21 jul 2020

Ainda vale a pena ter site/blog em 2020? O que aprendi quando hackearam meu Instagram

LIFESTYLE > App's & Tecnologia > Sobre o Blog

No último vídeo lá no Youtube, eu contei pra vocês que hackearam o meu instagram (aliás, me segue no novo perfil, @felasalye) e eu perdi todo o trabalho feito nos últimos 8 anos. Da forma como fizeram tudo é praticamente impossível recuperar a conta, então eu dicidi fazer esse vídeo para contar o que eu aprendi com essa experiência e entre as coisas que aprendi, eu conto se ainda vale a pena ter um site/blog em pleno 2020.

Como viram, um site ou blog continua sendo essencial. Destaques do vídeo:

 

  1. Faça a verificação das suas redes socias em 2 passos: Ela não impede você de ser hackeado mas dificulta o trabalho do hacker.

 

  1. Não aposte todas as cartas em uma única plataforma: Além de trabalhar com o blog, eu sou especialista em marketing digital e trabalho com isso e na minha profissão eu sempre defendi a ideia de não concentrar seu trabalho apenas nas redes sociais. Sempre defendi a ideia de ter um site ou um blog no caso de você ser criador de conteúdo, inclusive defendo a ideia mesmo sendo 2020 quando sabemos que a maioria das pessoas deixaram de ler com a mesma frequência de anos anteriores.

 

E por que eu continuo defendendo essa ideia?

 

O sucesso é uma combinação de recursos. Assim como nem toda pessoa de Instagram gosta de Youtube e nem toda pessoa de Youtube gosta de Tik Tok, nem toda pessoa que acompanha seu trabalho gosta de redes sociais, por mais que você não queira acreditar nisso. Cada pessoa da sua audiência tem um perfil diferente de navegação na internet e por isso o ideal é que você adapte o seu conteúdo em diferentes plataformas.

 

O 2º motivo porque ainda vale a pena ter blog ou site, é porque é a única plataforma que é realmente sua. Todo conteúdo compartilhado nas redes sociais fica dentro dos servidores das empresas que são donas desses redes sociais e como nós já sabemos, elas mudam as suas políticas com muita frequência, algumas até deixam de existir (alô, Orkut) e outras até perdem popularidade dependendo da sua audiência (né não, Facebook)? Tendo um blog ou site você controla tudo.

 

O 3º bom motivo pra se ter um site ou blog em pleno 2020 é que você pode construir uma base de dados dos seus clientes e seguidores. Vou te dar um exemplo: Meu Instagram que foi hackeado tinha 15 mil seguidores. Ao ser hackeada, eu perdi imediatamente o acesso a essas 15 mil pessoas. É impossível lembrar das 15 mil que me seguiam e até que elas percebam que eu fui hackeada pode levar meses, algumas podem não se dar conta nunca. No Youtube eu tenho quase 110 mil seguidores. Mesmo fazendo vídeo avisando o novo perfil, nao é garantia de que todo mundo vai ver esse vídeo. Seria maravilhoso se tanto o Instagram quanto o Youtube permitissem guardar uma base de dados com o email das pessoas que nos seguem. No meu caso, eu enviaria um email para todas essas pessoas e seria mais fácil ter novos seguidores no meu novo Instagram. Mas isso nao é possível. A antiga versão do Youtube até deixava mandar uma mensagem para cada seguidor mas a nova não tem mais essa opção. Ou seja, em momentos como esse as redes sociais dificultam muito que você fale com cada pessoa que te segue, porque a base de dados pertence a ela. Tendo um site você pode ativar a opção de newsletter e assim guardar o email dos teus seguidores ou clientes para ações futuras.

 

Um outro grande benefício de ter site ou blog é que você pode se posicionar nas buscas do Google. As pessoas sempre vão usar o Google na hora de fazer uma pesquisa e um conteúdo escrito em um site tem mais chance de aparecer nas primeiras buscas do que o conteúdo que só fica numa rede social. O Youtube tem uma vantagem nesse sentido, ele aparece nas primeiras buscas justamente por ser uma empresa do Google mas as outras redes sociais não aparecem com facilidade nas primeiras posições.

 

Um site também te permite criar autoridade de marca, deixa seu trabalho mais profissional e conforme você vai ficando conhecido na internet, grandes empresas passam a querer anunciar no seu site. E essa é só uma das possibilidades!

 

Os benefícios de ter um site são muitos mas com esses 5 você já viu que não deve desistir do seu. E pra terminar, uma das coisas que aprendi ao ser hackeada, é que teu público vai atrás de você aonde você estiver. Pode demorar pra recuperar toda aquela comunidade que você tinha mas é possível quando você faz um trabalho em que as pessoas sentem a necessidade de acompanha-lo no dia a dia. E ter o meu site ativo ajudou as pessoas a me encontrarem no novo Instagram (esse post, por exemplo, tem levado novos seguidores pra lá. Espero que você seja um deles).

 

Não desista do seu site!  Você não precisa atualizar ele diariamente como faz nas redes sociais, mas continue por lá. Ele tem um poder que você não pode nem imaginar.

 

Muito sucesso ao seu site! E se quiser novas dicas e acompanhar mais de perto o meu trabalho, me siga no @felasalye, lá no Instagram.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home