29 fev 2016

Quanto custa morar no Chile?

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Antes de começar: tenho um post mais atualizado, inclusive com vídeo. Clique aqui.

……….

Fê, quanto custa morar no Chile? Acho que depois do Clima e da Neve, essa tem sido a pergunta mais recorrente nos meus e-mails nos últimos 4 anos.

Responder essa pergunta é algo muito complexo porque cada pessoa e família tem um estilo de vida e cada bairro de Santiago e cada cidade do país tem um custo diferente. Fora que fazer um post para responder quanto custa morar no Chile com um mínimo de coerência, seria preciso uma pesquisa bem complexa que beira a uma assessoria para estrangeiros, o que foge do meu papel e dos meus recursos como blogueira.

Mas como eu entendo a importância de ter uma ideia de custos quando se pensa em morar fora, resolvi fazer o post indicando o trabalho de um site que possui toda uma estrutura não só para responder quanto custa morar no Chile mas também mostra o preço médio do custo de vida de vários países e cidades.

Estou falando do Numbeo, um site que reúne estudos e preços das principais cidades e países do mundo, mostrando seus custos de vida, níveis de criminalidade, de poluição, custo de moradia, saúde e outras coisas.

numbeo quando custa morar no chile

Está em inglês e é claro que os valores estão sujeitos a erros como qualquer site desse estilo, mas com ele você tem ao menos uma noção do quanto custa morar no Chile ou em qualquer outro país e cidades de seu interesse.

Fiz uma simulação apenas para terem uma ideia de como os dados aparecem mas neste link você pode ter os resultados totais do Chile.

quanto custa morar no chile

Outro site que pode te ajudar é o Tu Salario, um site chileno aonde você tem uma ideia do quanto se paga pela sua área no país. Os valores estão em pesos chilenos e não em dólares como muitos imaginam e mais uma vez, é apenas uma base. Não significa que toda empresa vai te pagar exatamente o que é mostrado no site.

Lógicamente e infelizmente, você vai comparar em reais, o que em tempos de real valendo bem menos que a reputação do seu/sua ex (hahaha); pode até te desanimar de mudar de país, mas o que posso dizer é que apesar do Chile ter um custo de vida alto, ainda acho que é mais barato do que morar em algumas capitais do Brasil e que a qualidade de vida e o resultado dos impostos pagos são visíveis, o que pode ser considerado um investimento mas essa é a minha opinião.

Espero ter ajudado a responder quanto custa morar no Chile.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

6 comentários em "Quanto custa morar no Chile?"
  1. Musatie   12/04/16 • 00h15

    Querida Fê, estou amando seu blog! 👏👏
    Estou me preparando para passar 3 meses no Chile na cidade de Rancágua. Queria saber mais a respeito de aluguéis e dicas. Parabéns pelo blog lindo! 😍

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h30

      Muito obrigada! Fico feliz que goste! Estou preparando um post sobre isso. Bjs

  2. Renata   05/05/16 • 17h02

    Mas tu é uma foooofa, Fê.
    Adorando teus posts – clichê né? Todo mundo fala isso, e daí? hahaha ♥
    Adorando – mesmo!
    To indo passar dois meses aí e você está me passando da melhor forma possível, como gostar mais de Santiago e como viver a vida real aí. Parabéns pelo conteúdo, imagens e tudo o mais.
    Besoss

    • Fê La Salye   09/05/16 • 10h23

      Renata, muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que goste, viu? Bjs

  3. Enaide   06/04/17 • 16h21

    Boa tarde. Gostaria de fixar residência no Chile. Sou aposentada. Não vou para trabalhar. Gostaria que me orientasse como proceder para fazer tudo legalmente.

    • Fê La Salye   09/04/17 • 11h09

      Oi, Enaide! Tudo bem? Aqui no blog, no menu Chile/QueroMorarNoChile tem tudo o que precisa saber para fazer isso de forma legal, tá? Boa sorte! Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home