01 fev 2016

Como validar diplomas do Brasil para trabalhar no Chile

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE > Vídeos

Atualizado em Abril/2017: A forma de validar diplomas e documentos mudou, isso quer dizer que este post não tem a informação completa que você precisa. Clique aqui para ver o vídeo que fiz explicando tudo sobre validar diplomas e documentos para uso no exterior.

Toda pessoa que decide morar fora sempre fica preocupada se os diplomas que ela possui no Brasil são válidos nesse outro país e muitos me perguntam se estes diplomas são válidos no Chile. São válidos sim mas desde que você saiba como validar diplomas do Brasil para trabalhar no Chile.

Hoje eu vim contar pra você, que tem interesse em morar no Chile, o que deve ser feito para que seus diplomas do Brasil sejam reconhecidos. Em outras palavras, como fazer para reconhecer seus títulos universitários e assim conseguir trabalhar no país. Tentei ser o mais didática possível, espero que tenha dado certo.

Links que complementam as informações do vídeo:

Para os procedimentos realizados no BRASIL:

Como  achar a declaração no  site do MEC:  

Clique na aba “Contato” ou no “Fale Conosco” da página da SERES, posteriormente, faça o login na página de Autoatendimento do MEC. Caso não tenha acesso, é necessário fazer o cadastro clicando em “Cadastrar”. Em seguida acesse “Regulação e Supervisão da Educação Superior e CEBAS” e “Assunto de Interesse de Estudante e Outro Cidadão” e “Declaração para fins de Estudo e/ou Trabalho no Exterior”, finalizando com a opção “Declaração de Regularidade de Instituição e seus Cursos”.

Para os procedimentos realizados no CHILE:

Importantíssimo:

Em qualquer país que você deseje exercer a sua profissão você precisa validar os seus diplomas e o processo é feito primeiramente no Brasil (ou no país que você estudou) e a segunda parte do processo é feita no país aonde pretende trabalhar: Chile, Canadá, Estados Unidos, França, etc.

DICAS EXTRAS:

Se você seguir as indicações do vídeo e ler atentamente os links indicados, vai saber como validar diplomas do Brasil para trabalhar no Chile. Sei que é burocrático mas é a maneira mais garantida de se recolocar profissionalmente em qualquer país que você for morar. Tudo para um estrangeiro é mais burocrático porque ele precisa comprovar tudo o que fez, é e foi antes de chegar nesse lugar, em todas as áreas de sua vida. Se quer morar fora vai precisar aprender a ser paciente.

Acho que agora ficou tudo mais claro, né? Solicite tudo com antecedência pois os prazos de entrega são demorados.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

31 comentários em "Como validar diplomas do Brasil para trabalhar no Chile"
  1. Ainá   01/02/16 • 13h56

    Oi Fê! Acompanho seu blog há bastante tempo, principalmente nas dicas relacionadas ao Chile! Antes de mais nada gostaria de dizer que amei a nova cara do Pigmento F! Me formei agora em Administração de Empresas e estou a caminho do Chile pra tirar meu visto temporário e permisso de trabajo. Estive pensando em começar a enviar meu cv para as empresas assim que meu permisso de trabajo estiver pronto e de repente já conseguir algumas entrevistas, uma vez que eu só terei meu diploma em mãos em meados de Março. Pelo visto, no meu caso, todo esse processo só será concluído lá pra Junho/Julho com sorte. Você acha que mesmo em processo de validação de diploma e já com o permisso de trabajo em mãos, há chances de eu conseguir alguma entrevista/trabalho na minha área? Pois caso contrário só poderei trabalhar no segundo semestre. Muito obrigada desde já, suas dicas valem ouro!

    • Fê La Salye   02/02/16 • 08h57

      Sim, desde que tenha os protocolos comprovando que já deu entrada em cada uma dessas coisas. Muito obrigada por acompanhar o blog e fico feliz que gostou do novo layout. Bjs

  2. Danielly Cavalcanti   01/02/16 • 17h05

    Fê mesmo já sendo graduada devemos levar o histórico escolar ? Somente o diploma não serve ? 😱

    • Fê La Salye   02/02/16 • 08h56

      Histórico escolar da faculdade. O histórico do ensino médio é pedido para quem vai começar uma faculdade aqui.

