10 dez 2013

10 dicas bizarras de maquiagem e seus perigos

LIFESTYLE > Beleza

Eu amo blogs, nao é à toa que criei o meu e que sempre estive envolvida com isso, antes mesmo do Pigmento F. Mas os blogs ao mesmo tempo que facilitaram a nossa vida, também trouxeram algumas dicas um tanto bizarras e que às vezes, podem ser bem perigosas.

Eu tenho um pouco de receio das receitas caseiras, tanto é que até hoje, eu só divulguei duas aqui no blog: a do creme de estrias (enviado por uma leitora) e a do creme para rachadura dos pés; mas porque ambas tiveram aprovaçao médica. Eu acho que isso é super importante, ainda mais as receitas caseiras de pele, porque qualquer reaçao alérgica pode nao ter volta; sem contar outros problemas sérios de saúde que vao além da estética.

maquiagem-esmaltes-e-cosméticosReuní algumas dicas que já li nessa minha vida e algumas que as leitoras já me perguntaram se eu conhecia, pra gente analisar:

1. Azeite de cozinha é ótimo para remover a maquiagem.

Minha gente, eu confesso que quando me disseram isso eu fiquei pensando na meleca insuportável no rosto e no cheiro de coxinha frita (ainda fui bondosa, porque a maioria frita no óleo velho mesmo) que o meu rosto ficaria o dia todo. Agora parem e pensem nas peles oleosas. ÔOOH minha gente, pode nao!

2. Você tem a pele oleosa? Dá uma borrifadinha de desodorante no rosto que ele tira a oleosidade na hora. 

Claro que tira, eu nao duvido! E deve tirar toda a hidrataçao e defesas da pele também. Eu fico imaginando como estará esse rosto, depois de uma semana usando essa dica.

3. Se o seu rímel secar, misture água termal ou colírio que ele volta a funcionar. 

Amiga, se o seu rímel secar, jogue fora. Nao misture nada. Um rímel seca depois de 6 meses de uso, que é o tempo máximo da validade dele. Ao contrário do que muita gente pensa, nao é todo produto de maquiagem que precisa começar a cheirar mal pra você entender que estragou ou venceu. A mudança de textura também é um ótimo sinal. E ficar colocando qualquer coisa nos olhos, nao é seguro. E vamos combinar que existem máscaras de todos os preços, mas ela ainda está entre os ítens mais baratos de make. Mao fechada demais, saúde de menos.

4. Use lenço umedecido de bebês para remover a maquiagem.

Eu já falei disso aqui no blog. Os lenços umedecidos para bebês nao possuem a mesma composiçao dos lenços removedores de maquiagem. Eles se quer sao feitos no mesmo laboratório. Você tem pele no corpo inteiro, mas cada parte dela exige um cuidado especial. É claro que se você usa o lenço de bebês em uma emergência, nao vai te fazer mal. O problema é que a maioria das pessoas adota essa dica como rotina. E vale lembrar que nenhum lenço, nem o de maquiagem, remove completamente a maquiagem e que demaquilante tem que ser retirado do rosto, nao pode ficar na pele nao.

5. Eu nao uso primer de olhos, eu uso pomada Minancora e a sombra dura horas. 

Nao duvido que a sombra dure horas. A consistência de uma pomada, ainda mais da Minancora, é bem densa e vai funcionar como uma cola para a sombra. No quesito primer, ela pode até cumprir a sua funçao, mas de novo: você está usando uma pomada medicinal para um objetivo que nao é o dela. Ela pode até cumprir a nova funçao que você designou pra ela, mas nao poderá reclamar quando de repente você começar a ter algum problema, ainda que mínimo, nessa regiao do seu rosto.

6. Eu faço o meu primer de rosto: é só misturar a base, com o hidratante e protetor solar. 

Eu acredito que essa mistura dê certo porque quando a sua pele está bem hidratada, a base se comporta melhor, o look dura mais e fica mais bonito. O problema é que muita gente mistura isso em um único potinho pra facilitar na hora de usar e a maioria dos cosméticos quando misturados, perdem a sua eficácia ao entrar em contato com outros produtos. Sem contar que, mais uma vez, pode ser uma agressao a sua pele. Cada um usa um tipo de base, cada base tem a sua promessa: algumas sao pesadas, outras sao oil free, outras já tem protetor solar, outras já hidratam; ou seja, você pode invalidar um benefício que a sua base já tem, colocando ingredientes que podem fazer mal ou simplesmente nao fazer nada na sua pele.

