01 mar 2016

A importância de ter conteúdos exclusivos para cada rede social

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

O que mais temos hoje em dia são redes sociais e cada dia aparece uma nova. O que parecia ter vindo para simplicar a vida de quem tem uma empresa, blog ou negócio na internet, acabou dando ainda mais trabalho para se comunicar com o público em tantos lugares.

E aí vem a pergunta que muitos se fazem: é uma boa estratégia para a minha marca publicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais?

Eu não sou a dona da verdade mas sou publicitária e trabalho com mídias e conteúdo digital há um pouco mais de 10 anos, então vou contar porque geralmente quem trabalha com mídia digital não recomenda fazer isso.

rede social

Cada rede social tem um perfil

O Youtube é especialista em vídeos e por mais informais que sejam alguns de seus conteúdos ele não combina com o mesmo tipo de vídeo feito no Snapchat que revela o que acontece em tempo real, sem edição.

No Facebook, imagens com textos acabam sendo prejudicadas pelas métricas usadas pela própria rede social. O texto não pode ultrapassar 20% da imagem. Fora isso, apenas uma pequena porcentagem dos que te seguem consegue visualizar o que você posta devido ao algoritmo usado pelo Facebook mas é uma rede mais popular, onde se encontra de tudo um pouco. Costumamos dizer que o Facebook é o Orkut com outro look.

Já o Instagram é puramente visual. O que realmente funciona nele são imagens lindas – bem feitas, com boa luz, cores nítidas, ângulos diferenciados e criativos – e textos curtos.

Em outro post posso detalhar melhor que tipo de conteúdo combina mais com cada rede social mas acho que já deu para entender que nem todo conteúdo é favorecido em todas as redes.

Os usuários de cada rede são diferentes

E esperam coisas diferentes em cada uma das redes. É como a televisão: ela fez sucesso quando entendeu que um único tipo de programa não era suficiente. Se cada emissora tivesse apenas o jornalismo na grade, com certeza seu ibope não seria dos melhores mas ao disponibilizar outros programas como culinária, novelas, humor, esportes, infantis e etc; ela tem a chance de atingir mais pessoas e mostrar o quanto a sua marca pode ser versátil.

Os seguidores te amam mas também se cansam

Com o tempo seus seguidores criam uma afinidade com a marca ou com seu blog/perfil e passam a te seguir em todas as redes sociais mas além de você ele segue outros perfis. Se ele é mais de Facebook e percebeu que seu Instagram é uma réplica do Face, por praticidade ele pode te seguir apenas lá e deixar seu instagram. É chato ver a mesma coisa em mais de um lugar.

Concordo que ao replicar o mesmo conteúdo em vários lugares aumenta a chance de que mais pessoas te vejam (além de ser bem mais prático) mas também não é uma verdade absoluta. A estratégia acaba dando mais resultados quando cada rede social oferece um conteúdo diferente porque desperta no público a curiosidade e a necessidade de acompanhar a marca em todas as redes para não perder nenhuma informação.

Mas e se o meu seguidor não tem uma das redes sociais que eu uso? Não seria uma desvantagem não replicar o conteúdo?

Se o seu seguidor só está no Facebook e não te segue no Twitter, há uma grande chance de ele quase não usar o Twitter. É mais inteligente continuar atingindo esse seguidor aonde ele já te segue do que prejudicar todo o público que já te segue no Twitter. Pode apostar que se o sucesso da sua marca em outras redes sociais aumentar, ele vai se interessar em te seguir por lá também mas foque de forma particular em cada rede social que como já foi comentado, são únicas e funcionam melhor com conteúdos diferenciados.

“Nossa, nunca pensei que rede social fosse algo tão trabalhoso!” Pois é, muita gente não faz ideia e é por isso que demora a crescer em cada perfil. É também por isso que as empresas contratam um Community Manager porque para o usuário, rede social é entretenimento mas para marcas é uma ferramenta de negócio, é uma mídia e saber se posicionar nelas é muito mais do que ganhar um like.

Gostaram? Se tiverem alguma sugestão de post envolvendo esse assunto, deixem nos comentários e se não me segue em alguma rede social ainda, é só me procurar em qualquer uma como @pigmentof.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

4 comentários em "A importância de ter conteúdos exclusivos para cada rede social"
  1. Milena   01/03/16 • 16h33

    Adorei o post… fala sobre que tipo de material é ideal para cada rede social… bjos

  2. Angie   02/03/16 • 17h34

    Você é demais!

Anterior
Próximo
Voltar para a home