  3. Carla   18/02/16 • 22h25

    Oi Fernanda, td bem? Acho que vc poderia mencionar que pra retirar o dinheiro da AFP e levar o documento que comprova o tempo de trabalho pro Brasil tb precisa ter o diploma validado.

    • Fê La Salye   29/02/16 • 16h46

      Ixxi, melhor deixar isso pra outro post rsrs. A ideia era apenas falar para quem pretende vir. Para quem precisa voltar o ideal é fazer outro post. Obrigada por comentar!

  4. Guilherme   19/02/16 • 14h53

    Só complementado, a “Declaração de Regularidade de Instituição e seus Cursos ” esta no seguinte caminho:

    > Início > SERES > Assuntos de interesse de estudantes ou outros cidadãos > Declaração de Regularidade de Instituição e seus Cursos

    Parabéns pelo site!! muito útil

  5. Ferreira   12/03/16 • 17h20

    Boa tarde Fê. Minha esposa agendou no Ministério daí para maio e da última vez que fomos aí a pessoa falou que traduzia na hora. Pergunta: é necessário traduzir antes da entrevista? Caso sim, iremos de qq forma praí em abril. Outra coisa é que entrei em contato com o consulado aqui e disseram que só é emitido visto de moradia com um contrato de trabalho e, segundo eles, não existe a opção do visto temporário! E por último, a nossa intenção é de a minha esposa viver no país aprimorando o idioma, trabalhando em qq coisa até uma oportunidade na área dela. Você acha um caminho coerente mediante as opções de visto etc..?
    Ps.: Pretendemos fazer um curso de espanhol. Se souber e puder indicar as 3 melhores escolas :)
    Parabéns pelo blog…TOP

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h02

      Ferreira, o passo a passo deve ser seguido exatamente como expliquei no vídeo, inclusive o momento de fazer a tradução juramentada. Sobre o visto, te deram a informação errada. Toda pessoa que pretende morar no Chile só consegue o visto definitivo depois de ter o visto temporário, ele é obrigatório. Os passos para solicitar o visto estão explicados no post sobre vistos. Sobre espanhol, no blog você encontra dicas sobre isso. Obrigada por acompanhar meu trabalho!

  6. Heriberto   20/03/16 • 13h54

    Boa tarde Fê!

    Estou em dúvida se a Declaração deve ser solicitada em “Declaração para fins de Estudo e/ou Trabalho no Exterior” ou em “Declaração de Regularidade de Instituição e seus Cursos”, como menciona o Guilherme no dia 19/02?

    • Fê La Salye   03/04/16 • 22h16

      É a segunda opção. Atualizei o post com essa informação. Obrigada!

  7. Danielle   08/04/16 • 12h26

    Oi Fe, obrigada pelo post, ajudou muito! Já fiz todos os passos, mas tenho 2 duvidas qUE talvez você consiga responder:
    1. Meu diploma ainda não saiu, você saberia dizer se preciso do diploma para fazer o processo de validação, ou posso usar o certificado de conclusão?
    2. Na primeira etapa do processo no Chile, que é a entrega dos documentos no mre, eu preciso ir pessoalmente ou alguém pode dar entrada nos documentos pra mim?

    Muito obrigada!!

    • Fê La Salye   11/04/16 • 12h02

      Oi Danielle! Vamos lá:

      1) O MEC só aceita o diploma mas é sempre bom confirmar diretamente com eles.
      2) Só é possível fazer pessoalmente. Outra opção seria ter um procurador no Chile que fizesse pra vocè mas sai mais caro.

      Obrigada,

  8. Raquel Oliveira   23/04/16 • 22h42

    Olá Fernanda. Gostei do seu blog. Eu tenho uma dúvida. Eu fiz ensino médio aqui no Brasil e pretendo fazer faculdade no chile. Você sabe quais documentos eu preciso ter e como posso valida los. Obrigada

    • Fê La Salye   28/04/16 • 08h03

      Nesse caso só o MEC saberá te informar porque eu nao fiz esse processo. Obrigada!

  9. Janaína Batista dos Santos   12/05/16 • 11h27

    Olá!! Pretendo morar no Chile e gostaria de saber se apenas eu tirando o passaporte no Brasil já era o suficiente ? a minha intenção é tirar o Visto Chileno quando estiver no Chile.

