29 mar 2016

Instagram: Por que todo mundo está pedindo para ativar as notificações?

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

instagram 1

Ontem choveu fotos no Instagram (eu contribuí com a chuva também) de perfis avisando aos seguidores que a rede social mudou e solicitando aos seguidores ativarem as notificações.

instagram

Se você não entendeu bem o que essa mudança significa, eu te explico.

Há aproximadamente 2 semanas, o Instagram assumiu oficialmente a forma de trabalho de seu dono, o Facebook (se você não sabia, o Facebook comprou o Instagram há algum tempo).

E o que isso significa?

Que assim como no Facebook, você já não visualiza mais as fotos na timeline na ordem cronológica e sim pela ordem de relevância que você mesmo informou ao Instagram.

Como assim?

É simples! Ao invés de aparecer na timeline todo mundo que você segue, vão aparecer apenas as fotos dos perfis que você mais interage, ou seja, que mais dá like e comenta.

O que isso muda para o seguidor?

Essa mudança meio que “obriga” o seguidor a participar efetivamente em todos os perfis que segue, o que sabemos que é impossível, então a única forma de não perder nada é ativando as notificações de cada perfil preferido para continuar por dentro de tudo. Até aí, nada muito complicado mas se você tiver pelo menos 10 perfis preferidos seu celular vai virar um inferno de tanta notificação.

E por que o Instagram fez isso?

Por razões óbvias: money, aquilo que é good e nós não have, lembram? O Instagram vai priorizar perfis que queiram fazer publicidade na rede social. Pra dar um exemplo simples, é como se a sua timeline tivesse 5 publicações dos perfis que você gosta entre 10 publicações publicitárias. A mudança é proposital, é para que perfis e marcas paguem para ter uma visibilidade maior. E aí o seguidor se depara com outra mudança: o que antes era uma timeline de coisas que ele escolheu ver, agora é uma timeline com coisas que talvez ele nunca tivesse interesse em ver.

O que isso muda para os donos de perfis?

Muita coisa! Pra começar, assim como no Facebook, já tem um tempo que boa parte dos seguidores não visualizam tudo o que é postado (praticamente 10% visualiza, inclusive em perfis abarrotados de seguidores) e com essa nova mudança o cuidado precisa ser redobrado. Você não precisa pagar para continuar a ser visto mas vai precisar:

  • produzir conteúdos mais relevantes, que realmente induzam ao engajamento;

 

  • interagir bem mais com quem te segue para que ele continue motivado a te seguir;

 

  • não sustentar seu conteúdo apenas nas redes sociais. Todas elas mudam com o tempo e por isso é tão importante ter um site. Sempre chega o dia em que uma rede social acaba ou muda e se o seu conteúdo é disponibilizado apenas nestes canais, você pode ter um grande problema;

 

  • ser criativo e dedicado em todas as suas mídias.

 

Se você é um seguidor, a solução é realmente participar mais dos perfis que segue e/ou ativar as notificações. Se você é dono de um perfil, a sua responsabilidade é trabalhar com ainda mais qualidade para continuar na preferência do seu seguidor.

E aí? O que me diz sobre essa mudança?

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "Instagram: Por que todo mundo está pedindo para ativar as notificações?"
  1. Shirley   29/03/16 • 20h11

    Sinceramente? Acho isso um “saco”!! Sei que para quem vive de publicidades é importante, mas pra gente é apenas entretenimento. Além do mais, seguimos amigos, parentes, não somente perfis profissionais. Daí somos “obrigados” a fazer algo que não queremos, simplesmente pra não sermos bombardeador por informações que não nos interessam.

    Às vezes esses redes sociais cansam!!

    Beijos

    • Fê La Salye   30/03/16 • 11h01

      Concordo com tudo o que disse. É um saco mesmo, até pra mim que tenho um blog porque diminui muito o número de pessoas que posso atingir e minha timeline também fica poluída. Fazer o que né? Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home