30 set 2015

Como usar a Quinoa na alimentação

LIFESTYLE > Alimentação

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que por um tempo estive bem acima do meu peso e até compartilhei a minha reeducação alimentar, que eu chamei de Desembucha. Foi ela que me ajudou a não apenas voltar ao meu peso mas a recuperar a minha saúde e autoestima.

Desde essa época, se alimentar bem virou um hábito. Aproveitei essa fase para adicionar coisas ainda mais saudáveis no meu dia a dia e uma das minhas metas era conseguir uma maneira saudável e gostosa de substituir o arroz.

Eu não gosto de arroz, nunca gostei e já fiz o esforço para gostar mas me dá muita ânsia quando tento comer e como a alimentação deve ser algo prazeroso, desisti de me forçar e comecei a procurar uma maneira de preencher essa lacuna existente nas minhas refeições. Foi então que descobri o maravilhoso mundo da Quinoa.

QUINOAPara quem não conhece, a quinoa é um grão bem antigo pois era cultivado pelos incas nos andes bolivianos. Possui uma grande variedade de proteínas e de acordo com os médicos, ela regulariza o intestino, retarda o envelhecimento, estabiliza o colesterol, combate a anemia, melhora a memória, combate os sintomas da TPM, previne o câncer de mama e tem muitos outros benefícios. Como se não bastasse, ela substitui o arroz. Era tudo o que eu precisava!

Como preparar?

É muito similar ao arroz: você ferve 2 xícaras de água e em seguida adiciona 1 xícara de quinoa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Você pode adicionar outros ingredientes para que ela fique ainda mais gostosa.

É calórica?

É sim! Cada 100 gramas possui aproximadamente 350 calorias e por isso é recomendável que o consumo diário esteja entre 2 colheres de sopa à 1 xícara pequena, nada mais.

QUINOAContém gluten?

Não e esse é outro grande benefício, especialmente aos que possuem intolerância. Neste link tem um guia de onde comprar alimentos sem gluten em Santiago.

Qual é o melhor tipo de quinoa?

Pois é, a quinoa pode ser encontrada de diversas maneiras: em grão, como farinha e até em flocos. Também existe a quinoa em tons pretos, acizentados, amarelos e vermelhos. Toda essa variedade permite que você use a quinoa em diferentes momentos. A quinoa em grãos é mais usada almoços e jantas, enquanto que a quinoa em farinha ou flocos pode ser usada para acompanhar iogurtes, sucos, na massa de um pão, bolo ou torta e por aí vai.

Onde comprar?

Em casas de produtos naturais ou em grandes supermercados que geralmente possuem um corredor para produtos mais saudáveis.

No site Mundo da Quinoa vocês encontram muitas dicas e receitas. A minha preferida é o risotto com shitake e queijo. Hummmm! É só clicar no link indicado para ter acesso a várias opções.

QUINOAEstou muito feliz por ter encontrado uma maneira de substituir o arroz e colocar muito mais saúde no meu dia a dia. Quem aí também já é adepto dessa maravilha?

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "Como usar a Quinoa na alimentação"
  1. Jussiara   24/11/15 • 23h05

    Nunca comi Quinoa, mas agora fiquei animada pra provar! Vou acessar o link de receitas que você indicou! Bjo

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h36

      É muito bom. Experimente!

Anterior
Próximo
Voltar para a home