21 jun 2015

Segurança em Santiago: Cuidado com os Golpes

VIAGEM > CHILE > Santiago > SEGURANÇA

ChileEm geral, Santiago é uma cidade bem segura e esse é um dos motivos que faz com que muitos estrangeiros optem por continuar morando aqui porque apesar de ser uma metrópole, ela não é tão populosa (aliás, o Chile inteiro tem uma população menor que a do Estado de São Paulo), o que ajuda muito a controlar a segurança e fazer com que boa parte das coisas funcionem corretamente.

No entanto, ela não é perfeita, assim como nenhum lugar do mundo é, e como se não bastasse, é uma cidade turística e sabemos que cidades que recebem muitos turistas costumam ter alguns golpes clássicos.

Meu post visa dar algumas dicas de alerta para que você tenha a melhor viagem possível.

  • 1ª DICA: Não se iluda.

Todo turista tem a falsa impressão de que nada pode dar errado em uma viagem e pior: às vezes pensa que tudo será perfeito em qualquer país, menos no seu. E aí fica distraído, admirando tudo e esquece daqueles cuidados básicos que ele sempre toma na cidade onde mora. Aproveite a sua viagem, se permita, experimente o novo mas fique de olho. Qualquer país é composto por seres humanos e onde há seres humanos, há uma parcela de defeitos e de oportunismo. Nunca ache que isso é uma “qualidade” específica de um único país. Leve aquele olhar atento do brasileiro na sua bagagem!

  • 2ª DICA: NUNCA, NUNCA, NUNCAAAAAA diga na rua quanto de dinheiro você tem

E muito menos quanto precisa trocar na casa de câmbio. Também não diga na rua ou em lugares públicos quanto gastou em compras ou quanto custa aquele eletrônico que você pretende comprar no shopping. É muito fácil identificar um turista e digo mais: é muito fácil identificar um turista brasileiro. Quando vim morar em Santiago eu não entendia como as pessoas sabiam que eu era brasileira sem nem ter me escutado falar. Hoje, após quase 5 anos morando aqui, eu já sei identificar um turista de longe, principalmente o brasileiro: a gente se veste diferente, fala alto, gesticula demais, ri fácil e sempre está com uma câmera ou celular tirando foto de tudo, algo que um local certamente não faz. E como se não bastasse todas estas características, ainda diz quanto de dinheiro tem.

Você pode até não entender um chileno falando mas ele entende você, mais até do que você imagina. Se alguém mal intencionado está perto justo na hora que você diz quanto tem de dinheiro, você virou uma presa fácil. E nem é o caso de abordarem com arma, faca ou coisas perigosas. Isso é algo bem mais difícil de ver por aqui, mas batedor de carteira não precisa assustar pra levar o que é seu e ainda que ele te fale umas palavras feias que você provavelmente não entenderá e não te ameace com nada; perder essa grana em terras desconhecidas, é tudo o que você não precisa. Já o seu dinheiro, só você precisa saber quanto tem.

santiago centro

  • 3ª DICA: Confira o táximetro e saiba exatamente qual nota você está entregando.

Não é correto e nem verdadeiro dizer que todo taxista é malandro mas é muito comum que os golpes mais comentados na internet por turistas que viajam o mundo, envolvam o táxi. Até eu já tive esse problema em 2 países da Europa, na Argentina e no Peru; então está claro que é algo bem comum no mundo. Se você precisar de táxi em Santiago, eu recomendo que você não pegue o primeiro que passar na rua mas que prefira usar o táxi que é conveniado ou indicado pelo hotel que você vai ficar ou no caso de estar saindo do aeroporto, pedir um táxi que seja conveniado a ele. Táxis que são conveniados à empresas não aplicam golpes porque eles respondem por cada passo que dão e ainda que tentem alguma coisa errada, você consegue denunciar, falar com alguém que possa te ajudar; o que deixa de ser possível quando você pega qualquer táxi independente na rua.

Mas se ainda assim você pegar esse tipo de táxi em Santiago, aqui vão algumas dicas:

– Olhe o taxímetro ao entrar. A corrida inicia valendo 300 pesos chilenos. Mas a melhor dica ainda é usar um táxi conveniado a uma empresa porque infelizmente alguns taxistas adulteram o taxímetro ao perceber que o passageiro se trata de um turista.

– Antes de entregar o dinheiro ao motorista, diga qual o valor que você está entregando. Ex: A corrida custou 3 mil pesos e você tem uma nota de 5 mil. Antes de entregá-la ao motorista, diga: Aqui tem 5 mil pesos. Por que isso? Porque infelizmente é comum que alguns taxistas em Santiago se aproveitem do fato do turista não saber o valor que tem em mãos e acabam entregando um troco inferior. Quando você deixa claro que sabe a nota que está entregando, a chance de cair nesse golpe diminui.

