Ao longo desses anos morando aqui, eu já conheci muitos estrangeiros, especialmente brasileiros, que não só vieram morar em Santiago mas em outras cidades do país. Já escutei muitas experiências e diariamente o blog me proporciona essa troca de aprendizados. Com isso consegui fazer uma lista dos principais erros que os brasileiros cometem ao vir morar no Chile. Muitas coisas se aplicam inclusive quando pensamos em morar em outros países.
1. Lotar a mala com roupa de inverno
Tirando o sul do Brasil, o resto do país não tem inverno, apenas pensa que tem. Sendo assim, as roupas usadas lá não serão adequadas aqui e só vão lotar a mala. O ideal é trazer o suficiente para os primeiros dias, caso venha de mudança no inverno, e comprar o resto aqui, aonde vai encontrar peças adequadas e mais baratas também.
2. Lotar a mala com coisas que não sejam emergenciais
Se você vier morar aqui a convite de uma empresa, ela provavelmente vai pagar os custos da sua mudança mas nem sempre isso significa que você poderá trazer os seus móveis e muito menos, milhões de malas. Você terá um limite de peso definido pela empresa. Se você vier por conta própria, sua mudança seguirá a mesma regra de uma viagem internacional: 23 kg e o que passa disso, você precisa pagar, ou seja, não dá para trazer o mundo. Nessa hora, aplique a lei do desapego. Faça uma mala inteligente, com coisas realmente essenciais. Com o tempo você pode buscar as suas coisas ou pedir para alguém trazer, sem contar que vai comprar coisas novas aqui.
3. Dar um jeito de trazer os móveis do Brasil
É muito comum que ao terminar de mobiliar a casa, apareça aquela super chance de morar fora e aí dá uma tremenda dó de deixar pra trás tudo o que você comprou e decorou com carinho. É nessa hora que muita gente tenta trazer a mobília por navio ou avião especial e se arrepende. Primeiro porque sai o olho da cara. Segundo porque é uma nova casa, onde nem tudo vai caber nesse novo espaço. O terceiro motivo de arrependimento é que o Chile é um país sísmico, portanto os móveis aqui devem ter um material mais resistente. O quarto motivo é porque sai mais barato alugar um apartamento mobiliado e depois de um tempo alugar ou comprar o seu e decorar do seu jeito.
4. Não passar um tempo no país antes de mudar
Acontece com 99 de cada 100 turistas: voltam da viagem maravilhados e já querem mudar. Acontece que um turista apenas passeia durante uma viagem, ele não vivencia as mesmas coisas que um morador. Já falei isso um milhão de vezes: antes de se mudar para qualquer país, dê um jeito de passar um tempo maior nesse lugar mas não para passear e sim para entender o mercado de trabalho, conhecer os bairros, o estilo de governo, a educação, a saúde e tudo aquilo que é primordial antes dessa decisão. Mudar de país é mudar de vida e não se faz isso apenas baseado nas fotos tiradas em pontos turísticos.
5. Achar que Santiago é Chile
Esse é um erro no mundo todo e não apenas do brasileiro. Sempre imaginamos a França por Paris, Estados Unidos por Nova York, Portugal por Lisboa e por aí vai. Se eu pergunto do Brasil para um chileno, imediatamente ele vai responder Rio ou São Paulo, mas como bem sabemos, Brasil é muito mais que isso e cada um dos nossos estados e cidades tem as suas particularidades em relação ao mercado de trabalho, educação e etc. Sem contar que cada cidade ou estado tem um ritmo, um estilo de vida. No meu caso, por exemplo, por mais que eu tenha amado conhecer alguns lugares no norte do Chile e ache lindo muitos lugares no sul, eu não me vejo morando neles porque para o meu estilo de vida, esses lugares são para passear e não para morar, assim como para muitos chilenos vivendo no Brasil fora de uma capital, também é bem complicado se ele sempre viveu em Santiago, entendem? Sem contar que a população inteira do Chile é menor que a do estado de São Paulo, portanto, as principais coisas estão concentradas em Santiago mesmo.
