25 mar 2013

Salve sua pele do inverno

LIFESTYLE > Beleza

Basta trocar de estaçao que eu fico com a sensaçao de que tudo o que tenho em casa nao adianta em nada pra minha pele. Essa sensaçao nao é de todo errada porque cada estaçao exige cuidados especiais: em algumas sua pele vai estar mais oleosa, em outras mais ressecadas. Em geral, todo mundo sente um ressecamento no inverno e saber como evitar isso é super importante.

O que pouca gente sabe é que esse ressecamento muitas vezes se dá devido ao uso errado dos cosméticos: ou nao se respeita o horário pedido na embalagem, ou nao se aplica como deveria, ou compra um produto que oferece um benefício esperando outro, ou ainda, nao sabe escolher o hidratante ideal. Para todas estas dúvidas, eu fiz um post em parceria com a minha dermatologista, com dicas preciosas. Vale a pena dedicar uns minutinhos neste post.

Porém, hoje eu quero recomendar alguns produtos e cuidados especiais para o inverno. O frio de verdade ainda nao começou (aqui no Chile pelo menos, nem sinal de vento frio e eu estou aproveitando tudo isso ao máximo!) mas a gente sabe que a preguiça vem com força quando o frio é de verdade e é aí que a hidrataçao da pele precisa ser intensificada porque ressecamento é sinal de envelhecimento da pele, facilitando a formaçao de linhas de expressao em diversas partes do corpo. Alguns cuidados:

cuidado-pele-no-invernoPés: É necessário estimular a renovação da pele. O ideal é que você esfolie os pés 1x por semana, com cremes indicados para essa finalidade, sem utilizar lixas ou pedras. Além disso, hidrate a pele, principalmente durante a noite, com produtos que contenham na composição ureia, ácido lático ou ácido salicílico. Para o inverno, uma dica que além de hidratar, esquenta os pés: utilize um creme específico para pés e cubra com um filme plástico. Você pode dormir com ele se preferir e vai ter pés de bebê quando acordar. Esse procedimento deve ser feito por pelo menos 1 hora no mínimo. Eu sempre faço e é uma maravilha mesmo!

Lábios Rachados: Evite ao máximo a perda de água. Procure por lip balms e protetores que tragam em sua composição o maior número dos seguintes ingredientes: cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, vaselina, cânfora, mentol, lanolina, fenol, ácido salicílico, manteiga de karité, aloe vera e óleo mineral. Seja qual for seu produto escolhido, passe diariamente sobre os lábios após escovar os dentes e antes de dormir. A boa e velha amiga manteiga de cacau hidrata como ninguém mas o que eu uso mesmo é Bepanthol, que é barato, rende bastante (a bisnaga dura até um ano), não tem cheiro nem cor, permanece por horas nos lábios e não arde. Outros benefícios deste produto você encontra aqui. Mas o mais importante é nao passar a língua na boca porque a saliva é ácida e resseca ainda mais.

Corpo: O mais difícil do inverno é tomar um banho rápido e sem ser muito quente, mas seria o ideal porque o banho com água muito quente tende a deixar a pele mais quebradiça, com alergia, descamações e vermelhidão, tudo em consequência da retirada da gordura natural da pele. Uma coisa que pode ajudar a sua pele é usar hidratantes in shower, ou seja, produtos que hidratam a pele durante o banho. Mesmo assim, isso nao substitui a hidrataçao normal. E agora uma dica essencial: nao passe o hidratante após o banho, depois de ter secado a pele, mas faça isso com a pele ainda úmida, para que toda a formulaçao seja absorvida. E mude o foco: nao leve pra casa hidratante cheirosinhos mas os que hidratam de verdade. Se conseguir um que faça as duas coisas, melhor ainda.

frio-vento-baixa-temperatura-pele-corpo-04Imagem: M de Mulher

Algumas recomendaçoes:

  1. Free Time Hidratação Perfumada, Nivea 
  2. Ureiactive DG Loção, Dermage
  3. Óleo Corporal Vitamina E e Oliva, EOS 
  4. Óleo Regeneraor Corporal Linha Romã, Weleda 
  5. Manteiga Corporal Amêndoa com Coco, Muriel 
  6. Hidratante Intensivo Manteiga de Cupuaçu, Amazônia Viva 

Rosto: Crie coragem e lave o rosto com água fria (OMG!), pelos mesmos motivos já mencionados. Água quente é um erroooo pra pele. Não deixe de usar cremes com ação hidratante tanto durante o dia quanto à noite, respeitando o seu tipo de pele.

Maos: Proteja suas mãos com luvas ao mexer com produtos de limpeza ou substâncias irritantes e invista em um bom hidratante de maos, já que esta pele é a primeira a entregar a nossa idade. Durante o dia, você tem duas opções: ou usa um protetor solar após aplicar o creme hidratante ou aposta em um produto que tenha dupla função: evitar o ressecamento e proteger do sol.

Comida Hidratante: Nao adianta nada fazer tudo isso se você nao consumir hidrataçao natural. Tome muita água mas lembre-se que ela nao é a única coisa que mata a sede da pele. Consuma frutas, cereais, peixes, legumes e verduras.

Espero que tenham gostado das dicas e que se cuidem direitinho nesta estaçao.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home