26 fev 2016

Como organizar e conservar livros

LIFESTYLE > Livros > COMPORTAMENTO > Organização

Sou apaixonada por leitura e sempre reservei uma valor por mês para a compra de um novo título. Uma das coisas mais difíceis quando organizei minha mudança para o Chile foi deixar pra trás boa parte dos livros que eu tinha e por razões óbvias: uma mudança para o exterior faz você aprender de vez a lei do desapego porque é impossível (leia-se caríssimo) trazer tudo o que você tem mas fiquem calmos que em breve falarei sobre isso.

Separei algumas dicas de como eu organizo e conservo meus livros. De repente elas podem ajudar quem está procurando esse tipo de informação.

Dicas para Organizar

como organizar e conservar livros praia

  • Tire tudo da estante

A melhor forma de saber quantos livros você tem é olhando de novo para todos eles. Tire todos da estante.

  • Fique apenas com os livros que deseja manter

Sei que dá uma pena enorme se desfazer de livros mas a verdade é que, a menos que você tenha uma super biblioteca em casa, é impossível manter todos os livros quer ler na vida e de forma organizada.

Penso nos meus livros como uma maneira de mudar a vida, não só a minha mas a de alguém. Assim como doo roupas, sapatos e objetos pessoais, também doo livros. Levo em sebos, vendo ou troco, ofereço para universitários que não possuem condição de comprar ou vendo por um valor mais acessível mas passo para frente. Comece por aqueles que você comprou há muito tempo mas nunca se interessou em ler e por aqueles que não possuem um valor emocional.

O melhor de um livro não está no acúmulo e nem na sensação física do objeto, mas no quanto a mente a se amplia depois dele a ponto de encarar o passar pra frente como um ato de repartir conhecimento e não como perda.

  • Separe os livros que precisam de cuidados especiais

É comum que um livro ou outro tenha amassado a capa, entortado com a luz do sol ou o peso de outro livro, que tenha ganhado manchas com o tempo e etc. Separe esses livros para tentar salvá-los com as dicas que darei no final do post.

  • Limpe as estantes

Fazer tudo isso e não limpar o local para onde seus livros vão voltar não faz sentido, né? Fora que livrar seus livros do pó ajuda na conservação mas use apenas pano úmido e nenhum outro produto porque o resíduo deles pode atingir as páginas.

  • Defina como vai organizar

Agora que você já sabe quais livros vai manter, chegou a hora de definir como vai organizá-los na estante. Não existe certo ou errado, apenas o jeito que funciona pra você. Você pode organizar por autor, por gênero, por cor ou simplesmente priorizando aqueles que deseja ler primeiro. O importante é que a organização funcione pra você e mais ninguém.

Dicas para Conservar

como organizar e conservar livros mesa

  • Limpe seus livros

Com um pano seco, retire o pó. Livros empoeirados se desgastam facilmente e podem até manchar.

  • Avalie o peso

Não só dos livros que possui mas do quanto a sua estante pode suportar. Livros mais grossos e pesados ficam melhor acomodados na última prateleira de cima para baixo e não correm o risco de cair sobre livros mais leves.

  • Deixe seu livro “respirar”

Os amantes de livros com certeza devem conhecer a técnica de enrolar um livro em papel filme (aquele usado na cozinha) para manter os livros longe do pó. É uma boa técnica mas eu só uso em livros que possuem um valor emocional muito grande e que eu já li mais de 1x. A melhor forma de conservar seus livros é manuseando eles, folheando de vez em quando. Ao folhear as páginas, o livro é oxigenado e isso evita que microorganismos ataquem o papel e que as folhas ressequem. Da mesma forma, se os seus livros ficam em móveis fechados, abra de vez em quando.

  • Tira tudo da estante 1x por ano

Isso evita que seus livros sejam danificados com o tempo e faz com que você defina quais quer manter e quais passará pra frente.

  • Não encoste os livros na parede

A parede pode causar umidade nos livros. Deixe um espaço mínimo que evite o contato do livro com ela. E falando em umidade, não passe o dedo com saliva para facilitar na hora de virar uma página. Esse tipo de umidade também danifica o livro.

  • Não use marcadores de metal

Eles oxidam e mancham as páginas.

  • Não deixe seus livros inclinados

Um lado dele vai receber mais peso e vai danificar. Use aparadores para mantê-los em pé e bem apoiados.

  • Evite encostar livros de materiais diferentes

Capas de papel devem evitar contato com capas de couro, por exemplo. Sempre deixe próximos os livros com mesmo material para que a expessura e o material de ambos não sejam danificados.

  • Não aperte os livros

Deixe uma folga entre um livro e outro de forma que você não tenha que se esforçar para tirá-lo da estante. Esse esforço danifica a lombada, fora que livros apertados favorecem o aparecimento de cupins.

  • Guarde na vertical

Essa é de longe a melhor posição para guardar um livro mas se guardar na horizontal não coloque mais que 3 livros sobre outros.

  • Fuja do sol

A luz direta do sol entorta os livros e desbota as páginas, especialmente as coloridas.

 

Essas são as minhas dicas para organizar e conservar livros. Se tiverem mais alguma dica, comentem.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home