6. Passar a vida convertendo os valores para reais
Ok que logo que você chega o real ainda é a sua referência mas se depois de 3 meses aqui você continua convertendo para o real, sua adaptação será bem complicada. A melhor coisa é se familiarizar com os preços e passar a entender dentro da realidade chilena e dentro do seu poder aquisitivo no Chile, o que é realmente barato e caro em pesos chilenos. O real só faz sentido ao brasileiro que vem a passeio, não ao morador.
7. Querer que um país inteiro se adapte a ele
Por mais familiarizado que você fique um dia com esse novo país, você sempre será um estrangeiro. Você nunca conseguirá vivenciar em sua totalidade o que um chileno vivencia ou vivenciou. Você sempre será aquela pessoa que conseguiu um espaço num território alheio e nunca esqueça dessa palavra: alheio. Portanto, a cada dia nesse novo lugar, lembre-se que você é o diferente. Você é o que foi alfabetizado em outro idioma, que cresceu em outra cultura, que sempre comeu outras coisas, que sempre ouviu outras músicas, que sempre viu outros programas, que sempre teve outro método de trabalho, que sempre teve tudo diferente. Não queira mudar um país que nem é seu porque além de inútil, só vai desgastar a sua experiência e impedir que você cresça como pessoa e que se adapte facilmente. E isso não quer dizer que você precisa dizer sim pra tudo, apenas que precisa ser coerente.
8. Não se esforçar para falar bem
Você não precisa chegar aqui falando espanhol mas vai precisar dele para se comunicar. Embora isso pareça óbvio, conheço brasileiros aqui com mais de 10 anos no país e que ainda não constroem bem uma frase completa. Alguns por dificuldade em aprender um novo idioma, outros por preguiça ou vergonha de perguntar quando não entendem e outros por simplesmente acharem que os chilenos é que precisam se esforçar para entendê-lo. É bizarro, eu sei, mas acontece. E essas mesmas pessoas depois se perguntam porque não conseguem boas oportunidades de trabalho, porque não conseguem fazer muitos amigos e porque não conseguem se adaptar. Gente, um idioma fluente facilita tudo. Te coloca em uma boa empresa, te permite conversar com as pessoas e fazer amizades, te permite ir ao cinema, pedir um prato num restaurante, entender seus documentos, o que lê, o que escuta, te permite viver em outro país. Simples assim. E não pense que porque sabe inglês que a sua vida está resolvida. Está quando se é turista mas não quando se torna um morador.
9. Não levar seus eletrônicos principais
Logo que você muda de país o seu dinheiro está contado, mesmo que já tenha emprego. Fora que você ainda está se acostumando com essa nova moeda. Deixar para comprar celular e computador ao chegar aqui, pode te desestabilizar financeiramente logo na sua chegada e pode até prejudicar a sua busca por emprego ou até dificultar que você se informe mais sobre esse mundo novo.
10. Não levar dinheiro para uma emergência
Como já explicado aqui, nem sempre você consegue ter uma conta bancária no país antes de ter um visto, principalmente se você veio de forma independente, ou seja, sem trabalho. Isso significa que até que você tenha uma estabilidade, um trabalho, um nome feito no mercado, uma conta e uma possibilidade de fazer um empréstimo em caso de necessidade ou uma maneira de receber dinheiro do Brasil; pode demorar bastante. Venha com uma reserva.
Bem pessoal, há muito mais coisas mas essas foram as principais que eu lembrei. Se alguém se lembrar de outros erros bem comuns, é só comentar.
Olá Fê!
Gostei muito do seu post me ajudou muito. Em breve janeiro estou me mudando para o Chile e vou me preparar para não cometer esses erros!
Fico feliz em ajudar, Jéssica. Bjs
Seus comentários foram cirúrgicos. Muito adequado suas colocações.
Muito obrigada, Marcio!
Ótimas dicas Fe! Essa é a minha 4a vez em Santiago e a próxima já vai ser definitiva. Já morei na Espanha e aprendi bastante com isso. A dica 6 é preciosa! O pessoal acredita que a moeda aqui no Chile é desvalorizada por ser em pesos, mas ao converter tudo em reais acabam achando a cidade cara. As pessoas precisam levar em consideração o salário mínimo do país, que em reais chega a quase 1400, logo os preços são proporcionais ao tal. Praticar o desapego é lei número 1! Até porque com tantas opções de lojas, impossível não fazer uma comprinha! Adoro o seu blog e já te sigo no instagram! <3
EXATAMENTE, Ainá!!! Falou tudo. Obrigada por comentar e por me seguir. Bjinhos
Olá, bom dia,
Parabéns pelo post. Gostaria de fazer uma pergunta mais específica, não sei se você saberia me responder… Como é o mercado audiovisual em Santiago? Existem muitas produções de TV e cinema? Muitas produtoras de conteúdo, etc?
