27 jun 2016

A experiência de um Chileno que morou no Brasil

MORAR FORA > La Mirada Chilena > Vídeos

Mais um episódio da série La Mirada Chilena e nele vocês saberão a opinião de um amigo chileno que morou 1 ano no Brasil. Acho que essa troca faz um bem enorme porque ficamos em contato com diferenças culturais e temos como saber a percepção dos estrangeiros sobre o nosso país e inclusive nos surpreendemos positivamente.

Espero que tenham gostado do vídeo. Apenas esclarecendo algumas coisas:

  • Meu amigo morou em Brasília, portanto na maioria das vezes ele está falando de percepções locais, ou seja, de Brasília. Ele me disse que não teve tempo para perceber como cada estado do Brasil pode ser visto como outro país devido a variedade de costumes, comportamentos e crenças.

 

  • Quando eu digo que é caro morar no Brasil, me refiro a quantidade de impostos que pagamos independente da região que moramos. Isso não quer dizer que no Chile não seja caro viver, é apenas diferente a forma como o dinheiro público é administrado e dividido para cada um dos recursos internos. Por isso que dificilmente concordo com um turista que fala do custo de vida do Chile quando ele ainda não vive no país e tem apenas a visão turística, mesmo que venha ao Chile com frequência a passeio. São bem diferentes as duas percepções. Se tem interesse em saber o custo de vida do Chile, clique aqui e no menu Chile/Quero Morar no Chile vai encontrar tudo o que precisa.

 

  • Falando sobre visão turística, vale ressaltar que o real está desvalorizado. Até pouco tempo atrás, cada 1 real valia 300 pesos e os brasileiros saíam do Chile carregados de compras. Hoje, com cada 1 real valendo aproximadamente 170 pesos chilenos, ele com sorte faz passeios. É preciso sempre lembrar disso antes de apenas dizer que o Chile é caro.

 

  • E sobre o que eu disse a respeito de não chegar nada da América Latina no Brasil e do quanto a América Latina sabe sobre nosso patrimônio cultural, é uma realidade que apenas quando se mora fora você se dá conta.

 

Deixem sugestões para os próximos episódios.

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "A experiência de um Chileno que morou no Brasil"
  1. Marcela Balão   27/06/16 • 21h39

    Fê, você está certíssima, quando perguntou se um brasileiro sabia uma música chilena eu balancei a cabeça negativamente aqui hahahaha realmente estamos ilhados no nosso enorme país. Já são tantas diferenças culturais aqui dentro né. Fora a síndrome de vira-lata que não nos permite olhar para o lado e idolatria dos EUA. Peça para a maioria indicar filmes europeus, poucos serão enumerados. Temos mais influência é dos EUA mesmo.
    AMO a mirada chilena. Sou viciada em canais de brazucas que moram fora e nunca perco a oportunidade de saber o que um gringo acha do Brasil hehehe
    Beijos

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h10

      Muito obrigada, Marcela! Tem muita coisa boa na América Latina também pra gente explorar. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home