06 fev 2017

A Internet virou vitrine da nossa falta de educação

LIFESTYLE > Resignifica

Costumo dizer que as pessoas não ficaram mais mal-educadas, elas apenas tiveram acesso a internet. Digo isso porque a internet virou o lugar perfeito para ser “sincero”.

redes sociais

Com essa onda de direitos, liberdade de expressão e a clássica “tenho o direito de dizer o que penso”, temos muito mais acesso aos comentários indelicados das pessoas do que quando a internet era uma mera possibilidade e a geração que já nasceu virtual, vai inconscientemente assumindo como normal expressar tudo o que pensa sem o mínimo de filtro.

Obviamente que temos o direito à expressão mas será que isso tem que ser a ferro e fogo inclusive sobre algo que diz respeito ao outro?

Já percebeu como inconscientemente usamos a internet para aflorar o nosso lado amargo e muitas vezes sem propósito?

Fulano sobe uma foto sobre o quanto foi legal o seu final de semana e em segundos a gente diz que ele errou no look. Às vezes, para amenizar a crítica, dizemos “que legal” e logo vem um “mas errou feio na escolha da roupa, colega”.

Uma mãe sobe a foto com seu filho para de repente compartilhar um momento ou uma dica interessante que pode ajudar outras mães. Não demora muito e aparecem 100 comentários, onde 5 agradecem, 5 criticam de forma pesada a dica sem nem considerar que ela fez na intenção de ajudar e 90 destilam defeitos sobre a aparência física da criança.

Quem nunca viu um vídeo no Youtube em que o conteúdo era repleto de informações relevantes mas a qualidade de som e imagem deixou a desejar, e ao invés de ler comentários agradecendo o conteúdo, sugerindo melhoras ou de repente até se colocando no lugar ao se perguntar se a pessoa tem condições de ter um equipamento melhor; viu uma bíblia de comentarios com ofensas, palavras como “lixo de vídeo” e etc?

Viramos uma geração de extremos, uma geração que por condenar o que classifica como “mi mi mi“, deixa de lado atitudes básicas de bom senso e gentileza.

Somos a geração que por anos pediu para ser ouvida e quando teve a palavra nao tinha nada melhor pra dizer.

Somos a geração que joga diariamente no lixo todas as boas maneiras que nossos pais nos ensinaram.

Somos a geração que mais colabora com programas de responsabilidade social mas a que menos se importa com o outro.

Somos a geração que entende tudo de meios de comunicação e que não entende nada sobre se comunicar, sobre por favor, sobre obrigada, sobre reconhecimento, sobre pensar o que quiser e dizer apenas o que convém.

Nos interessa o like a qualquer custo, a polêmica sem sentido e ser conhecido por ser “autêntico”.

Vemos uma foto ou um texto e ignoramos totalmente a motivação por trás dele e nos comportamos como se tudo o que aparece na nossa timeline tivesse sido postado por um robô, entao dá no mesmo o que vou dizer. No fundo estamos muito mais robotizados do que imaginamos, temos frieza e calculismo de sobra.

É irônico que a geração que mais deseja um mundo melhor, que mais faz protestos, que mais quer fazer valer os seus direitos, que mais defende causas humanas, deixe a desejar em atitudes tão básicas, onde nao percebe que o clichê “gentiliza gera gentileza” é a coisa mais verdadeira do mundo. Com isso briga por coisas grandes e não alimenta a cadeia de boas maneiras que seu comportamento poderia desencadear e a bola de neve de um mundo sem amor só vai aumentando.

Minha mãe dizia: pense bem antes de falar. Hoje em dia vale pensar bem e ter mais empatia antes de enviar.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

3 comentários em "A Internet virou vitrine da nossa falta de educação"
  1. Ana Rita   10/02/17 • 11h26
  2. Alleso   10/02/17 • 18h34

    É o que eu sempre digo! As pessoas usam a internet como alternativa pras suas maldades, como se fosse terra sem lei.

  3. Tony Andrade   02/04/17 • 18h21

    Parabéns por este texto.

Anterior
Próximo
Voltar para a home