Infelizmente não sei responder, Luciana. Desculpe nao poder ajudar.
Gostei muito destas dicas, estou pensando em morar fora do Brasil e estou procurando um país na America do Sul que não esteja vivenciando uma crise politica… Agradeço pelas dicas voce ganhou um leitor novo!
Muito obrigada!
Oi adorei seu blog ,gostaria de saber sobre a area de beleza ,sou cabeleireira e gostaria de saber se ganha se posso arrumar facil um trabalho na area la.obg beijoo
Muito obrigada! Recomendo os conteúdos do menu Chile, em seguida Quero Morar no Chile e Beleza & Estética. Vai encontrar o que precisa.
Ola, Fê .
Penso em me mudar para o Chile, já estive em todas as partes deste pais de norte a sul ,viajo para lá a mais de 10 anos, penso em viver provavelmente para no sul.Mas tenho algumas dúvidas quero tirar antes de tomar esta decisão :
Como conseguir um financiamneto ?
Como conseguir a carteira de estrangeiro ?
Desde já, obrigado.
Oi Fernando! Para tudo o que perguntou vai precisar de visto. Recomendo o post em que falo sobre isso. Só após ter visto e o RUT que é o RG Chileno, é que você começa a ser considerado um local. Se estiver se referindo a carteira de motorista, no blog tem post sobre isso. Sobre financiamento, pode levar 1 ano ou mais para conseguir já que, assim como no Brasil, é preciso um bom histórico nos bancos e o estrangeiro demora um pouco a fazer um nome no banco porque o visto e o RUT demoram um pouco para ficarem prontos e só depois disso é possível abrir uma conta e só depois de movimentá-la por um certo período é que a coisa começa a fluir. Boa sorte!
Oi, adoro suas dicas! Me tire essas dúvidas urgente por favor!
O mercado de confeitaria aí é bom?
Será que em 4/5 meses arrumo um emprego?
Eu posso solicitar o visto de residência e já trabalhar mesmo sem o Rut?
E quanto tempo leva para o visto e o Rut saírem em média?
A revalidação de diploma é demorada?
Obrigado e espero respostas!
Joshua, tudo o que perguntou foi respondido nos posts “Como é o mercado de trabalho no Chile”, “Como tirar o visto” e “Como revalidar diplomas”. Obrigada!
Olá Fê meu nome e Luis, e vivo no Brasil em São Paulo com os meus pais.
Meu pai e Chileno, ele nasceu em uma cidade chamada Osorno, talvez conheça, Gostaria
De ir ao Chile por uns 20 dias pra passear e conhecer o pais do meu pai (e um sonho que tenho), e preciso saber quanto posso levar pra ficar 20 dias ? Quero conhecer Santiago, Viña del Mar, Valparaiso e Osorno terra natal do meu pai, e quero muito morar no chile, e que vc me diz a oportunidade de trabalho por ai e boa ?
Aguardo Resposta, valeu ;).
Oi Luis, tudo bem? Tudo isso você encontra no post FAQ Chile, tá? Obrigada por acompanhar o blog!
Boa tarde fe…como é o processo de locação ai no chile
eles pedem quantos meses antecipados…de quem é brasileiro
qual bairro vc mais indica para moradia
obrigada…você está me ajudando muuuito
bjus
Falarei sobre isso em breve mas recomendo que leia o que está no menu Chile/Bairros. Obrigada!
Olá Jessica tudo bem? Você indicaria algum bairro para morar em Santiago, se é melhor casa ou apartamento e se tem referencias de imobiliarias.
grande abraço
Cesar
Oi, tudo bem? Meu nome é Fernanda hehe. Você encontra isso no menu Chile/Bairros. Muito obrigada!
Olá,
Gostei muito dos seus tópicos, me ajudou bastante.
Estou tirando a minha nacionalidade chilena, pois penso em residir no país e exercer minha profissao.
