo!

A água do mar é bem azul e bem limpa e se parece bastante com muitas praias do nordeste do Brasil. A diferença está na temperatura da água que é GELADÍSSIMA, já que se trata do Oceano Pacífico. É bem comum, inclusive no verao, ter mais pessoas na areia do que na água porque é realmente gelada. Eu sempre dou esse aviso aos brasileiros porque pra gente, praia é sinônimo de se refrescar. Mas aqui nao hehe. Entao, eu aviso de cara para ninguém se frustrar. Porém, quem quiser se arriscar, é livre pra isso. E se você nao acredita que é tao gelada assim, vai reparar que entre as fotos abaixo, há leoes marinhos nas pedras. Acho que isso responde, né? rsrs Isso me faz lembrar um comentário do meu noivo, cada vez que visitamos a cidade: “Amor, se tem leoes marinhos nessa praia e se nem eles ficam na água, porque eu entraria nela?” hahaha A vista é sensacional e você também é privilegiado com a presença de aves lindas.

Quanto a lugares para comer, como eu já disse, existem vários mas os que estao na beira da praia, com vista para o mar; sao os mais caros, óbviamente. O ideal é comer na Avenida Borgoño, que tem muitas opçoes, desde Mc Donald’s à Restaurantes phynos.

Dica: Leve uma blusa porque sempre bate um vento geladinho perto do mar.

chile01-0069

chile01-0070chile01-0071

chile01-0084chile01-0087chile01-0075chile01-0080O vídeo abaixo é curtinho mas dá pra ver bem os leoes marinhos:

É um passeio que vale muito a pena, sem dúvida.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

23 comentários em "Valparaíso e Viña del Mar, o litoral mais próximo de Santiago"
  1. Daniella Castelucci de Medeiros   10/11/13 • 17h37

    Que fotos lindas, Fe! Me arrependi de ter ido com o tour que contratamos na rodoviaria de Santiago, ficamos mais tempo nas lojinhas "parceiras" do tour que vendo as cidades! Para Cajon del Maipo vamos por conta! Bjoo

  2. Pigmento F   10/11/13 • 18h39

    Que pena porque é um lugar incrível mas obrigada por me lembrar isso. Alguns amigos já tinham reclamado da mesma coisa. Alterei no post. Eu já fui para o Cajón e é sensacional!

  3. Daniella Castelucci de Medeiros   11/11/13 • 12h58

    Que demais! faz um post pra gente!! o/

  4. Renata Alencar Vereda   13/11/13 • 02h44

    Fui conhecer Viña del Mar mas não aproveitei muito, estava muito frio e como em Santiago estava calor não fomos preparados para o frio… íamos para ficar o final de semana mas resolvemos voltar no sábado mesmo… mas vendo as fotos já sei que vou de novo e com blusa de frio…. rsrsrs

  5. Pigmento F   13/11/13 • 02h47

    Rê, em Viña sempre bate um vento. Aliás, passou o túnel, é sempre mais frio. Ao contrário do Brasil, praia aqui é pra morrer congelado haha.

  6. Carina Melo   09/04/14 • 14h05

    Eu tô indo pro Chile semana que vem e tô querendo ir a essas duas cidades. Já li muita gente falando que é melhor fazer por conta própria. Pensei em alugar um carro e ir, mas tenho algumas dúvidas: como fazemos para alugar o carro? É tranquilo de estacionar nas duas cidades?

  7. Rosilene Oliveira   11/04/14 • 16h25

    Carina, que dias você estará lá ? Será somente em duas pessoas ? Vou com o meu marido. Se você tiver interesse em alugar um carro e irmos juntos eu topo. Estarei lá de 17 a 23/04. Meus amigos que moraram lá falaram que não vale a pena fazer o passeio com excursão.

  8. Rosilene Oliveira   11/04/14 • 16h25

    Meu e-mail é rosilene.bnu@ig.com.br

  9. Pigmento F   17/04/14 • 23h05

    Carina, no menu Chile, na opção Turismo, eu indico algumas empresas de aluguel de carro. Dá uma lida, tá? É muito fácil estacionar por lá e chegar também porque as estradas são ótimas. Só está um pouco complicado ir a Valparaíso agora por conta do incêndio que teve por lá e algumas vias estão fechadas e pelo menos até agora, nao tem sido aberta aos turistas. Tomara que já esteja ok quando você vier. Mas Viña del Mar nao foi afetada, pode ir tranquila. Beijos!

