26 maio 2015

Telefones de Emergência no Chile, Dicas de Segurança e Perda de Documentos

VIAGEM > CHILE > Santiago > DICAS ÚTEIS > VIAGEM > CHILE > Santiago > SEGURANÇA

Uma das coisas que eu me preocupo muito quando viajo é com algumas medidas de segurança. Todo mundo tem a falsa sensação de que em uma viagem tudo pode ser perfeito, que nada de ruim irá acontecer. A verdade é que por mais deliciosa que seja uma viagem ela não isenta ninguém de pequenos problemas. Não é porque idealizamos um destino, sonhamos com dias de passeios em outro lugar que estamos livres de passar mal em viagem, de perder documentos importantes, de sermos roubados e por aí vai. Por isso vou dar algumas dicas aqui para você se prevenir na sua viagem, especialmente se vier ao Chile.

1. Seguro Viagem

iStock-660x439

Está aí um ítem que muita gente considera uma frescura mas eu considero essencial. Pensa comigo: você sai do avião, corre pra esteira para pegar a sua mala e ela não chega. Dá um desespero né? Agora imagina se você não fala o idioma daquele país? Vai ser bem mais difícil resolver o problema né? Imagine ainda se está -5 graus lá fora e você não tem um casaco pra se proteger porque estava tudo na mala?

Agora imagine outra cena: você foi jantar naquele restaurante super recomendado com pratos típicos. Você amou a comida mas ao chegar no hotel percebeu que algo não caiu bem e você pegou uma bela de uma intoxicação alimentar. Você passa a noite no banheiro e se vê obrigado a cancelar o passeio do dia seguinte porque não está se sentindo bem. Pra piorar, você nem sabe que remédio comprar na farmácia porque os remédios mudam de nome em cada país e como você não sabe exatamente o que tem, não se arrisca a se automedicar. Agora imagina se tudo isso acontece com uma criança que passa mal em plena madrugada, em um hotel, em outro país. Péssimo, né?

Agora imagine mais uma situação: você foi para um passeio e levou com você bastante dinheiro e o seu passaporte. Dentro do passaporte também estava aquele papel que é carimbado pela imigração e que na volta da viagem você precisa apresentar no aeroporto de novo. E aí, você está todo feliz admirando tudo e algum batedor de carteira (eles existem no mundo todo), leva a sua bolsa e você fica sem grana e sem documentos, e pior: sem saber o que precisa fazer para voltar pra casa.

Eu poderia citar várias outras situações que podem tornar uma viagem bem complicada mas estas são as mais recorrentes e a melhor maneira de ter tudo solucionado sem que você perca o dinheiro que já investiu, é contratando um seguro viagem. Muita gente evita essa contratação porque sempre pensa que é um dinheiro que se paga e que acaba não usando. Eu espero mesmo que você nunca precise usar mas o seguro morreu de velho. A diferença entre o imprevisto e o “tudo foi um desastre” está no planejamento. Existem muitos seguros de viagem por aí, inclusive, muitos cartões de crédito oferecem esse benefício por um bom custo. Vale a pena pensar nisso.

2. Telefones de Emergência

Não importa pra onde você vá, saiba sempre os principais telefones de emergência nesse país. Você não conhece ninguém nesse local, portanto saber pra quem ligar num momento crítico é super importante. Aqui vão os principais telefones de emergência no Chile:

celular pf

3. Dicas de Segurança

voltou-de-viagem-com-dinheiro-estrangeiro-saiba-quais-sao-as-suas-opcoes-1422538462352_615x300

Mais uma dica que vale pra qualquer país que você for: evite andar com dinheiro. Prefira usar cartão de crédito ou um cartão de débito que permita saques no exterior. Use dinheiro em espécie apenas para algumas coisas. Mas se ainda assim você precisar sair com dinheiro, nunca leve tudo. Procure um hotel que tenha um cofre onde você possa guardar seus objetos de valor e boa parte do seu dinheiro.

