28 ago 2014

Como aproveitar melhor o serviço da sua diarista

COMPORTAMENTO > Organização

Aqui no blog eu também dou dicas de decoração e coisas relacionadas a casa. Hoje resolvi ir um pouco além nessa dica.

A minha rotina de trabalho é um pouco maluca. Tem dias que são mais tranquilos mas tem dias que em um único dia eu faço o trabalho equivalente ao de uma semana. Quem trabalha com internet ou independente sabe bem do que estou falando. Desde então passei a sentir falta de ter uma pessoa em casa, 1x por semana, me ajudando com a limpeza e a organização.

Só que eu tenho um problema: sou perfeccionista, gosto de tudo no lugar e tenho um certo carinho por determinados objetos. Então, para não criar nenhuma indisposição com a minha diarista, que por sinal é uma fofa, eu resolvi me organizar antes da chegada dela. Isso foi muito bom porque eu pude traçar um “plano de organização” que aproveitasse melhor o dia dela na minha casa, facilitasse a minha vida no dia a dia e claro, a deixasse bem tranquila para fazer o trabalho dela. Então eu resolvi compartilhar essas dicas aqui pra de repente ajudar você que mora sozinho (a) e quer ter uma ajuda externa para organizar a sua casa ou até mesmo você que quer deixar tudo organizadinho para a sua família.

1. Cada coisa no seu lugar

6Já aconteceu da minha diarista vir, limpar tudo bonitinho mas guardar tudo fora do lugar, o que no dia a dia não é nada prático porque você nunca encontra o que precisa. Então, um  dia antes da chegada dela, eu guardo tudo o que está fora do lugar: papéis, documentos (PRINCIPALMENTE. Já quase perdi uma viagem porque o passaporte não foi guardado no lugar que eu sempre deixava), roupas ou sapatos e qualquer coisa que esteja espalhada.

Outra coisa que ajuda muito a aproveitar melhor o tempo dela e o meu dia a dia, é eu mesma guardar o que ela limpou. Exemplo: ela lava a louça e depois eu guardo tudo. Faço o mesmo com relação às roupas: ela passa e eu guardo. Isso evita que todos esses objetos fiquem em um lugar que não é o deles e com isso você ganha tempo na semana, quando vai procurar por eles. Mas isso é bem pessoal, como todas as dicas que vou dar aqui. Às vezes, a intimidade com a diarista é tão grande que ela vira parte da família e já sabe exatamente os seus gostos. Não é o meu caso, já que apesar de ser uma pessoa adorável, ela só vem 1x na semana. Fora que eu sempre prefiro guardar eu mesma as minhas coisas.

2. Quais são os serviços primordiais?

5Tem coisas que não precisam ser feitas cada vez que a diarista vai na sua casa. Tem coisas que podem ser feitas a cada 15 dias, por exemplo. Só que para aproveitar melhor o tempo que ela fica na sua casa, você precisa conhecer bem a rotina da sua família ou das pessoas que vivem com você e claro, ter uma noção do que pedir. É aquela velha história: para mandar, precisa saber fazer. A diarista pode ser sensacional mas ela será muito melhor se a dona da casa souber realmente o que quer que seja feito e como deve ser feito. Se você quer que ela cozinhe mas você mesma não sabe cozinhar ou não tem uma mínima noção, não vai poder reclamar se ela não fizer algo exatamente como você gostaria, entende? Mas indo para a parte prática, o que eu faço é sempre listar o que deve ser feito semanalmente e a cada 15 dias e deixo um bilhetinho com as tarefas do dia na geladeira ou em algum local visível. Para ela, como para qualquer funcionário, é muito mais fácil trabalhar já sabendo por onde começar ou pelo menos o que deve ser feito, ainda mais no meu caso que sou estrangeira e tenho uma diarista que também não é chilena. Nossa única coisa em comum é o país que vivemos mas ambas tiveram ensinamentos diferentes sobre o cuidado de uma casa. Quanto mais as coisas estiverem alinhadas, melhor para nós duas.

3. Quem vai cuidar da roupa e da comida?

Preparation for washingAqui em casa eu não abro mão dessas duas coisas. Eu prefiro lavas as minhas roupas e fazer a minha comida. A única coisa que minha diarista faz é passar as roupas para mim. Nesse caso, eu preciso colaborar com ela deixando a roupa lavadinha antes que ela chegue. Uma mão lava a outra!

Mas se ela vai lavar a roupa da sua casa, já deixe tudo separado por tipo de tecido e cor. Isso ajuda a garantir um cuidado maior com as suas peças. Quanto a comida, vá com antecedência ao supermercado e deixe separado os pratos que você quer que ela faça para a semana.

4. Como anda o seu estoque de produtos de limpeza?

2Minhas amigas me chamam de neurótica porque eu tenho um excel que lista todos os produtos de limpeza que tenho em casa. Concordo que talvez um excel seja um pouco de exagero, mas eu não tenho do que reclamar porque fica muito mais fácil saber quantos potes eu tenho de cada item, o que falta providenciar e até dá pra saber quanto tempo tem durado cada produtinho que eu compro. Quem nunca teve um gasto excessivo de produto de limpeza por puro descuido de algumas diaristas? E às vezes nem é por maldade, ela pode apenas ter hábitos diferentes dos seus mas você nunca saberá se não encarar a gestão da sua casa com a mesma preocupação que encara o seu trabalho. Esse cuidado pode garantir um uso melhor do seu dinheiro.

5. Do que você mais tem ciúmes?

3Às vezes é melhor você vencer a preguiça e cuidar você mesma de algumas coisas na sua casa. Por exemplo, tem 3 cantinhos na minha casa que eu prefiro limpar: meu escritório, minha penteadeira e minha sala de leitura. Nenhum destes espaços é grande mas são cheios de objetos frágeis de decoração, de coisas que ganhei das pessoas que amo, de produtos que precisam voltar exatamente para o mesmo lugar depois de tirar o pó e etc. Se você tem coisinhas que estima demais, faço como eu: encare que essa tarefa é sua já que ninguém fará igual a você. E acredite: tudo isso ajuda a manter um bom relacionamento com a sua ajudante, o que também é super importante.

6. Qual é o melhor dia e horário para você?

4No meu caso, eu prefiro que ela venha pela manhã e que a casa esteja limpa antes das 17 horas. Digo isso porque no Chile é muito comum que as diaristas façam duas casas por dia e eu gosto de saber que chegarei em casa e tudo estará limpinho e que poderei descansar sem ficar escutando o aspirador de pó. Mas eu sou firme quanto ao horário de chegada e saída porque isso influi diretamente no meu trabalho.

Uma outra dica legal é você perceber qual é o melhor dia para ela vir. Tem gente que prefere a casa limpa no final de semana e tem gente que prefere que a casa fique limpa no começo da semana. Analise o que é melhor para você porque o dia influi diretamente na conservação da limpeza. Um exemplo: será que se ela for na sua casa toda segunda-feira você conseguirá manter um mínimo de organização decente até que ela volte? Será que é melhor ela vir mais de 1x na semana? Todos os dias talvez? Ou será que, se ela vier apenas na sexta-feira, ao menos no final de semana a casa estará perfeita o suficiente para você relaxar, já que na semana não passa muito tempo em casa? Pense em tudo isso.

Gostaram das dicas? Se gostam de dicas desse tipo, comentem aqui que eu posso ajudar com mais posts. Gosto muito desses assuntos também. Observação: eu adoraria que algumas das imagens usadas fossem da minha casa, mas são do Pinterest mesmo.

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home