Mas antes, vou a passeio e entender melhor a cultura, o mercado, condiçâo de vida e etc.
Parabéns
Boa matéria
Essa é a melhor forma de se dar bem morando fora, Raphael. Obrigada por seguir o blog!
Fe tudo bem ? gostaria de saber como voce foi parar em Santiago ? e se voce pensa em voltar ? é dificil obter visto para permanencia e se tambem o fato de eu ter netos chilenos que moram ai facilitaria a minha ida e da minha esposa para o Chile ? Tenho um filho casado com uma chilena que mora e trabalha ai em Santiago. outra coisa daria para viver mais ou menos com um milhão de pesos ? tenho visto aluguel de apartamento em La reina na faixa de 350 mil com despesas. Aposentados terika algum tipo de facilidade para alugar imovel ? obrigado Fe boa sorte
Oi Roberto, tudo bem? Eu contei tudo sobre a minha experiência na série Fê No Chile no meu canal do Youtube, nao deixe de ver. Todas as outras perguntas foram respondidas no menu Chile/Quero Morar no Chile, aqui no blog tá? Muito obrigada e boa sorte!
Hola!!! Me gustó mucho!
Bom.. eu sempre vinha para o Chile de férias.. depois vim fazer meu Mestrado em Viña.. e, desde 2015, vivo aqui. Eu achava o Chile fabuloso.. E, concordo plenamente que viver como turista e estudante (desde 2009 a 2014 entre idas e vindas) não me deu a percepção que só obtive depois de vir morar aqui. E, ainda mais no litoral. Santiago é Chile? Bom, os santiaguinos pensam assim.. e, convenhamos que, profissionalmente falando, sim é. Tive e ainda tenho uma gama de problemas em encontrar trabalho e, fazer os nossos bicos e vendas online como na Olx, mercado livre e ganhar um dinheiro com isso, pq o Chileno não temo nível de confiança nesses meios tão avançado quanto o Brasileiro.
É outra cultura e por isso indico sempre a pesquisa. Nem sempre um negócio que dá super certo no Brasil vai dar certo em outro país e as vezes nao dá certo nem nas capitais. Tenho amigos chilenos morando no Brasil e na profissão deles, SP e RJ nao ajudava. Tiveram que ir para o nordeste, aonde a profissão facilitava mais. É impressionante como muda totalmente o estilo de vida ao mudar de país né? Bjs
Olá Boa tarde. Então minha dúvida é quanto as universidades. Não há, programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros que queiram estudar no Chile mas que possuem baixa renda?
Tem post no blog sobre isso. É só entrar em contato com a universidade de seu interesse para saber. Inclusive há universidades no Brasil que possuem convênio com o Chile.
Gostaria de saber, em media, qual o preco do metro quadrado de construcao no Chile, em relacao ao Brasil. Penso em morar no Chile. Minha ideia e’ vender um imovel de alto padrao que tenho no Brasil e tentar comprar uma pequena poudada em area turistica, no Chile. Gostaria de ouvir suas consideracoes. Grato
Marco, nao há uma resposta padrao. Tudo depende do local, cidade, regiao, o que tem em volta… Sao muitas variáveis. Infelizmente nao tenho uma resposta para a sua pergunta mas espero que consiga realizar isso. Obrigada!
Olá Fê!
Uma Dúvida quantos Brasileiros vivem no Chile??
Muitos hehe. Nao sei exatamente mas sao muitos, especialmente depois da crise no Brasil.
Excelente amiga, franco e objetivo!
Obrigada!
Muito leve e agradável seus comentários, meus parabéns.
Wooow, gostei muito de seu blog, em fevereiro estarei me mudando para Chile, e nao devo jamais me esquecer de cada detalhe postado aquí… Pelo menos tenho um otimo espanol que dá para sobreviver jajajaja, e com fé tudo dará certo… Meus parabéns pelo blog muito útil. 😊😊😊
Oiii, suas dicas são ótimas! Sou dentista e queria saber se vc tem algum conhecimento sobre dentistas brasileiros trabalhando no Chile? Bjos
Oi, Saulo! Tudo bem? Como dito no post sobre o mercado de trabalho no Chile, eu não tenho detalhes de cada área mas o post ajuda bastante. Muito obrigada por me seguir!