20 dez 2012

Técnicas para diminuir até 5X o volume da sua mala

VIAGEM > TRAVEL TIPS > Mala Ideal

imgHandlerCom a chegada das festas de fim de ano e do verao, aumentam o número de pessoas que vao viajar e com isso, a necessidade de arrumar a mala. Nao é um trabalho fácil e legal pra muita gente, mas vai se tornar ainda pior se você nao souber arrumar de verdade a sua mala porque isso pode atrapalhar bastante a sua viagem; especialmente nós mulheres que nunca sabemos o que levar e o que deixar. Aposto que se pudéssemos colocar rodinhas na casa e levar, certamente faríamos.

Eu tive que aprender a fazer as malas porque nao vou ao Brasil com a frequência que gostaria mas sempre que vou, a família me enche de agradinhos que nao sabia como fazer caber na bendita mala. Entao, separei um pouquinho da minha experiência no assunto pra ajudar você, que adora uma viagem mas se pudesse pular a parte de fazer as malas, seria bem mais feliz. Olha só:

1. Escolha uma mala prática: Independente do conteúdo a ser carregado, as malas com rodinhas sempre são as mais indicadas. Mesmo quando a viagem é curta, a bagagem dificilmente pesará menos de 3 quilos, peso suficiente para provocar problemas de coluna e dores nos ombros ao ser carregado unilateralmente.

2. Identificaçao: A quantidade de gente com bom gosto tem aumentado, ou seja, o risco de ter pelo menos 5 malas iguais as suas no aeroporto, é gigante haha.  Para nao ter o problema de chegar ao hotel, querendo usar aquela roupicha e descobrir que trocaram a sua mala, porque ao abrir você percebeu que só tem cuecas; coloque algum detalhe na sua mala que a diferencie das outras. Além dos seus dados pessoais, é claro. Outra dica que eu recomendo MUITO é que você leve uma troca de roupa na bagagem de mao. Isso vai te livrar de um sufoco caso a sua mala seja extraviada, coisa que infelizmente a gente sabe que acontece.

3. Roupas que combinem entre si: Aqui a coisa começa a complicar. Como assim levar pouca coisa? Como assim abrir a mala e nao ter opçoes? É, mulherada, eu entendo bem isso mas a gente tem que simplicar a coisa de uma maneira que economize espaço e nos permita ser versáteis. Um verdadeiro milagre, eu sei. Mas é possível. Escolha roupas de estilo básico e cores neutras para que as peças possam ser combinadas o máximo possível entre si, isso vai diminuir o volume da sua mala. Outro detalhe é que você precisa se informar muito bem sobre o local de sua viagem para fazer a mala. Informaçoes como o tipo de clima, o quao desenvolvido é o comércio local para o caso de precisar comprar algo emergencial, a estrutura do local de hospedagem para ver se precisa mesmo levar roupa de cama e banho, enfim; fique atenta aos detalhes para conseguir compor vários looks com as mesmas peças. Veja o exemplo:

4. Uma única bolsa: Eu sei que você gostaria de usar uma bolsa para cada look mas nao tem mala que aguente. Escolha uma bolsa básica e que combine com todos os looks. Se nao resistir e quiser levar uma segunda opçao, que seja uma estilo carteira que é pequena e fininha.

5. Acessórios dentro de outros objetos: Para diminuir o volume da mala, coloque as peças miúdas como bijouterias e outros acessórios dentro das bolsas e até mesmo no espaço interior do bojo de sutiãs. Vale tudo para caber mais, pesando menos :) Os saquinhos de cozinha “Ziploc” também sao ótimos para isso.

6. Sapatos: Oooo coisinha que ocupa espaço, viu! E é outro detalhe que depende muito do tipo de viagem mas eu geralmente faço assim:

01 tênis ou sapatilha para atividades que exijam mais disposição;
01 sapato ou sandália social de cor neutra para eventos noturnos;
01 sapato ou sandália de salto médio confortável para eventos diurnos;
01 chinelo para banho, praia, relaxar no quarto etc.;
01 bota (no caso de locais frios) ou sapato extra de sua preferência.

7. Utilize embalagens apropriadas para viagem: Shampoos, cremes, perfumes, enxaguador bucal e outros, quando não podem ser encontrados em versão miniatura, devem ser despejados em frascos pequenos para economizar espaço e deixar sua mala mais leve.  Várias lojas de bolsas e acessórios vendem estes potinhos. Farmácias também.

8. Maquiagem: Tenho tentado seguir essa regra:

01 paletinha pequena ou sombras soltas que sejam neutras. Elas sao mais fáceis de combinar com qualquer look, horário e ocasiao.

01 batom ou gloss nude ou rosadinho: perfeitos para looks mais cleans ou dramáticos.

