22 fev 2016

Feriado de Páscoa no Chile: como é?

VIAGEM > CHILE > Santiago > ROTEIROS

É sempre importante saber como um país comemora um feriado, especialmente aqueles que também são comemorados em nosso país. Hoje eu vou contar como é o feriado de Páscoa no Chile.

Apesar do Chile ser considerado um país católico ele não figura na lista dos mais religiosos e em outro post eu posso falar sobre isso mas o feriado de Páscoa é comemorado aqui com algumas coisas bem similares ao Brasil e outras nem tanto.

O feriado de Páscoa não é considerado como irrenunciável (se você não sabe do que estou falando, clique aqui) mas se prepare para encontrar boa parte das coisas fechadas nesses 2 dias ou para uma movimentação menor por aqui. Isso porque a cultura chilena é realmente adepta ao descanso como direito de todos em qualquer feriado, ou seja, não exige uma urgência em manter tudo funcionando o tempo todo como nas grandes cidades do Brasil e eles convivem numa boa com isso. Os pontos turísticos abrem mas é importante acessar o site ou entrar em contato para ver o horário de funcionamento nesses dias que costuma mudar.

Assim como no Brasil, é comum que os religiosos não comam carne vermelha na sexta-feira santa, o que faz com que a maioria dos restaurantes invista em frutos do mar ou em outros tipos de pratos mas é possível encontrar um pouco de tudo pois Santiago tem uma gastronomia bem variada. Eu sinto muita falta do Bacalhau que infelizmente não tem aqui mas tem muitos outros peixes deliciosos também.

catedral santiago pascoa chile

Se comparo com o Brasil, quase não se vê igrejas evangélicas aqui mas é possível participar de missas nessa época, especialmente na Catedral de Santiago. É difícil informar horários e locais mas a da Catedral é a mais interessante para o turista e a mais fácil de chegar pois fica na Plaza de Armas, um ponto turístico clássico da cidade.

ovos de pascoa chile

Se você é dos que aguarda ansiosamente pela páscoa para conferir as milhares de variedades de ovos de chocolate, sinto te decepcionar. Enquanto os supermercados do Brasil ficam abarrotados de ovos logo após o carnaval, no Chile o máximo que você vai encontrar são ovinhos pequenos, desses bem simples, colocados em cartelas pequenas para presentear as crianças que procuram por eles no domingo de páscoa. Eles são bem menos ligados em doces e sabores fortes do que nós. Não espere tropeçar em opções nas lojas e supermercados.

fiesta de cuasimodo pascoa chile

Você vai se deparar com procissões em alguns bairros, especialmente uma semana depois da Páscoa quando acontece a Fiesta de Cuasimodo, uma procissão feita com cavalos e até mesmo ciclistas que vão para receber a Eucaristia.

Estes são os principais acontecimentos e diferenciais da Páscoa por aqui.

*Fotos: Banco de Imagem

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

1 comentário em "Feriado de Páscoa no Chile: como é?"
  1. Ilone   28/02/18 • 17h46

    Absolutamente certo tudo que foi informado. Eu vivi em Santiago e também senti falta da tradição nossa na Páscoa. Afinal, é a época que se come chocolate sem sentir culpa! kkk…

Anterior
Próximo
Voltar para a home