07 ago 2015

Santiago com chuva – O que fazer?

VIAGEM > CHILE > Santiago > CLIMA & NEVE > VIAGEM > CHILE > Santiago > DICAS ÚTEIS

file_20121109104835É muito raro chover em Santiago. A cidade tem um clima bem seco, chovendo apenas alguns poucos dias no ano e para formar a neve. Essas chuvas costumam acontecer no finzinho de maio e uma garoinha ou outra em junho e julho mas nada que a gente possa chamar de temporal. Nem trovões tem aqui. Acho até que no dia que tiver um trovão os santiaguinos vão ter mais medo disso que de um terremoto rsrs. Os brasileiros que moram aqui e os chilenos que moram no sul do país (lá chove com frequência), sempre dão risada do quanto os santiaguinos ficam impressionados com chuva, justamente por não conviverem com ela. É como o brasileiro que se assusta com qualquer tremor por aqui e diz que foi um terremoto.

Mas 2015 tem sido um ano bem louco em termos de clima. A chuva só veio em julho e depois na primeira semana de agosto e veio numa quantidade que provocou algumas nevascas nas estações de ski.

As estações continuam funcionando normalmente, o que muda é que 90% das agências de turismo não sobem no período de chuvas porque a estrada fica com muita neve e pode ser perigoso. Pelo mesmo motivo é que não recomendo que você alugue um carro para ir às estações se nunca dirigiu na neve porque mesmo usando correntes no pneu, o carro patina bastante e convenhamos, a estrada é na Cordillera. Todo cuidado é pouco. Se precisa de dicas para a neve, aqui tem 5 posts e vídeos bem esclarecedores.

Mas voltando ao assunto… O que tem pra fazer na cidade se chover?

Chuva não é realmente a coisa mais legal do mundo quando estamos viajando é por isso que contar com um bom hotel é a salvação nessas horas porque em um dia de chuva você pode aproveitar a piscina coberta, o spa e outras coisas da infraestrutura do hotel. Mas se a sua hospedagem não se encaixa nesse perfil, ficar dentro do quarto pode ser bem chato. E por mais que a infraestrutura do hotel seja boa, ninguém viaja pra ficar no quarto né? Mas aqui vão algumas dicas:

1. Compre um guarda-chuva

image538f115ac9cd01.76641357

“Ai Fê, que dica mais tonta!” Também acho mas às vezes as pessoas esquecem que ter o básico já resolve metade dos problemas. Como eu disse antes, as chuvas por aqui não são torrenciais, então se você tiver um guarda-chuva já poderá sair sem problemas. E como em qualquer lugar do mundo, basta cair uma gota que os vendedores de guarda-chuva aparecem do nada hahaha. Aqui se chama Paraguas.

2. Use o metrô

Captura de pantalla 2015-08-06 a las 22.33.37

O metrô funciona muito bem em Santiago e nos lugares que o turista vai, a linha vermelha passa por todos eles e cada principal ponto turístico fica bem próximo a uma estação. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para usar o transporte público da cidade.

3. Vá à uma vinícola

viña16

Como vocês já sabem, aqui só chove em alguns poucos dias do inverno e se você ainda não sabe, é no inverno que as plantações das vinícolas estão sem folha alguma. Se a vinícola já não terá folhas mesmo, visitar o seu interior pode ser uma alternativa, inclusive aonde ficam os barris dos vinhos especiais e até aproveitar para almoçar. O almoço das vinícolas é sempre sensacional. E se for apenas uma garoa, dá até para aproveitar o tour normalmente. As vinícolas nunca fecham por causa de chuvas.

4. Vá à Viña del Mar e Valparaiso

chile01-0069

As estradas que levam ao litoral nunca estão com neve, portanto dá para ir pra lá até em dias de chuva. Muitas vezes, quando chove em Santiago, não chove em Viña ou Valpo e dá para aproveitar o dia normalmente. Além disso, praia por aqui é mesmo só para olhar porque inclusive no verão a água não esquenta. Então dá para ir normalmente em dias de chuva ou nublados. As dicas sobre estas cidades estão todas aqui.

