06 ago 2013

Como aproveitar ao máximo a sua maquiagem

LIFESTYLE > Beleza

Recentemente mudei de apartamento e mudança é uma ótima oportunidade de encontrar objetos ou coisas pessoais que há algum tempo você nao usava. Entao me lembrei de amigas que sempre me dizem que possuem muita dificuldade em criar looks novos de maquiagem ou roupa, nao porque possuem poucas opçoes, mas justamente por terem muita coisa. E é irônico pensar que a variedade nos leva a mesmice. Para evitar esse problema, resolvi dar algumas dicas para quem quer aproveitar ao máximo o acervo de maquiagem que possui e prometo que um outro dia darei dicas para otimizar o guarda-roupa, ok? Vamos lá:

tumblr_merh0n1iOu1rhu0aro1_5001. Tenha tudo à vista: Se você nao olha diariamente para o que tem, dificilmente vai se lembrar o que comprou e usar. Guarde seus produtos de uma maneira que consiga ver tudo o que possui.

2. Organize: Tem muita gente que consegue lidar com a bagunça, nao é o meu caso. Tudo o que tenho está devidamente catalogado ou etiquetado, e segue uma ordem ou um padrao, para que eu nao me perca. Talvez você nao precise ser tao neurótica como eu, mas um mínimo de organizaçao vai te ajudar bastante. Neste post você pode conferir as dicas de organizaçao que dei para quem tem pouco espaço, organizadores práticos, opçoes para quem usa a escrivaninha como penteadeira e outras dicas.

3. Fique atenta aos prazos de validade: Maquiagem vencida é alergia na certa. Mensalmente, verifique os prazos das suas embalagens e jogue fora (sem dó) aquilo que venceu. Às vezes as datas de validade se apagam das embalagens ou a gente joga fora a embalagem quando compra e depois nao se lembra mais. Neste caso, algumas dicas preciosas que estao neste post, podem te ajudar. Nele eu informo quanto tempo em média dura cada um dos produtos de maquiagem e outras dicas.

tumblr_l4jgbvoswm1qa02jgo1_5004. Doe ou Troque: Sempre tem aquele produto que a gente comprou por empolgaçao e nunca usou, e que fica guardado porque algum dia vamos precisar. Se depois de 6 meses isso nao aconteceu, você está correndo um sério risco de ter no estoque um produto vencido e de nao dar uma utilidade real para o dinheiro que você investiu. A melhor alternativa é doar ou ainda, trocar com amigas por produtos que você ainda nao tem mas que com certeza aproveitará bem mais.

5. Reaproveite as embalagens: Os produtos em pó que se quebram podem ser reaproveitados com um pouquinho de álcool líquido ou em gel, e misturado com uma colher. Depois que evapora, fica novinho. As sombras vencidas podem encher vidros transparentes e dar um novo colorido aos potes, servindo inclusive para guardar pincéis e outros objetos. Use a criatividade a seu favor.

6. Fique atenta aos programas de reciclagens: Algumas marcas possuem programas de reciclagem. Uma delas é a MAC, que ao juntar 6 embalagens plásticas te dá um batom novinho. Esse programa se chama Back 2 Mac.

7. Divida o seu acervo em pequenas necessaires: Se o dia a dia te impede de usar tudo o que tem, uma boa maneira de fazer isso é dividindo o seu acervo em necessaires e deixando nos lugares mais frequentados, como: trabalho, academia, casa do namorado e por aí vai. Além de garantir um uso maior dos seus produtos, evita peso na bolsa e que os produtos quebrem ao serem transportados constantemente; além de aumentar o espaço disponível para eles na sua casa.

tumblr_kyw0h1Ub7Y1qaeef0o1_500_large_large8. Crie a sua linha de maquiagem: assim como as misturinhas de esmaltes, os batons que já estao quase “morrendo” podem virar novos e únicos ao serem misturados. O youtube está cheio de tutoriais que ensinam a fazer isso.

9. Crie desafios: Ultimamente tenho reservado uma gavetinha onde guardo as maquiagens que usarei na semana. Nela tenho colocado principalmente os produtos que menos uso e que sao trocados por outros na mesma condiçao, na semana seguinte. É uma outra maneira de incentivar o uso.

10. Experimente combinar cores: Uma das maiores dificuldades pra muita gente é combinar cores de sombra. Aprender a fazer isso permite que você use muito mais suas sombras soltas ou paletas e diversifique os looks. Aqui tem um tutorial ensinando como fazer isso.

11. Evite comprar produtos que você já tem demais: Aqui é a parte mais difícil pra muitas, mas é preciso tentar. Se você já tem mais de 50 batons e o ano só tem 54 semanas, pelo menos por 1 ano você já está garantida, já que duvido que use um batom diferente a cada dia e muito menos que precise de 365 cores né? O problema é que a gente adora uma novidade mas a ideia aqui é tentar pensar racionalmente. Difícil, mas possível. Isso vale para outros cosméticos também. Bom mesmo seria se a gente conseguisse usar tudo até o final e só depois disso, comprasse algo novo.

Alguém tem uma dica legal pra dividir com a gente?

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "Como aproveitar ao máximo a sua maquiagem"
  1. Jéssica Augusto   06/08/13 • 13h09

    Parece que você adivinhou o meu pensamento. Porque vou arrumar as minhas maquiagens hoje. E adivinha? Sou suuuuuuper desorganizada, como na maioria das vezes eu me arrumo correndo, eu deixo tudo uma bagunça e isso vai acumulando,,,, ;x hahaha Adorei as duas dicas, e irei segui-las.
    Beijo!!

    • pigmentof   06/08/13 • 13h18

      Que bom, Jéssica! Pois é, organizar ajuda muuuuuito. Boa sorte aí hehehe. Bjs

  2. Thaís Faria   06/08/13 • 14h32

    Tenho pouco espaço aonde eu moro para me organizar então acabo não comprando tanta maquiagem, mas mesmo assim é uma loucura porque tem uma coisa fora do lugar, imagina quem tem muita… loucura kk
    Obrigada pelas dicas.
    Beijoos!

    • pigmentof   06/08/13 • 14h57

      Loucura total!!! Que bom que gostou das dicas. Bjs

  3. Dani Castelucci de Medeiros   06/08/13 • 14h59

    É verdade, organização é tudo… e eu adorei esse programa de reciclagem, não conhecia!! Vou dar uma olhadinha. Eu preciso organizar na minha cidade um ‘clubinho da maquiagem’, para trocar as empolgações – tipo as 2344321 cores de asas de borboleta que comprei e que acabo usando só a branca e a preta! hahaha

Anterior
Próximo
Voltar para a home