18 ago 2014

PF Palette – O elo de toda uma vida

LIFESTYLE > Resignifica

Hoje, ao invés de deixar aqui uma linda música para acompanhar o texto, eu vou fazer dessa música o próprio texto a ser refletido. Hoje a PF Palette não terá uma foto mas um vídeo de uma música que gosto muito e que sempre me faz lembrar da minha família, daquelas pessoas que deixei do outro lado da Cordillera mas que estão sempre perto de mim.

Eu sempre fui muito família. Eu sempre fui ensinada a volorizar os momentos com os meus familiares, especialmente com aqueles que dividiram suas vidas comigo e que de fato são responsáveis por aquilo que eu conheço como vida, como meus pais e meus irmãos.

Família nem sempre é sinômimo de paz e pra muita gente, sequer é sinônimo de boas lembranças, mas por isso mesmo a família é importante, porque sendo ela boa ou ruim, ela vai deixar uma marca. Uma marca que vai nos acompanhar por toda a vida. Família é a base de tudo: do que somos com os nossos amigos, de como nos relacionamos no trabalho, de como enxergamos o outro, de como estruturamos os sonhos que temos e até como nos vemos como pessoa. Família é a primeira instituição a ditar como será a nossa vida, nos mínimos detalhes.

A gente não pode escolher a família onde nasce e é bom quanto temos a benção – sim, porque benção é muito melhor que sorte – de nascer em uma família cercada de amor e companheirismo. Mas quando não temos essa chance, ainda há uma esperança porque podemos constituir uma família que possa ser para os nossos filhos o que a nossa não foi para nós.

Hoje eu quero te fazer pensar sobre a sua família, justamente porque estou com saudades da minha. Eu já não tenho mais a chance de mesmo cansada passar na casa da minha mãe, na volta do trabalho, para tomar um chá com ela e conversar. Eu já não posso mais marcar um churrasco com a minha família no final de semana sem ter a certeza de que poderei ir ao Brasil nesse dia. Eu já não posso garantir que estarei nos casamentos, aniversários e todas as comemorações importantes de cada um deles, sempre que o convite aparecer. Eu já não vejo os meus sobrinhos crescerem, eu apenas acompanho algumas coisas do crescimento deles via skype ou quando posso ir ao Brasil. Eu não tenho a chance de ter meus irmãos me ajudando nos preparativos do meu casamento e não tenho o meu pai aqui pra ir comigo aos lugares e me dizer que vai dar tudo certo. Eu não tenho a benção da proximidade física, que muitos possuem mas não aproveitam.

Mas mesmo assim, eu sou feliz por saber que posso contar com eles – com alguns mais, com outros menos – quando preciso. Eu sou feliz pelas lembranças que guardo comigo e pela esperança que eles me dão, mesmo com os Andes nos separando.

No fundo, família é aquele pessoal pra quem você pode voltar no final de um dia ruim, seja com um abraço ou no pensamento. Família é a certeza de identificação e de gente que aguarda a sua volta, onde quer que você esteja.

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home