12 set 2014

Fiestas Pátrias Chilenas

VIAGEM > CHILE > Santiago > ROTEIROS > Sobre o Blog

Contei neste post aqui que o Chile tem alguns feriados em que não se abre nada na cidade com relação ao comércio e entre estes feriados está o mais importante deles, que acontece agora em setembro, começando no dia 18: As Fiestas Patrias. É um feriado grande, onde se comemora a independência do país.

Como todo o comércio estará fechado, a minha dica é que você conheça as festas típicas do Chile. É uma ótima maneira de não ficar entediado na cidade e de conhecer mais sobre a cultura local, o que pode deixar a sua viagem ainda mais rica em termos de conhecimento, fora a possibilidade de viver um dia como se fosse um verdadeiro chileno.

Em praticamente todos os bairros de Santiago você vai se deparar com festas, especialmente nos parques da cidade, mas principalmente no Parque O’Higgins. Para chegar ao Parque é só pegar a Linha 2 (Linha Amarela) e descer na estação que leva o nome do parque. Super fácil.

O que vou encontrar nestas festas?

Tudo o que relembre a cultura chilena, desde os tempos de colônia. Pense numa festa junina cheia de atrações só que com as cores, comida e danças do Chile. As Fiestas Pátrias são assim. É o momento de comer toda a comida típica do país a um precinho ridiculamente barato. Tem que aproveitar! Estas festas são chamadas de “fondas” ou “ramadas”. Use estas palavras para perguntar na rua onde está acontecendo estas festas. Elas começam lá pelo dia 14 e terminam lá pelo dia 22 de setembro. Vai depender de cada bairro e parque mas nos dias 18 e 19 é certeza e duram o dia todo.

Você vai ver muita gente “Bailando a Cueca”, que apesar de ser um nome que nos remeta a outra coisa, no Chile é uma dança.

Vou deixar um vídeo aqui para que conheçam:

Até eu me atrevi a dançar mas só tirei foto mesmo hahaha.

Nesta mesma semana também tem o desfile da Escola Militar, um desfile cívico super bonito que começa no centro no Parque O’Higgins e termina na Escuela Militar. Tem uma estação de metrô na linha vermelha que leva o mesmo nome. O desfile, conhecido como Parada Militar, é muito lindo, supera a Troca da Guarda que já é linda. O desfile é gratuito e acontece sempre no dia 18, bem cedo e termina mais ou menos ao meio-dia.

Resumindo: são dias em que você não vai ter shopping e lojas abertas e nem variedade de restaurantes, mas pode se envolver bem mais com o país e os chilenos, comer bem e barato e se sentir como um estrangeiro se sente no Carnaval do Brasil, só que numa realidade bem diferente. Eu acho que todo mundo que estiver aqui deveria participar. Dá outra cara para a viagem. Você também pode aproveitar para conhecer Viña del Mar e Valparaíso nestes dias, onde também tem festas. Tem festas no país todo.

Para quem quer ir a um restaurante de comidas típicas ou saber quais são elas, em breve farei um post. Aguardem!

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

15 comentários em "Fiestas Pátrias Chilenas"
  1. Consuelo Rojas Torres   16/09/14 • 20h15

    "Bailar la cueca"

  2. Beatriz   25/08/15 • 19h09

    Em qual lugar é o desfile da escola militar? É gratuito?

    • Fê La Salye   26/08/15 • 08h42

      Sim, gratuito. Atualizei o post com essa informação. Bjs

  3. Rúbia   12/04/16 • 13h07

    Agora fico mais aliviada em ver que vai ter o que fazer ai nesta data. Mas me tire uma dúvida as festas iniciam no dia 14 porém nos dia 14 á 17 as coisas estaram abertas normalmente, valle nevado e demais?

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h32

      Valle Nevado sim mas bem mais cheio já que quem nao trabalha aproveita para subir. As outras coisas nao posso garantir porque não dá pra saber antecipadamente. Bjs

  4. Renata   15/04/16 • 11h15

    Fê, irei pro Chile do dia 10 a 21/09,nos dias 15 a 19 estarei no Atacama e o restante em Santiago. Os lugares só fecham nos dias 18 e 19? Nos dias 14,20 e 21 a cidade funciona normalmente? Estou adorando o seu blog!

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h38

      Oi Renata! Recomendo o post sobre Feriados Irrenunciáveis para entender melhor como funciona tá? Obrigada por seguir o blog!

  5. Dani Fagundes   03/06/16 • 11h08

    Oi Fê agradeço muito todas as suas dicas, me ajudaram bastante.

    Estarei indo para Santiago dia 20 de setembro e chegarei lá a noite. Sabe me dizer se terei problemas para jantar no dia 20 em Santiago?

    Dia 21 e 22 são os dias que separei para conhecer a cidade. Os estabelecimentos já estarão abertos normalmente?

    Obrigada pela atenção,

    Att, Dani Fagundes

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h34

      Oi Dani! Como dito neste post e no de feriados irrenunciáveis, só conseguiremos saber na data. Sao dias dedicados a estas festas e o país para. As coisas vao voltando ao normal mesmo lá pelo dia 22. Bjs

  6. Roberto Vaz de Lima   26/07/16 • 20h32

    Boa noite Fernanda.

    Sou do interior de SP, e vou 17a24 set próximo com minha familia (5 adultos). Favor me ajude:
    Dá para ir a Cajon de Maipo nos dias 18 ou 19? É interessante o passeio? É longe? Dá prá alugar um carro? É caminho de neve? Que cuidados deverei ter? Dá prá ir e voltar no mesmo dia? No aguardo. Obrigado.
    Se preferir segue meu WhatsZapp 19 989855363.
    Abraços
    Roberto

    • Fê La Salye   05/08/16 • 11h13

      Oi Roberto, tudo bem? Tudo isso está no menu Chile/Outras Cidades. Obrigada!

  7. Karin Baroni   27/08/16 • 20h27

    Fê,
    Vou a Satiago entre 13 e 21 de setembro. Vou perder muita coisa por conta do feriado? O comércio fecha durante toda a semana ou somente nos dias 18 e 19?
    Bjo

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h48

      Karin, me perdoe pela demora. Realmente nao consegui te responder antes. ESpero que tenha aproveitado a viagem. Bjs

  8. Jéssica   30/08/16 • 17h23

    Boa noite Fernanda.
    Estarei deixando a cidade de Santiago no dia 18 de setembro, como me hospedarei no centro terei que me locomover até o aeroporto, nesse dia vai ser feriado, o transporte público vai funcionar? Táxis. Obrigada.

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h43

      Jessica, me desculpe pela demora. Espero que tenha gostado da viagem.

Anterior
Próximo
Voltar para a home