– Confira o troco, não apenas para saber se o valor está correto mas para ver se não recebeu uma nota falsa. Assim como taxistas podem dar o golpe, passageiros mal intencionados também aproveitam o táxi para deixar as notas falsas que possuem e é com outro passageiro – seja por não ter percebido ou por malandragem –  que esse taxista vai tentar se livrar dessa nota também. Neste link você pode aprender como identificar uma nota falsa no Chile. Está em espanhol mas eu preferi divulgar assim mesmo porque o texto possui imagens bem esclarecedoras do que você deve fazer.

– Olhe o caminho no mapa ou no GPS, antes de entrar no carro. Um erro clássico dos turistas no mundo é entrar em um táxi e deixar por conta do motorista a escolha do caminho. Tudo bem que a gente não conhece o local mas dar uma olhada no mapa antes, evita que o motorista fique rodando com você para aumentar o valor da corrida.

– Use o Uber e aí tudo fica mais simples.

  • 4ª DICA: Fique atento as suas coisas em locais públicos

Essa dica é clássica mas é incrível como o turista esquece de fazer isso quando sai do seu país. No centro, em bares, baladas, pontos turísticos ou qualquer lugar com aglomerações, cuide bem das suas coisas. É em lugares assim que algo de valor pode sumir sem você perceber.
Locais de maior atenção: Mall´s (Parque Arauco, Alto Las Condes e Costanera), Mercado Central, Centro de Santiago, Bella Vista, Parque Forestal e lojas de aluguel de equipamento e roupas de ski, onde alguns se passam por clientes para fazer furtos de carteiras sem que os clientes reais percebam. Clique aqui para saber a quais lugares ligar em caso de emergência. Vale lembrar que não acontece nenhum ato de violência nos golpes ou furtos aplicados (Chile está no 27° lugar no mundo entre os países mais seguros), as suas coisas simplesmente são levadas sem que você perceba.

  • 5ª DICA: Não compre pacotes turísticos de pessoas que gritam promoções nas ruas do centro

Essas pessoas, que ficam nas ruas do centro anunciando pacotes turísticos mais baratos, geralmente são “guias piratas”, o que pode resultar em 2 problemas: Primeiro: que no dia marcado eles não apareçam. Segundo: eles podem te levar e pode dar tudo certo mas você corre um risco grande porque como eles não possuem autorização para trabalhar, você pode ter problema se o carro for parado por alguma blitz policial; o que além de prejudicar o seu passeio, dá ao policial o direito de pedir que você explique o seu real ou suposto envolvimento com essa empresa clandestina. Já aconteceu com alguns seguidores. Se for usar alguma agência de turismo, vá até o escritório dela e feche o pacote lá ou diretamente com o hotel; mas não com vendedores clandestinos.

Esse é o tipo de coisa que pode acontecer por aqui e que pode ser evitada se você tomar os devidos cuidados. No geral, Santiago não é violenta e não tem aquele clima de medo no dia a dia. Fique tranquilo! É só continuar esperto. Vivo há quase 5 anos aqui e nunca me senti em constante medo pelas ruas, aliás, essa sensação de segurança é uma das coisas que me faz querer continuar aqui.

Fora isso, sempre tem policiais nas ruas. Neste link você tem acesso aos telefones de emergência do país.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

15 comentários em "Segurança em Santiago: Cuidado com os Golpes"
  1. Manuela   22/06/15 • 08h37

    Oi Fê!

    Adorei o post e são dicas para a gente usar em qualquer lugar do mundo que a gente visite.

    Sobre os táxis em Santiago, um dia estávamos em 6 pessoas e pegamos 2 táxis, ambos com o taxímetro ligado. Porem um custou mais ou menos 2 mil pesos a mais… quando o pessoal questionou o taxista somente disse: liguei o taximentro. Ouvimos falar (não sei se é verdade) que existe um golpe que se faz diretamente nele. Mas aí é dar sorte na hora da escolha né.

    Beijão

    • fernanda   22/06/15 • 11h35

      Manuela, infelizmente é verdade. Até falei disso no post. O ideal mesmo é usar táxi conveniado. Obrigada por comentar! Bjs

  2. Fabíola Santana   22/06/15 • 11h17

    Oi Fê, acompanho o seu blog faz algum tempo, por motivos de: Chile! kkkk
    Gostaria de parabenizar por todo o conteúdo e informação que você passa aos seus leitores. Um blog extremamente bem escrito, e podemos perceber o cuidado que você tem ao passar informações para a gente, sempre se atendo aos pequenos detalhes que outros blogs não se preocupam em passar.

