É grande o número de pessoas que me pedem dicas de restaurantes vegetarianos e veganos em Santiago. Alguns porque já seguem esse estilo de vida e outros porque começaram a se alimentar de forma mais saudável – não necessariamente deixaram a carne pra isso – e querem continuar “na linha” durante a viagem, sem cair na tentação de comer pratos mais “pesados” em outros tipos de restaurantes.
Eu fui vegetariana desde que nasci até meus 28 anos, então eu entendo bem como é bom poder continuar com a nossa alimentação normal em uma viagem. Mesmo não sendo mais (os motivos não vem ao caso agora), continuo amando esses restaurantes porque levo um estilo de vida lowcarb, então vou deixar uma lista dos meus preferidos e também dos mais recomendados.
Quinoa
É o meu preferido! Já postei algumas fotos dele no meu Instagram.
Todos os pratos são deliciosos até pra quem come carne e tudo é preparado no local. Até o chá é especial! As folhas são levadas até a mesa em um vaso plantado pra você selecionar as que deseja. Servem café da manhã, almoço, chá da tarde, janta e também entregam em casa. É recomendável fazer reservas aos fins de semana.
Mais detalhes:
- Classificação: Vegetariano
- Site
- Horário de Segunda a Sexta: Das 8 às 23 horas
- Horário aos Sábados: Das 9 às 17 horas
- Endereço: Av. Luis Pasteur, 5393 – Vitacura
Holm Ensaladería
Também amo este lugar! Apesar da Salada fazer parte do nome, o local conta com outros pratos vegetarianos que são deliciosos, inclusive tem café da manhã.
O cardápio é bem variado, tem opções de frutas, sucos, legumes e verduras. O balcão deixa tudo bem colorido!
É um dos poucos restaurantes de Santiago que se aproxima al conceito self-service (não é comum no Chile): você tem algumas combinações já pré-estabelecidas pelo restaurante e pode ir variando determinadas coisas. O bom é que todo dia as opções são diferentes. Não precisa reservar.
Mais detalhes:
- Classificação: Vegetariano
- Horário de Segunda a Sexta: Das 8 às 22 horas
- Endereço: Padre Mariano, 125 – Providencia
Tea Connection
Esse eu já conhecia antes de morar no Chile porque tem em São Paulo.
Apesar de ser conceitualmente uma casa de chá, tem lanches, massas, saladas, pratos principais, sucos e doces maravilhosos, inclusive horários de happy hour.
Minha dica é ir sem pressa porque o ritmo da casa é mais lento, como se as pessoas ali estivessem em uma vibe diferente hahaha. Não precisa reservar.
Mais detalhes:
- Classificação: Vegetariano
- Site
- Horário de Segunda a Sexta: Das 8 às 00 horas
- Horário aos Sábados e Domingo: Das 9 às 23 horas
- Endereço: Isidora Goyenechea 3185 – Las Condes e Av. Pedro de Valdivia 129 – Providencia
El Huerto
Os donos desse restaurante são pais dos donos do restaurante Quinoa, então nem preciso dizer da qualidade.
Tem de tudo um pouco, inclusive Ceviche de Verduras. A vantagem dele sobre os anteriores é que também possui pratos veganos e livres de glúten. É recomendável reservar.
Mais detalhes:
- Classificação: Vegetariano e Vegano
- Site
- Horário de Segunda a Sábado: Das 12:30 às 23 horas
- Horário aos Domingos: Das 12:30 às 16:30 horas
- Endereço: Orrego Luco, 54 – Providencia
La Chakra
É um local bem pequeno mas muito agradável. Foi criado por 2 primos que viajaram o mundo e tiveram contato com esportes e com um estilo de vida mais saudável. É bem comum ter cartazes por lá indicando aulas de yoga, pilates, crossfit e etc.
No cardápio você encontra pizzas, hambúrguer, pastas, saladas, inclusive açaí que não é igual ao do Brasil mas engana bem. Não é preciso reservar.
Mais detalhes:
- Classificação: Vegetariano
- Site
- Horário de Segunda a Sexta: Das 9:00 às 23 horas
- Horário aos Sábados e Domingos: Das 10:00 às 19:00 horas
- Endereço: Mariano Sánchez Fontecilla 534 – Las Condes
Verde Te Quiero Verde
Localizado no centro de Santiago, este pequeno restaurante serve pratos não tão elaborados mas gostosos. É como se fosse uma cozinha vegetariana do dia a dia.
Mais detalhes:
- Classificação: Vegetariano e Vegano
- Não tem site e nem redes sociais
- Horário de Segunda a Sexta: Das 12 às 16 horas
- Endereço: Huérfanos, 3020 – Centro
Outras Informações:
- Às vezes, os restaurantes que são apenas vegetarianos preparam pratos veganos e também para todo tipo de alergia alimentar mas é preciso perguntar em cada um, nem sempre estão no cardápio.
- Tem mais opções de restaurantes veganos e vegetarianos pela cidade mas esses são os mais conhecidos e os que mais gosto.
- Você pode encontrar muitas opções de pratos vegetarianos em restaurantes comuns mas opções veganas em qualquer lugar, é mais difícil.
- Vegetariano e Vegano em español se escreve do mesmo jeito e a pronúncia é parecida, então não tem erro.
- Acessando os sites você tem a média de preço mas pode variar muito de um restaurante para outro, mais ou menos entre 5 mil e 15 mil pesos chilenos o prato. Para saber o preço em reais e outras dúvidas sobre dinheiro/cambio, clique aqui.