Ontem, a leitora Mayra Guerra, me inspirou a escrever este post. Eu perguntei como vocês estao cuidando da saúde neste verao, se estao indo à academia. E ela comentou algo sobre as academias que é um fato: “As academias estão tão caras que se eu me matricular em uma, emagreço por não ter grana pra comida kkkk. Mas estou fazendo em casa o “turbo fire” programa de exercícios muito bom.” Adorei a sinceridade mas principalmente o fato dela nao ter se acomodado e estar malhando em casa (Parabéns, Mayra!). Pra quem nao conhece o turbo fire, é só clicar neste vídeo aqui.
Malhar em casa é o segmento do fitness que mais cresce na atualidade. Em poucos metros quadrados de espaço, você pode fazer uma grande variedade de exercícios abdominais, aeróbicos, ganho de massa muscular, enfim, praticamente tudo que você pode fazer em uma academia. Sem contar os benefícios, olha só:
– Economizar Tempo: Principalmente com o trânsito, que está cada dia mais complicado.
- Poupar Dinheiro: O seu treinamento não tem mais custo e vamos combinar que as academias estao cada vez mais caras, principalmente no verao, época em que todo mundo quer ficar “sarado”.
- Sempre aberta: A academia em casa nunca fecha. Você poderá treinar nos feriados e no horário que desejar.
Como vimos, existem muitos benefícios em malhar em casa, mas também temos alguns inconvenientes, e o principal deles é a motivação. Confesso que malhar em casa nao dá certo pra mim. Nao sou disciplinada a esse ponto, preciso ir à academia para me exercitar. Também preciso da sensaçao de que estou em um lugar diferente, próprio pra isso. É uma maneira de esquecer do mundo, já que atualmente, eu trabalho da minha casa. Mas se você gosta, é disciplinada e acha até melhor, algumas dicas podem ajudar:
– Crie sua rotina de exercícios: Não é por que você treina em casa que vai fazer as coisas de qualquer jeito, não é mesmo? Crie sua rotina de treinos como se estivesse numa academia, e respeite-a religiosamente.
- Defina um lugar: Se for possível, reserve um quarto apenas para treinar. Isso ajuda a separar as coisas e passa a impressão que você está em uma academia exclusiva.
– Treine de manhã: Se você deixar o seu treinamento para quando voltar do trabalho, provavelmente inventará desculpas para não treinar. Treinar de manhã é realmente fantástico. Você terá uma disposição incrível e seu dia será muito mais produtivo, pode acreditar.
- Procure um parceiro de treino: Isso ajuda muito na motivação. Treine com sua mãe, irmão, namorada, cachorro, gato, papagaio, enfim, convide alguém para treinar com você. Nos dias que você estiver indisposto, poderá ser convencido a treinar pela outra pessoa e vice-versa. Além disso, o treino será mais agradável e você terá ajuda para fazer os exercícios mais complicados.
– Tenha uma playlist animadora: Nem preciso falar mais nada. Uma boa música anima qualquer um.
Pra quem se animou mas nao sabe por onde começar, algumas dicas para malhar em casa:
A primeira coisa que você tem que lembrar é que nao se pode começar um treino sem alongar, muito menos terminar o treino sem isso. Ele ajuda não só a diminuir a dor que geralmente aparece depois dos exercícios como também aumenta o comprimento dos músculos, melhorando a mobilidade e a flexibilidade geral do corpo. O alongamento também ajuda a prevenir lesões que podem acontecer durante o exercício. Mesmo que você não realize atividades físicas intensas, o alongamento pode ser incorporado a sua rotina diária. O alongamento melhora a circulação, diminui o estresse e alivia as tensões. Vejam como fazer:
Depois, de alongar, é hora de transpirar. Fuçando na internet, encontrei o canal da profissional Lu Oliveira, que dá vários treinos em casa, ou seja, adaptados a realidade de quem nao curte ou nao tem como ir à academia.
Veja no vídeo, AQUECIMENTO DE PERNAS:
TREINO PARA AS COXAS:
ABDOMINAIS:
AERÓBICO + MUSCULARES (Ideal para queimar caloria e tonificar)
Lembrando que outras atividades, super divertidas, podem ajudar a emagrecer e sao feitas em casa, como jogar Kinect, por exemplo.
Quem aí tem mais dicas para compartilhar com a gente?