    Quanto a esse post tenho uma dúvida, como nós podemos identificar uma nota falsa no Chile?
    Da mesma forma que identificamos o real?

    • fernanda   22/06/15 • 11h34

      Fabiola, muito obrigada pelo carinho! Atualizei o post com esta informação tá? Beijos!

      • Fabíola Santana   24/06/15 • 12h12

        Muito obrigada!

  3. Alessandra   08/07/15 • 11h26

    Oi, Fê.

    Eu e meu marido fizemos um mochilão pelo Paraguai, Argentina e Chile no ano passado. Minha expectativa maior era pelo Chile. Achei que ia adorar Santiago e por isso ela seria nossa última cidade antes de voltarmos para o Brasil. Ainda bem que foi a última, caso contrário poderia ter arruinado nossas férias.
    Fomos assaltados às nove horas da manhã numa segunda-feira, logo quando chegávamos e ainda estávamos com as mochilas, a caminho do hotel. Meu marido insistiu para que fôssemos de metrô para nos acostumarmos com o “clima” da cidade. Mas o ladrão (muito bem vestido) foi bem seletivo: só queria a carteira, deixou celulares novos, que tínhamos a apenas uma semana, deixou câmera fotográfica (graças!), mas levou nossos cartões e documentos… Dinheiro, que era o interesse dele, foi bem pouco, alguns reais, um restinho de pesos argentinos e uns poucos pesos chilenos.
    Com isso conhecemos dois pontos turísticos que não estavam no roteiro: o consulado brasileiro e a polícia internacional. Fomos tratados com descaso pela polícia, até mesmo com ironia e fizemos uma reclamação no consulado. Perdemos dois dias para conseguir nossos documentos provisórios e nessas idas e vindas topamos com mais brasileiros passando pela mesma situação. Fomos informados que em 2014 (ainda era agosto) quase dois mil brasileiros já haviam sofrido com a perda ou roubo dos documentos.
    Enfim, nos últimos dias na cidade eu não tinha vontade de conhecer nada, não visitei a maioria dos pontos turísticos e voltei com dinheiro para casa, já que não fiz as tão sonhadas comprinhas de viagem. A capital do país me deixou com um gosto amargo na boca.
    Em compensação no sul, pegamos um táxi e no momento de pagar dei ao taxista uns dez mil pesos a mais do que o valor da corrida. Fiz por engano, mas ele sorriu e me devolveu o dinheiro. Claramente poderia ter ficado para ele, mas foi muito honesto.
    A falta de sorte nos serviu de aprendizado…

    • Fê La Salye   08/07/15 • 12h56

      Alessandra, que pena que isso tenha acontecido com você. É realmente ruim ser surpreendido dessa forma em uma viagem. Fico feliz que ao menos no sul do país tenha ficado uma boa impressão. Espero que se um dia tiver que voltar à Santiago que a impressão possa mudar. Beijos!

    • Caroline   28/01/16 • 17h13

      Olá, Alessandra!

      Desculpe perguntar, mas como ocorreu o furto? Ele abordou vocês?
      Estou planejando a minha viagem e já havia escolhido o metrô com primeira opção, para chegar ao local de hospedagem. Agora, com seu relato, fiquei um pouco receosa. Já providenciei uma doleira, para andar com dinheiro e documentos sempre escondidos e seguros, mas nunca se sabe…

      E, Fê (olha a intimidade rsrs), seu blog tem sido de grande ajuda nesse planejamento <3 Acabei de conhecer e já estou adorando. Já sei como montar minha mala! Que era uma dúvida enorme. rsrs

      Bjs

      • Fê La Salye   29/01/16 • 08h27

        Oi, Caroline! Fico feliz que goste do blog. Quanto ao metrô, fique tranquila. O que aconteceu com a Alessandra não é algo frequente, o problema com o táxi que não é conveniado, sim. Tome os mesmos cuidados que já tomaria na sua cidade e ficará tudo bem. O metrô não tem um clima de medo constante e nem a cidade. Bjs

        • Caroline   29/01/16 • 12h47

          Que bom. Obrigada por reforçar essa questão.

          Estou começando a me sentir cada vez mais tranquila, pq vejo que Santigo é bem mais segura que aqui (Rio). Eu já trabalhei gerenciando dois hostels na capital do Rio, no centro, e tentava dar todos os alertas possíveis aos hóspedes. Até antes de chegarem, pq os taxistas do Rio são terríveis com os turistas e a maioria optava por táxi para chegar. E implorava para eles não pegarem táxi na rua, ficava arrasada quando davam volta neles, com vergonha dos meus compatriotas.
          Mas, como você disse em outros posts, turista é turista em qualquer lugar, chama atenção e não deixarei de me cuidar.

