29 jan 2013

Pele, Corpo e Cabelos: Mitos e Verdades

LIFESTYLE > Beleza

Várias “crenças populares” sobre cuidados da pele, corpo e cabelo; sempre acompanham cada geraçao. Recentemente li uma matéria muito interessante na Revista Paula (Revista Chilena de Beleza), onde dermatologistas, nutricionistas e especialistas em beleza confirmam algumas destas coisas que nossas maes ou avós ensinaram e desmentem outras. Vamos ver?

SOBRE A PELE

sorriso-Shutterstock“O pepino funciona como um regenarador para o contorno dos olhos.”

VERDADEIRO: Ele possui componentes ativos que ajudam a desinflamar a regiao dos olhos.  Ótimo para quem tem olheras acentuadas.

“Comer chocolate e castanhas favorece o surgimento de espinhas.”

FALSO: Estes alimentos só podem originar espinhas em um grupo reduzido de pessoas com resistência à insulina e mulheres com problemas hormonais, ou seja, nem todo mundo que comer estas coisas terá espinhas.

“É bom mudar o hidratante e o creme de rugas a cada certo tempo.”

FALSO: Os produtos de beleza devem ser usados até que deixem de funcionar na sua pele como antes. Se você usa um hidratante durante 1 ano inteirinho e continua tendo excelentes resultados, nao tem necessidade de trocar. Quando se troca de produto, se produz uma nova sensaçao na pele, o que nao significa que o anterior nao funciona mais. Na dúvida, consulte o seu dermatologista.

SOBRE O CORPO

pele-lisa“Ao começar um tratamento de reduçao de medidas como massagens por exemplo, nao se pode abandoná-los ou o corpo vai ficar pior que antes.”

FALSO: Muitas pessoas conseguem excelentes resultados com estes tratamentos em um curto período de tempo e perdem a percepçao de como era o seu corpo antes disso, por isso que ao abandonar o tratamento, ficam com a sensaçao de que o corpo ficou pior.

“Terminar o banho com um jato de água fria ajuda a reafirmar a pele.”

FALSO: Esta prática pode dar a sensaçao de melhora corporal, mas nao produz firmeza à pele. Para conseguir esse efeito, é necessário um tratamento com colágeno, substância que a água fria nao tem.

“Calças cintura baixa podem provocar o aparecimento de culotes.”

VERDADEIRO: Está comprovado que este tipo de calça diminui a circulaçao na área do quadril, remodelando o corpo de uma maneira inadequada. A única soluçao é evitar este tipo de calça e passar a fazer drenagem linfática.

SOBRE O CABELO

cuidados-cabelo-comprido2“Cortar o cabelo frequentemente ajuda a acelerar o crescimento.”

VERDADEIRO: É recomendável cortar o cabelo a cada 2 ou 3 meses, porque depois deste período o cabelo começa a ressecar e isso faz com que a fibra capilar fique fraca e é justamente isso o que impede o cabelo de crescer.

“Lavar o cabelo todos os dias é prejudicial.”

VERDADEIRO: Quem lava o cabelo todos os dias, retira dele sua hidrataçao natural, tornando-o ressecado. Porém, se o cabelo é extremamente oleoso, nao tem jeito: tem que lavar todos os dias. Nestes casos, é recomendável usar produtos específicos para combater a oleosidade e com isso tentar lavar dia sim, dia nao.

“Se você arrancar um cabelo branco, vai nascer mais.”

FALSO: Quando se arranca um cabelo branco, ele vai nascer de novo no mesmo lugar onde estava antes, ou seja, nao cabem mais cabelos neste lugar. O que acontece é que, conforme aparece o primeiro e se arranca ele, paralelamente vai nascendo outros fios em outras partes da cabeça e por isso muita gente acha que arrancando um único fio, vai nascer mais. Uma coisa é fato: sempre vao nascer fios brancos, independente do que fizermos.

“A tintura destrói o cabelo.”

FALSO: Se você sempre tingir com um bom profissional, que faça os devidos testes de química no seu cabelo e fizer as hidrataçoes recomendadas por ele no tempo certo, tudo vai ficar bem. O problema é que tem muita gente “se achando cabeleireira” e tingindo sozinha em casa, sem os cuidados necessários e sem hidratar por meses. Nao tem cabelo que aguente.

*Fonte: Revista Paula – Chile – Novembro 2012 / *Imagens: Pinterest

Gostaram das dicas, meninas? Me contem o que acharam.

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

0 comentário em "Pele, Corpo e Cabelos: Mitos e Verdades"
  1. Larissa Menon   29/01/13 • 15h41

    E eu achando que pepino no olho era frescura! haha Adoreii as dicas :*

  2. Andresa Camilo   01/02/13 • 11h16

    vc tem uma dica para o cabelo crescer mas rapido pois des de pequena sempre quis ter um cabelo grande e como eu coloco quimica no cabelo ( Amonia ) eu sei que ele crescer muito em cima na raiz mas eu n vejo a largura crescendo :/ tem vezes que eu acho que ta quebrando :/ mas pq ?

    • pigmentof   18/02/13 • 17h51

      Oi Andressa! Desculpa a demora. Vou pesquisar sobre assunto para poder te dar uma resposta mais completa, ok? Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home