19 maio 2016

Gorjetas no Chile, algo que indica a educaçao do turista

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

pagamento-gorjeta

Se você não quer passar por “mal educado” na sua visita ao Chile, é importante saber em quais serviços é de bom tom deixar uma gorjeta.

Em geral, na conta do bar, do hotel, do restaurante e etc, vão te perguntar se você gostaria de deixar a propina (gorjeta) de 10%. Mesmo que não te perguntem, sempre deixe um valor para isso. É super mal visto nao deixar.

Outros serviços em que é de bom tom deixar a gorjeta é para os guias de turismo, empacotadores de supermercado (principalmente empacotadores, já que não recebem salários, apenas gorjetas) e ajudantes do hotel que levam as suas malas. Aqui a porcentagem não precisa ser necessariamente de 10% mas menos que 1.000 pesos chilenos é um tanto vergonhoso (que fique claro que estou falando de costumes culturais e não do que eu acho que você tem que pagar). Então na dúvida se está sendo legal com quem te atendeu ou não, tenha os 10% como referência.

Pessoal, por aqui é realmente feio nao deixar gorjeta nesses casos. Os funcionários comentam entre si, fica um clima chato porque é algo comum na cultura. Até moradores sempre deixam gorjetas (eu faço isso há anos aqui porque é comum). Pra terem uma ideia de como ficam surpresos quando alguém não deixa, no mercado turístico local o turista brasileiro já ficou conhecido como o que não paga a gorjeta. Por isso achei importante saberem.

Se nao gostou do atendimento, nao precisa deixar mas faça como os chilenos: diga porque nao vai deixar ao invés de apenas sair sem dizer nada, porque isso é considerado muito deselegante. Em geral, é só para estes casos que se deixa gorjeta.

E antes que comece o mi mi mi, deixa eu esclarecer algumas coisas:

  • Não sou eu quem está dizendo que quem não deixa gorjeta é mal educado, estou apenas informando como essa atitude é vista pela cultura local. É um dado cultural, nada mais. A sua essência, o que você é, não muda por deixar ou não deixar a gorjeta, só acho válido saber como funciona.

 

  • Ninguém está obrigado a pagar a gorjeta, ela é opcional e ninguém vai te atender melhor por causa disso, afinal isso é algo que você deixa apenas depois de ser atendido.

 

  • Em muitos lugares do mundo não deixar a gorjeta é visto como deselegante. Estados Unidos e Europa são só alguns exemplos.

 

  • Você também vai encontrar lugares onde deixar gorjeta é uma ofensa. Quando eu estive no Tahiti, fui repreendida por uma atendente que me disse que receber gorjeta é assumir que faltou ao local recursos para ser melhor e por isso o cliente resolveu deixar uns trocados para ajudar.

 

Ou seja, cada cultura tem suas percepções. Eu só quis trazer um dado cultural para que você decida o que quiser. Só não seria prudente de minha parte omitir que é visto como deselegante não deixar a gorjeta, porque aí eu estaria faltando com a verdade com vocês.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home