    • Fê La Salye   16/05/16 • 16h11

      Janaína, no Chile você pode ficar até 90 dias sem visto mas se neste período decidir que quer morar, o visto precisa ser solicitado ANTES, BEM ANTES, dos 90 dias vencerem e pode ser solicitado no Chile mesmo que é mais prático. Bjs

  10. Cesar Bouli   30/05/16 • 17h09

    Olá Fê, só queria dizer que eu estou mudando pra Santiago no próximo e os posts/vídeos que você posta são os mais didáticos possíveis principalmente para as burocracias! Parabéns demais pelo trabalho ae! =)

    Abrz!

  11. Naira Camila Rodrigues de Almeida   06/06/16 • 11h54

    Oii Fê! Adorei o seu blog, super necessário as informações que contêm nele!
    Eu vi que você fala sobre o passaporte, eu ainda não tirei o meu, pois eu sempre uso o RG Brasileiro para visitar o Chile e passo sem problemas, porém em Julho pretendo me mudar definitivamente para ai, e gostaria de saber se é necessário eu ter o Passaporte ou se eu consigo validar meu diploma, conseguir o visto chileno e trabalhar ai só com o RG. Ou se realmente preciso do passaporte!

    Obrigaaaada! :)

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h42

      Oi Naira, tudo bem? Fico feliz que goste do blog. Como informado no post FAQ Chile, categoria Quero Morar no Chile, os turistas podem vir com RG mas toda pessoa que vai morar precisa de passaporte porque os vistos sao estampados nos passaportes e nao no RG. Bjs

  12. Ana Rita Esteves   19/06/16 • 22h06

    Oi Fê! Mais uma vez eu encontrei o que precisava aqui em seu blog :D mas ainda tenho uma grande dúvida: quais os títulos de graduação feitos no Brasil são válidos e aceitos no Chile? Superiorior Tecnólogo seria um deles?
    Beijos :)

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h41

      Que bom que gostou! Sim, esse tipo de curso é aceito mas tem que validar. Bjs

  13. Leticia   07/07/16 • 16h45

    Olá Fernanda. Estou planejando tentar uma bolsa de doutorado no Becas Chile, mas fiquei desanimada com esses prazos tão longos pra tramitação da validação do diploma :/ Quanto tempo demorou pra você?(caso tenha feito). Você sabe se essa primeira parte no Chile, antes do agendamento, pode ser feita por outra pessoa que esteja no Chile? Porque tenho amigos lá.
    Obrigada pelas informações, muitos úteis!

    • Fê La Salye   18/07/16 • 18h14

      Infelizmente essa é a vida do estrangeiro, uma vida de prazos em qualquer lugar do mundo rsrs. Eu fiz tudo, entao nao sei dizer se outra pessoa poderia fazer por você. Acredito que com procuração possa mas seria um gasto a mais. Obrigada por acompanhar meu trabalho! Bjs

  14. Thaiane Gonçalves   17/05/18 • 18h19

    Olá!
    Eu sou brasileira e vou me casar com um chileno e morar no Chile
    Eu preciso concluir o ensino médio no Chile
    Você pode me informar como eu posso validar o meu histórico do ensino fundamental,ou se não é preciso faze-lo para morar aí?

    • Fê La Salye   05/06/18 • 14h45

      Oi, Thaiane! Tudo bem? Como dito no vídeo, tem que validar e nele explico como. Bjs

  15. Rafaela   04/06/18 • 14h38

    Oi meu marido é médico veterinário a muitos anos e eu terminando a graduação esse ano, estamos pensando seriamente em sair do Brasil, porém trabalhar na nossa área que é clínica de pequenos e grandes a animais. No caso a intenção seria montar uma clínica, poderia trabalhar mesmo antes de sair essa validação no caso? Será que tem prova e se houver é tão difícil é quase impossível como no EUA 😭? Se tiver mais detalhes agradeço!!

    • Fê La Salye   05/06/18 • 14h31

      Rafaela, infelizmente não sei nada da sua área mas montar uma empresa exigir ter a documentação em dia, no caso, vistos e validações. Sobre provas, realmente não sei. Recomendo ler o post sobre o mercado de trabalho no Chile. Obrigada!

Anterior
Próximo
Voltar para a home