01 blush rosadinho

01 máscara de cílios

01 base

01 pó

01 lápis de olho preto macio que possa ser usado também como delineador.

Pincéis de maquiagem apropriados para viagem ou em tamanho normal e apenas um de cada tipo. Nada de 2 para base, 4 de esfumar e etc.

9. Saquinhos: De TNT ou plástico, eles ajudam a isolar as roupas sujas, proteger os sapatos etc. Eles são multiuso.

Como organizar tudo na mala:

Dicas

  • Recentemente descobri as Space Bags, “bolsas” à vacuo que diminuem o volume da sua mala e consequentemente, o peso. Gente, elas sao ótimas! Nao dá pra viajar sem elas. É simples: você faz todo o passo a passo de organizaçao da mala, descrito acima, dentro da space bag. Depois você fecha ela e no local indicado, você aspira todo o ar e pronto: ela diminui até 5X o volume da mala e você ainda pode usá-la para diminuir o volume de armários e gavetas. Maravilhoso!!! Eu nao sei onde vende no Brasil, comprei a minha no Chile, mas se alguém encontrar, divulga nos comentários pra gente. Para entender melhor como funciona, veja este vídeo.
  • Leve uma caixinha de costura bem pequena, para pregar um botão que soltou ou disfarçar aquele furinho que você não havia notado antes.

Espero que tenham gostado das dicas e boa viagem!

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

13 comentários em "Técnicas para diminuir até 5X o volume da sua mala"
  1. Camila   20/12/12 • 16h21

    #PigmentoF sempre com ótimas dicas! Mais uma vez arrasaram…Bjinhos

    • pigmentof   20/12/12 • 16h23

      Que bom que gostou, Camila! Espero que as dicas te ajudem. Beijao

  2. Ana Carmen   30/05/13 • 20h45

    Fê, amei o post, bem propício pra mim né?
    Comprei faz um tempinho as Space Bags na Camicado da 25 de março. Já estou precisando de novas. bjs

    • pigmentof   30/05/13 • 22h01

      Nossa, super dicas pra vc, ainda mais porque vai precisar de espaço na volta haha. Bjs

  3. Dominique   02/06/13 • 12h24

    Esses spaces bags são ótimos mesmo! Adorei a dica! Aproveitando estou indo para Santiago no dia 15 e não sei o que levar? Me ajuda por favor!

    • pigmentof   02/06/13 • 19h14

      Dominique, aqui já está frio entao casacos, botas, cachecol e luvas sao uma boa pedida. Tem posts no blog sobre lugares para fazer compras aqui e dicas da cidade e pontos turísticos. Dá uma lida. Bjs

  4. Thaila Mainã   22/04/14 • 03h20

    Qual é o modelo e marca da sua mala? Fiquei curiosa pois achei ela excelente!

  5. Pigmento F   28/04/14 • 21h09

    Não me lembro a marca e o modelo. Vou ver se encontro aqui e te aviso.

  6. Kaila   23/07/14 • 17h32

    Boa Tarde meninas,
    O Space Bag vende no Walmart, no Brasil tbm tem ou no site deles tem também, eu só tenho uma dúvida , se eu usar o Space Bag quando eu passar na Alfândega e de repente for parada posso me complicar por não ter as peças soltas?

    • fernanda   23/07/14 • 17h56

      Não! A Space Bag nunca será um problema na Alfândega e se eles acharem que você esconde algo, eles vão abrir, mas isso só acontece quando suspeitam de alguém e não por causa da Space Bag, entende? Beijos

  7. Eli Monteiro   27/05/16 • 14h03

    Fe, nunca fiz uma viagem internacional e provavelmente vou ao Chile em Setembro. Pesquisei em vários lugares e ainda continuo com dúvida… Quantas bolsas posso levar à bordo? Posso levar uma bolsaa tira colo e uma mala de bordo? Desculpa perguntar isso, mas aqui nos seu posto entendi que pode uma bolsa tira colo e uma malá de bordo. E em outros lugares falam que só uma mala de bordo com 5 kg. Me ajuda Fê. .. Posso levar mala e bolsa?? Mil bjs.

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h30

      Eli, tudo depende da sua companhia aérea. É preciso ler aquelas letrinhas minúsculas da sua passagem. Cada companhia tem seus próprios requisitos mas em geral, além da bagagem de mao você pode levar a sua bolsa normal. Bjs

  8. Neusa de Oliveira   22/04/17 • 13h39

    Boa tarde Fernanda. Eu e meu marido estamos acompanhando muitos de seus vídeos e as dicas são ótimas!

    Obrigada .

    Neusa.

Anterior
Próximo
Voltar para a home