Como escolher o melhor lugar no avião? De repente até dá pra escolher o melhor lugar dependendo do destino mas será que tem como escolher o melhor lugar no avião em todas as viagens?
Ao longo desses anos viajando, uma paixão que começou antes de ter esse blog, aprendi muitas coisas e uma delas é que não saber como escolher o melhor lugar no avião ou não se preocupar com esse detalhe, pode tornar a viagem um inferno como já foi comentado aqui. Então esse post é mais uma dica que quero dividir para que vocês tirem sempre o melhor proveito da viagem desde o voo. Primeiro precisamos avaliar cada possibilidade para saber como escolher o melhor lugar no avião. Vamos lá!
Janela
Embora sentar na janela pareça ser o local ideal, ele também tem as suas desvantagens. Eu acho que esse lugar só é bom para quem:
- não tem o hábito de ir com frequência ao banheiro;
- não tem problemas de circulação pois sentar na janela limita esticar as pernas ou levantar com frequência;
- não tem medo de avião/altura;
- não quer ser perturbado: ficar levantando para que outros passem, por exemplo;
- geralmente aproveita o voo para dormir;
- gosta ou precisa tirar fotos da vista.
Corredor
Ir no corredor não é algo cogitado por muita gente mas em muitos casos é a melhor opção. Recomendo esse lugar para quem:
- tem o hábito de ir frequentemente ao banheiro;
- precisa se levantar ou se esticar para evitar dormência nas pernas e pés e até mesmo inchaço;
- tem medo de avião, já que ficar longe da janela diminui o pânico e a ansiedade;
- não se incomoda em ter que levantar vez ou outra para que outros passageiros passem;
- precisa se levantar algumas vezes durante a viagem para usar coisas que estão no compartimento superior, aliás, lugar ideal para quem viaja com crianças que durante todo o voo precisam de várias coisas.
Primeiras poltronas do avião
São os lugares que eu prefiro, porque:
- o barulho das asas, hélices e etc é bem menor;
- como geralmente gravo vídeos, as asas não atrapalham a filmagem;
- a comida e as opções do Duty Free chegam primeiro;
- quem senta na frente desembarca primeiro. A única desvantagem é que entra no avião por último em voos internacionais no momento de embarcar, e aí pode não encontrar espaço no compartimento superior.
Últimas poltronas do avião
Eu não gosto desses lugares porque:
- geralmente ficam próximos aos banheiros e é incômodo porque circula muita gente;
- é o local onde mais se sente as turbulências;
- a comida chega por último e pode não ter mais uma coisa ou outra que você queria;
- as opções mais baratas do serviço de Duty Free no voo acabam antes de chegar no fundão;
- o barulho é um pouco maior também.
A única vantagem que vejo de sentar no fundo é que se entra primeiro no avião, podendo escolher aonde guardar as coisas no compartimento superior.
Assentos próximos a saídas de emergência
Não é recomendável para todos pois para estar nestes lugares é preciso:
- ter mobilidade suficiente para ajudar em casos de emergências;
- ser uma pessoa calma e ao mesmo tempo com espírito de líder para orientar outros passageiros;
- saber ao menos inglês para garantir uma melhor comunicação com todos;
- estar disponível para ser parte da equipe de apoio dos tripulantes.
Tirando o fato de que raramente essas coisas acontecem e entramos em um avião torcendo por isso, os lugares em saídas de emergência são os mais espaçosos. Você pode esticar bem as pernas e viajar sem apertos mas não pode reclinar a poltrona, então dependendo da quantidade de horas de voo não é uma vantagem.
Necessidades Especiais:
- Pessoas altas: prefiram os lugares de saídas de emergências pois são realmente os únicos maiores no avião;
- Bebês: as primeiras fileiras do avião permitem pendurar um bercinho ou bebê conforto. Você só precisa avisar a companhia aérea com antecedência;
- Gordinhos: evitem os lugares de saídas de emergências e as primeiras filas pois o braço dessas poltronas não levantam, o que limita mais o espaço. Prefiram sempre os corredores;
- Mobilidade reduzida, gestantes e idosos: avisando antecipadamente, as companhias áreas reservam lugares nos corredores e próximos aos banheiros;
- Para quem vai usar notebooks: prefira lugares com tomadas ou entradas USB. Na dica abaixo você pode descobrir que lugares são esses.
Truque para escolher o melhor lugar no avião
Não sei quantos conhecem o site SeatGuru do TripAdvisor mas eu sempre uso antes de viajar. É um site que mapeia mais de 500 voos de mais de 100 companhias aéreas, ou seja, ele te mostra de forma bem mais rápida e mais detalhado do que os sites das companhias aéreas, como estão as escolhas dos assentos do seu voo: se o avião é grande ou pequeno, quantidade de fileiras, aonde estão as saídas de emergência e etc. Dessa forma você já saberá qual é o melhor lugar nesse voo na hora de definir a sua poltrona no site da companhia aérea. Olha como é fácil:
- Ao acessar o site você vai colocar o número do voo, companhia áerea e a data da viagem:
2. Seu voo vai aparecer na lista do site e aí é só clicar no link destacado na imagem:
3. É aí que a coisa fica divertida. Olha a quantidade informações que o site entrega:
4. Dá até pra saber a opinião de quem usou esse avião e se você posicionar o mouse sobre uma das legendas de cada poltrona do mapa, ele ainda te diz se essa poltrona é legal ou não.
Fala se não é tudo que um apaixonado por viagem ama?!
E pra quem sempre pergunta em qual lado do avião é possível ver melhor a Cordilheira ao vir para o Chile, é simples:
- Ida: lado esquerdo (de quem está dentro do avião e claro, saindo de São Paulo. Vindo de outro país/cidade eu não sei dizer), já que ao pousar ele faz uma curva para a esquerda que favorece a visão;
- Volta: a companhia aérea segue o mesmo trajeto, ou seja, se fez curva pra esquerda na ida, na volta fará também. É geralmente dessa forma.
Acho que consegui fazer um post bem detalhado para te ajudar em qualquer tipo de voo mas se tiverem dicas extras, deixem nos comentários.
Olá Fê! Adorei o post! Super útil! Sem falar nas outras publicações sobre o Chile que estou amando! Já fui uma vez em 2013 para esquiar e agora em maio vou para passear em Santiago e conhecer Viña Del Mar e Valparaiso. Estou “devorando” seu blog! Parabéns pelo trabalho! Um beijão :)
Muito obrigada, Deborah! Muito feliz que goste. Bjs