  10. Cleide Brasil   23/05/15 • 18h12

    Ola! Fê, acabei de chegar do Chile valeu todos os passeios que fiz, embora tenha ficando com tonturas e de alguns momentos dos dia muito friooooooo!, mas deu para aproveitar o que foi possível, valeu todas suas dicas pena que tudo muito corrido…. Um dia volto com mais calma …..e curtir cada paisagem de modo especial ……..

    • fernanda   24/05/15 • 12h21

      Não entendi muito bem. Você ficou com tontura por causa do frio ou por causa dos passeios na montanha? Na montanha é normal mas na cidade não. Sobre o frio, é só o começo rsrsrs. Fico feliz que tenha gostado. Bjs

  11. Thaiana   02/06/15 • 12h24

    Ola , achei bem legal suas dicas … ( principalmente da mala kkk esqueça seu sapato rasterinha etc kkk) Vou dia 23/06 para santiago …Eu dividi minha viagem em 3 partes –
    2 noites em Farellones + 3 noites em Santiago + 1 noite Vina. fiquei com algumas duvidas .. nao encontrei aqui no blog. Em Vina e Valpo vale a pena passar essa noite la ?? tem algum lugar para indicar para jantar la …ou ir no final da tarde ?? Vamos alugar carro …
    Obrigada ..e vou continuar me informando ate la
    bjs

    • fernanda   14/06/15 • 14h13

      Oi Thaiana! Nunca recomendo passar a noite em Viña ou Valpo. Apesar de ser um local turístico, dá pra fazer as duas cidades no mesmo dia e voltar. Fora que se trata do Oceano Pacífico, onde nem no verão a água esquenta. É só pra olhar e fazer fotos. Eu usaria essa noite em Santiago e também só recomendo ficar nas estações de esqui pra quem sabe esquiar. Pra quem não sabe, 1 dia é mais que suficiente. Bjs

  12. aline   07/08/15 • 01h30

    Olá. Estou amando seu blog Fê! Dicas muito úteis!
    Chego em Santiago no sábado e gostaria de saber como faço para conhecer Vina Del Mar e Valparaiso por conta própria, utilizando transporte público.
    Obrigada

    • Fê La Salye   07/08/15 • 08h05

      No post FAQ Chile, categoria Transporte público tem um link para a rodoviária. Obrigada por seguir o blog!

  13. andre oliveira   04/01/16 • 16h28

    olá, estou lendo seu blog e vendo as dicas, gostaria de saber uma coisa, os leões marinhos ficam na praia da Reñaca? e os que ficam em Valparaiso, já vi fotos que tem tipo uma boia vermelha grande, que eles ficam em cima, é isso mesmo, eu vi uma tipo plataforma nas fotos de Valparaiso que tem alguns deles, estou querendo ir até Reñaca pra conhecer, fazer o bate volta em março, por falar nisso sabe se é só no verão que tem os leões marinhos lá, período de março que estarei indo…valeu pelas outras dicas que to anotando tudo pra viajar.

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h45

      Oi André, tudo bem? Sim, na praia de Reñaca mas nunca reparei se é numa época específica. Em Valpo tem mas em Reñaca se vê melhor.

  14. Priscila Fortes   26/06/16 • 10h35

    Desculpa, não vi a indicação de onde alugar o carro. Agradeço as dicas. Tá ótimo, muito útil!

    • Priscila Fortes   26/06/16 • 10h38

      Rs vi depois em cima Rs

  15. Morgana   04/08/16 • 08h30

    Bom dia! Estou indo a Santiago no dia 11/8 e gostaria de saber se nessa época é ainda mais frio em Valparaíso e Vina del Mar do que em Santiago. Parabéns pelo blog, muito útil!

    • Fê La Salye   04/08/16 • 10h42

      É sempre frio. Agosto é o mês mais frio do ano em todo o país. Obrigada!

      • Taisa OLiveira   30/11/16 • 22h30

        Boa noite, amando o blog muitas dicas legais, estarei em Santiago no verão de 21 a 27 de fevereiro, pensei depois de tantas dicas sobre não ir por uma empresa em ir de ônibus fazer um bate e volta, você acha que compensa , da pra rodar a pé e conhecer tudo ou melhor mesmo é alugar carro, vi muito mochileiros indicando o ônibus. Outra coisa que não vejo muito nos blogs, baladas em Santiago, tem? onde e quais dias da semana são melhores?

        • Fê La Salye   13/12/16 • 10h09

          Vale a pena ir de carro e de ônibus. De carro você tem mais mobilidade mas de ônibus também dá. No blog tem um post só sobre baladas. Obrigada por acompanhar meu trabalho!

Anterior
Próximo
Voltar para a home