E o mais importante: nunca dica na rua quanto você tem ou pretende trocar nas casas de cambio. Não é porque você está em outro país que as pessoas não entendem o que você diz. É possível reconhecer um turista a quilômetros de distância. Um brasileiro então, nem se fale. Por natureza nós falamos alto e gesticulamos demais. Qualquer nativo com má intenção só precisa perceber você pra agir no momento certo. E pasmem: é bem comum o número de turistas que também são assaltados pelo mundo por outros turistas do mesmo país. A gente fala demais em viagem, confia demais nas pessoas que conhecemos nos passeios, como se o simples fato de encontrar alguém do nosso país nos deixasse mais seguros.

Se precisa de dicas referentes a cambio de moeda e formas de levar dinheiro em viagens, clique aqui.

4. Perda de Documentos

passaporte

Se infelizmente você perdeu os seus documentos no exterior e caiu na besteira de não contratar um seguro viagem, você vai precisar resolver tudo sozinho. O processo é esse em qualquer país:

  • Dirija-se na mesma hora até uma unidade da polícia local e faça um Boletim de Ocorrência. No caso do Chile a polícia local são os Carabineros de Chile e o BO se chama Constancia ante Carabineros.
  • Com esse documento em mãos dirija-se até a Embaixada Brasileira neste país que você está. No caso do Chile, a Embaixada Brasileira fica em Santiago, na Avenida Apoquindo, 3039, piso 2, oficinas 201 e 202, Bairro Las Condes. O telefone já foi informado neste post.
  • Importante: A Embaixada de qualquer país não funciona aos finais de semana e feriados, o que pode atrasar mais a sua viagem de volta. Neste caso, acesse o site do Portal Consular e preencha o formulário online de solicitação de um novo Passaporte.
  • O Passaporte solicitado em outro país custa o dobro do que custaria para emitir no Brasil. Só esse fator já é motivo suficiente para cuidar bem do seu documento.
  • Outras desvantagens: o passaporte novo vem sem nenhum visto e carimbos, ou seja, todos os registros de viagens anteriores e de vistos solicitados são perdidos, o que pode complicar a viagem daquelas pessoas que pretendiam usar as férias para chegar em outro país.
  • Também é preciso lembrar que a emissão de um novo passaporte leva de 7 à 10 dias úteis, então você precisa ter dinheiro pra se manter neste país neste período e verificar com a sua agência ou companhia aérea como fica a remarcação da sua viagem de volta.
  • Alguns países permitem que você solicite uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) caso o seu passaporte não fique pronto antes da volta ao Brasil. É um documento emergencial que fica pronto em até 3 dias úteis e só permite uma viagem direta ao Brasil. Se você precisa fazer escalas, vai ter que esperar o passaporte ficar pronto. Você solicita esse documento na Embaixada ou Consulado Brasileiro do país aonde estiver.
  • Você pode entrar com o RG no Chile mas se você o perder, precisa seguir os mesmos procedimentos citados acima.

Bem gente, essas são as principais dicas de segurança em viagem que eu poderia dar a vocês. Se alguém tiver algo a acrescentar, por favor, use os comentários.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

6 comentários em "Telefones de Emergência no Chile, Dicas de Segurança e Perda de Documentos"
  1. Nelia   31/05/15 • 10h02

    Excelente dicas!Obrigada

    • fernanda   07/06/15 • 17h04

      Muito obrigada!

  2. Vivian   08/09/15 • 22h27

    Fê. Tenho uma dúvida: já estando no chile eu posso andar com a xerox autenticada do RG e deixar a original no hotel pra usar só na ida ao aeroporto?
    Como não tenho passaporte pra revesar entre os dois documentos fiquei com essa dúvida de segurança e ainda não encontrei nos sites de busca.
    Parabéns pelo blog tem me ajudado muito.

    • Fê La Salye   09/09/15 • 11h21

      Pode sim, Vivian. Muito obrigada por acompanhar o blog!

  3. Lisi   31/12/15 • 06h39

    Será Q tem algum lugar que levam os documentos roubados de brasileiros? Fomos assaltados ontem, mas não levaram passaporte graças a Deus. No Brasil os DOCs perdidos são levados para os correios e em Santiago vc sabe? Obrigada!!!

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h37

      Poxa, que pena. Conseguiu resolver o problema? Geralmente entregam no Consulado ou na Embaixada.

Anterior
Próximo
Voltar para a home