5. Vá aos lugares fechados

Catedral_Metropolitana_de_Santiago_01_ChileSe o metrô ajuda, então vá aos lugares fechados como a Catedral, Museus, Mercado Central, Casa de Pablo Neruda e Restaurantes. Aqui você também encontra a agenda cultural da cidade, aqui outros pontos turísticos e aqui tem muitas dicas de lugares para comer.

6. Aproveite para fazer compras

11095203_10152923154078248_8277029171555524558_nQuando chove as pessoas evitam sair de casa. São nesses dias que os shoppings costumam estar perfeitos, sem muitas filas. Isso não se aplica muito ao shopping Costanera Center, já que está do lado da estação Tobalaba do metrô mas o Arauco costuma ser mais vazio. Não esqueça de aproveitar os descontos exclusivos para turistas que já contei aqui.

Como viram, tirando as estações de ski e os lugares ao ar livre, é possível aproveitar bem a cidade com esse plano B.

*Imagens: Arquivo Pessoal, Douglas Pingituro e Pinterest

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

11 comentários em "Santiago com chuva – O que fazer?"
  1. Meili   07/08/15 • 08h40

    Adorei as dicas.estamos chegando em Santiago agora dia 11 e estamos meio confusos quanto aos passeios e roteiros. Isso ajuda bastante

    • Fê La Salye   07/08/15 • 08h42

      Obrigada! Dá pra aproveitar muito, mesmo se chover. Bjs

  2. Paulo   07/08/15 • 19h07

    Show suas dicas Fernanda…sigo tbm seu instagram e ultimamente vi suas postagens, será que isso vai acontecer em setembro? Kkkkkk….e uma coisa que não me deixa parar de pensar nela…levou dólar ou real? Me ajudaaaaaa

    • Fê La Salye   07/08/15 • 20h59

      Só o tempo dirá. Sobre a sua pergunta, no post FAQ Chile, categoria Cambio e Dinheiro, tem um post e um vídeo sobre isso.

  3. Maria Cristina   08/08/15 • 15h43

    Oi Fernanda, te bem? Estou adorando seu blog. Além de muito bem escrito, tem muitas informações importantes para quem quer conhecer o Chile. Muitas dicas anotadas, e contando os dias para chegar setembro e poder chegar aí. Beijo

    • Fê La Salye   09/08/15 • 21h56

      Obrigada, Maria Cristina!

  4. Ana Paula   09/08/15 • 10h46

    Olá! Já perdi as contas de quantas vezes li e reli seus post’s, dicas mega valiosas. Kkkkkkkkk.
    Estou indo dia 13/08/15. Terá algum encontro com vc e as leitoras? Quando?
    Será que vc poderia esclarecer quanto ao uso da telefonia móvel pre-paga.? Vale comprar um chip local ao habilitar o roaming ? E outra coisa vc sabe se existe algum banco parceiro do banco do Brasil, para saque em caixa eletrônico direto em pesos? Obrigada ! E Sucesso!
    Depois volto aqui para contar minhas experiência.
    Bjs.
    Ana Paula

    • Fê La Salye   09/08/15 • 11h09

      Muito obrigada! Fico feliz que goste tanto. Essas respostas você encontra no post FAQ Chile, categoria Internet & Telefonia e categoria Cambio e Dinheiro. Bjs

      • Ana Paula   09/08/15 • 12h16

        Verdade. E que eu já li tantas vezes que estou ficando tonta….hahaha. É a ansiedade……
        Obrigada mesmo. Parabéns o blog é show!

  5. Marina Pastore   11/08/15 • 15h40

    Peguei a maior chuva na última quinta-feira em Santiago. Inclusive, neste dia, fomos à vinícola Undurraga…e a experiência não foi tão legal porque não deu para aproveitar muito a parte externa. :(

    Mas, no final da tarde, aproveitamos para ir ao shopping mesmo, porque estava ruim para fazer qualquer passeio na rua…

    Aproveito para agradecer as dicas do seu blog – peguei várias delas antes de viajar!

    Beijos,

    Marina

    • Fê La Salye   11/08/15 • 15h51

      Marina, semana passada choveu além do normal mesmo. Obrigada por comentar e fico feliz que as dicas tenham te ajudado. Não conhecia o seu blog mas se fala de casamento, já gostei. Sou uma noiva incurável mesmo já sendo casada hahaha. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home