          :)

  4. Rebecca   04/08/15 • 00h04

    Fernanda, quão importante foi ler esse post!
    Fui a Santiago na última semana de julho de 2015 e utilizei as suas dicas. Nas raríssimas vezes que entrei em um táxi, estava com o dinheiro trocado justamente para não sofrer nenhum golpe. Graças a Deus eu e e minha família não tivemos problema com segurança. Fomos sempre cautelosos: evitávamos falar sobre dinheiro na rua; bolsas e mochilas para frente ou no caso das mochilas para trás com cadeados; levávamos dinheiro e cartão em locais diferentes; apenas um documento de identificação (os outros ficaram dentro das malas trancadas no hotel). Enquanto estávamos na fila para andar no funicular e visitar o zoológico, conhecemos uma família brasileira que relatou ter sido furtada dentro do metrô: o ladrão foi tão “mão leve” que a matriarca nem notou quando ele retirou a carteira dela com documentos e cartões de crédito. A sorte foi que ela tinha outro documento no hotel. Ficamos assustados, mas não deixamos de usar o metrô. Apenas redobramos os cuidados. E outro detalhe: principalmente no metrô, percebi que os chilenos realmente entendem o português. Vi alguns rindo ou curiosos prestando atenção na conversa da minha família. Muito obrigada por dividir essas dicas que foram fundamentais para eu desejar retornar a Santiago.

  5. Patricia Barbarini   04/07/16 • 07h36

    Fe, tudo bem!
    Sigo você há alguns meses e AMO seu blog, insta, face e snap… sigo tudo!!! La mirada Chilena é demais!
    Vamos ao Chile agora em Setembro e hoje recebi um e-mail de uma agência que me intrigou… disseram que não estão fazendo transfer do aeroporto à noite por motivo de segurança! Oi!?
    Fiquei com um medinho… pensei até que estava indo pro Brasil… rsss
    Está sabendo de algo sobre isso? Estão ocorrendo assaltos na saida do aeroporto?
    E também… tem alguma empresa de transfer para indicar?

    Muito obrigada!

    Bjos

    Paty

    • Fê La Salye   18/07/16 • 17h59

      Nao estou sabendo de nada disso. Estranho. De qualquer forma, toda empresa de transfer que sai diretamente do aeroporto é confiável e agências de turismo sempre fazem esse serviço. Estranho esse argumento. Aqui no blog tem uma lista de agências que oferecem esse serviço. Obrigada por acompanhar o blog! Bjs

  6. Carla   18/11/16 • 20h35

    Oi Fe!!

    Estou no Chile há 18 dias e preciso contar o Golpe que eu e meu marido levamos para alertrar outros turistas. Primeiramente quero te parabenizar pelo blog que é maravilhoso, foi por ele que pesquisei antes de vir pra cá e segui varias das suas dicas, por exemplo acabo de provar o suco de Aloe Vera que vc sugeriu e é maravilhoso. Pois bem, estavamos eu e meu marido alegres e contentes no parque florestal (praça longa e bonita que acompanha umas das principais avenidas da cidade. Quando aparentemente fomos atingidos por coco de passaro. Veio uma mulher aparentemente solicita que “percebeu” o ocorrido e comecou a nos dar lenco e agua para nos limparmos. Nao gostamos da aproximacao porem a mulher e um.homem que surgiu logo em seguida nos tocavam para “ajudar a limpar”. Falavamos que nao precisava, que tinhamos papel…. quando foram embora, meu marido percebeu que levaram a carteira dele que estava no bolso. Ficamos desesperados pois na carteira alem de cartao e dinheiro estava tambem o passaporte dele, e íamos no dia seguinte para Pascoa (necessitando do passaporte para embarcar). Gracas aa ajuda de um brasileiro que encontramos na delegacia, conseguimos retirar um documento de identificaçao no consulado brasileiro, o que nos permitiu embarcar para pascoa no dia seguinte. No consulado fomos informados que os roubos a turistas brasileiros esta bem comum (algo como 130 casos nos ultimos 2 meses). Portanto pessoal, muita atençao, andem com doleira e com copia do RG ou passaporte nas ruas.

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h32

      Carla, uma pena o que te aconteceu. Sinto muito mesmo! Obrigada pelo alerta. Infelizmente existem golpes com turista, especialmente no centro. Um ótimo fim de ano!

Anterior
Próximo
Voltar para a home