7. Para fazer o pó compacto, é só misturar maizena com o restinho de pó.

Ué, se vou precisar do restinho do meu pó para fazer mais pó, eu prefiro ficar apenas com o meu pó mesmo. Mas de novo: cuidado para nao dar aos alimentos e produtos, mais funçoes do que eles realmente possuem.

8. Óleo de amêndoas remove glitter dos olhos.

Sim, porque tudo que é oleoso, remove mesmo. A questao é a frequência com que será utilizado e como a sua pele vai responder daqui a um tempo.

9. A melhor maneira de higienizar os pincéis é limpando com álcool em gel. 

Nao é porque um produto foi feito para higienizar, que ele vai higienizar tudo sem agredir a sua pele. A melhor e mais barata maneira nesse caso, é lavar com shampoo Johnson.

10. Use manteiga para retirar produtos de maquiagem à prova d’água. 

Mais uma vez, a questao nao é se vai funcionar ou nao.

Quero deixar claro algumas coisinhas:

  • Eu nao sou contra receitas caseiras, eu sou contra o uso delas sem respaldo médico. Tem coisas que realmente podem funcionar sem fazer mal e você ainda economiza uma grana, mas que tal se a sua dermatologista confirmar isso?
  • Estou de acordo que o mercado de beleza às vezes lança produtos desnecessários e caros, mas a maioria facilita a nossa vida e cuida da nossa saúde. Sem contar que sempre vai existir o primo baratinho. É mais seguro!
  • Eu acho que a maioria das receitas caseiras sao de um tempo em que os cosméticos nao eram tao avançados e quem usava, até podia ter complicaçoes, mas às vezes nem associava a isso.
  • Nao estou dizendo que as receitas nao funcionam, eu só estou pedindo que se cuidem e que tomem os devidos cuidados antes de se aventurarem como técnicas de laboratório de beleza.
  • Tudo isso me faz lembrar da polêmica de testes em animais, que independente da opiniao de cada um a respeito, prova que algum tipo de teste precisa ser feito antes dos produtos serem usados diretamente na nossa pele. Pensem nisso!

O que acham desse assunto?

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

10 comentários em "10 dicas bizarras de maquiagem e seus perigos"
  1. Suylannie   10/12/13 • 12h50

    Hahaha engraçado!
    Tem umas bizarrices mesmo!
    A única coisa que eu já fiz foi em relação ao rímel, mas não de colocar nada nele, mas as vezes acontece de ele endurecer porque ficou muito exposto a ação do vento. Li num livro de especialidades de make e cabelo que o ideal para “desprender” e amolecer o rímel, é colocar o potinho todo dentro de água fervente por alguns segundos. Depois disso ele dá uma amolecida e é possível usar mais um pouco. Com exceção dessa dica, nunca me atrevi a fazer outras coisas não.
    E para mim, uma das piores foi essa de colocar desodorante no rosto! :o Esse povo não sabe que o álcool queima a pele quando exposta ao sol, não? Aff.

    • fernanda   10/12/13 • 13h07

      Nossa, tem muita coisa maluca mesmo. Eu só lembrei de 10 mas com certeza tem muito mais. Eu acho que essa sua dica é menos agressiva. Mas realmente, desodorante na cara, é demais hahaha.

  2. Daniella Castelucci de Medeiros   12/12/13 • 23h30

    Eu não sou muito fã de receitas caseiras não… acho que comida é comida e cosmético é cosmético. Maizena na cara?! Hahha que horror! Agora, quanto aos testes, minha pele não é igual às de ratos e coelhos, então sou da opinião que testes devem ser feitos em peles de tecido sintético. Ou em cobaias humana pegas em flagrante por crimes bárbaros! Hahahaha

  3. Pigmento F   14/12/13 • 12h44

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  4. Vitória Farias   07/01/14 • 16h00

    Nossa, varias dessas "dicas" que tu destes aí eu nunca tinha visto! Oo Que horror!

  5. Pigmento F   13/01/14 • 03h46

    E olha que nem postei todas as que chegam pra mim hehehe. Bjs

  6. Pollyanna Williams   29/04/14 • 19h54

    hualll serio que tem pesoas que fazem isso ?? Nossaaaaaaaaaaa Eu sempre usei tudo recomendado mesmo porque sou uma consumidora de primeira entao compro mesmo kkkk mais realmente e melhor compra algo recomendado invez de inventar coisas caseiras.

  7. Pigmento F   29/04/14 • 20h09

    Você está certíssima, Pollyannna. É muito arriscado. Bjs

  8. Edilaine Rocha   09/03/16 • 22h47

    Excelente matéria, também sou a favor das receitinhas caseiras contanto que sejam seguras, no mais o mercado ta cheio de opção e pra vários bolsos. : )

Anterior
Próximo
Voltar para a home