01 mar 2013

Mitos e Verdades sobre a validade dos cosméticos

LIFESTYLE > Beleza

Já falei aqui sobre a importância de ficar atenta às datas de validade das suas maquiagens e também falei sobre o que algumas palavrinhas escritas nas embalagens dos cosméticos, querem dizer.

Porém, a leitora Constance de Portugal, mandou uma dúvida que eu achei super importante comentar com vocês:

“Fê, eu sempre fico atenta às datas de validade dos meus cosméticos porque já tive sérios problemas de alergia por conta disso, mas eu tenho uma dúvida: às vezes a data de validade fica apagada conforme vou usando e isso dificulta quando quero saber se já venceu ou nao. De que outra maneira eu posso descobrir isso?”

Achei muito legal a pergunta dela porque realmente, existem outras maneiras de descobrir se o seu produto está vencido, mas muitas vezes a gente nao consegue perceber os sinais ou nao sabe o que os outros elementos descritos na embalagem, querem dizer. Se você tem a mesma dúvida, fique atenta à essas dicas:

A primeira coisa que você tem que criar o hábito de observar, é o símbolo PAO (Period After Opening). Trata-se de um símbolo que vem impresso nas embalagens de qualquer produto. Ele tem a forma de um potinho aberto e um número, indicando a quantidade de meses que você pode usar determinado produto sem correr riscos. O símbolo está destacado em vermelho, na imagem abaixo.

kerastaseNeste caso, a recomendaçao é de que o produto pode ser usado até 12 meses depois de aberto  e essa recomendaçao deve ser seguida MESMO. Nao é um mito.

Outra coisa importante, é que o prazo indicado no PAO é diferente para cada tipo de cosmético, ainda que seja um coméstico a ser usada na mesma regiao do corpo. Por exemplo: corretivo, creme de olhos e rímel – 3 produtos para os olhos que terao diferentes prazos de validade. Um prazo nao sustenta o outro. Fique esperta!

Uma curiosidade é que os perfumes , depois de passado o prazo de validade indicado na embalagem, começam a oxidar, mas é o único produto que pode continuar sendo usado sem danos à pele. O máximo que pode acontecer é o cheiro mudar. UFA!

Também tem outras características que podem ajudar a saber se um produto está vencido: observe se a textura, a cor e o cheiro mudaram. Estas mudanças indicam que o produto já perdeu todos os benefícios de quando criado e já está mais do que na hora de se livrar dele. Sim, eu sei que dá dó mas você tem que ter mais dó da sua pele. Uma vez que abrimos um cosmético, ele está exposto a agentes externos cuja açao – unida ao efeito dos microorganismos – e o fato de nao seguir as recomendaçoes de conservaçao, tais como: conservar em local limpo e arejado; podem deteriorar a composiçao e afetar a saúde da nossa pele.

Entao, fique atenta às mudanças no produto mas principalmente ao tempo de uso indicado. Nao se brinca com saúde!

E já sabem: qualquer dúvida, mandem pra mim: contato@pigmentof.com Se eu nao souber de cara, prometo pesquisar.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home