15 maio 2020

Como é Dirigir no Chile?

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Como é dirigir no Chile? Tem muita diferença com o Brasil? Como são as estradas? Se eu for morar no Chile, terei que tirar uma nova carta de habilitação? Como são as provas?

Essas são algumas das perguntas que recebo sobre dirigir no Chile. Eu não dirigia quando morava no Brasil (na verdade só me atrevi de verdade em 2019, eu tinha muito medo. Alguém se identifica?) mas no Chile decidi que não podia mais deixar isso de lado e resolvi me atrever ao volante, então como a minha primeira carteira de habilitação foi feita no Chile, acho que tenho muitas coisas para te contar. Fique atento ao vídeo!

Reforçando algumas coisas mencionadas no vídeo:

  • As estradas são muito boas, inclusive em outras cidades do país e isso é confirmado não só por brasileiros que dirigem aqui mas por um estudo da CNT Rodovias (pág.15 do link indicado) que mostra que o Chile ocupa o 35° lugar entre os países com melhores estradas no mundo, sendo o melhor da América Latina nesse quesito.

  • Santiago tem menos trânsito que São Paulo. Esse é um dos fatores que melhorou muito a minha qualidade de vida aqui. Se você vem de uma cidade menor que São Paulo, talvez não sinta a diferença que eu sinto.

 

  • Santiago atualmente possui menos rotatórias que quando cheguei ao país mas ainda assim elas exigem muita atenção.

 

  • As principais avenidas da cidade (as que se parecem com a Radial Leste ou com as Marginais de São Paulo) possuem Pedágio Urbano. Ele é cobrado através de uma espécie de “Sem Parar” instalado no carro e apenas nestas avenidas, não é em toda a cidade. Faz pouco tempo que o sistema “Sem Parar” chegou às estradas.

 

  • Quem tira a carta aqui aprende como dirigir na neve e o que fazer se rolar um terremoto quando estiver no carro. Para saber sobre isso, clique aqui.

 

  • Em Santiago não tem rodízio de carros como em São Paulo (a cidade é bem menor, ainda não precisa) mas tem rodízio nos dias em que a cidade fica muito poluída para tentar melhorar a qualidade do ar. Já explicamos no blog sobre a poluição de Santiago ser bem concentrada devido a Cordillera que não deixa o ar circular.

 

  • Em 2016 se aprovou uma lei onde todo motorista precisa ter um colete fluorescente no carro para ser usado em qualquer situação em que ele precise sair do veículo e ficar parado na pista e ele não anula o uso do famoso triângulo que já conhecemos. O colete precisa estar visível dentro do carro, perto do motorista e o não uso implica em multa.

 

  • Como já foi explicado na série Especial Neve, para dirigir nas estradas com neve é preciso colocar correntes especiais nos pneus.

 

  • Turista pode usar a carteira do Brasil para dirigir aqui mas quem vem para morar precisa fazer um teste de direção para ter a carteira de motorista do país. É um teste simples para comprovar que você realmente sabe dirigir. Tudo o que você precisa saber sobre ele está aqui.

 

  • Tem empresas de aluguel de carros que só alugam para maiores de 23 anos e algumas também exigem o Seguro Carta Verde que permite dirigir em países do Mercosul. Pergunte todas as condições da locadora quando for alugar. Neste post tem algumas para você pesquisar.

 

Espero ter ajudado!

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home